Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Fecho do Parque da Marina na Praia da Rocha-Portimão

Mensagempor Duarte » domingo Oct 19, 2014 12:27 pm

Infelizmente li esta noticia hoje no Correio da Manhã.
Imagem


Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor spedy » domingo Oct 19, 2014 2:03 pm

Para aqueles que tanto criticaram este local, vamos ver onde vão encontrar melhor, seja em localização seja em preço.... Enfim uma pena...
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Oliventino » domingo Oct 19, 2014 2:43 pm

Boa tarde.

Se - cada Município tivesse a obrigação de ter pelo menos uma infraestrutura com este fim, começariam a interessar-se por licenciar os privados.

Se - as autocaravanas fossem anfíbias estavam safas em Portimão e noutros municípios com a mesma falta de visão, seriam aplaudidas nas marinas onde são gastos muitos milhões, e que tanta falta fazem para a escala dos barcos de droga.

Se - virem nesse terreno privado o circo, o carrocel, os carros de choque ou a festa de alguma empresa de telecomunicações está certo, é porque pagaram à câmara a licença, e uma AC com licença só pagaria às finanças, a não ser que tivesse esplanada no passeio.

Se - devolverem o Algarve aos mouros aquilo melhora, e o resto é uma maravilha. :D

:D Quando o direito público não sabe conviver com o direito privado, não chega dizer que esta (República) é um estado de direito.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Duarte » domingo Oct 19, 2014 3:52 pm

Oliventino Escreveu:Boa tarde.


Se - devolverem o Algarve aos mouros aquilo melhora, e o resto é uma maravilha. :D



Companheiro o Algarve não têm culpa de uma decisão da Autarquia da cidade de Portimão, e se for á Base de Dados das areas de serviço do campingcarPortugal notará que o Algarve é daqueles que oferece mais locais aos autocarvanistas, por isso é melhor apontarmos a culpas talvez a muitos do autocaravanistas que para lá vão e não cumprem a regras de ouro do autocaravanismo http://www.campingcarportugal.com/regrasOuro e fazem abarracamentos, churrasco, toldo aberto etc.etc... Isto era de esperar pois com o hotel Tivoli de 5 estrelas ao lado da area mais tarde ou mais cedo por pressão do hotel isto iria acontecer.

Se cumprirem as regras de ouro certamente estas coisas serão mais dificeis de acontecer penso eu..........

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor rmsnegrao » domingo Oct 19, 2014 5:27 pm

Seríamos muito ingénuos se pensássemos que, caso todos os autocaravanistas se tivessem comportado segundo as as tais "regras de ouro", isto não terminava assim!

É certo que certos comportamentos não abonam nada à imagem do "turista itinerante" mas este tipo de acções por parte de certas autarquias em relação ao sector, transcende completamente isso. É mais que evidente que, tal como o Oliventino refere, tanto o poder local como o central tem muita dificuldade em conjugar os interesses públicos com os interesses privados (ou de privados), caindo sempre no erro de dar preferência a estes últimos (pelas mais variadas razões!). Aliás, quando na notícia refere a afirmação de um autarca de que a área é uma zona nobre que não se coaduna com a existência de autocaravanas naquele local... acho que está tudo dito! Se isto não é discriminação, então já não sei o que é!

Posto isto, não me surpreende o desfecho de mais este capítulo... infelizmente.

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Euroviajante » domingo Oct 19, 2014 6:56 pm

Duarte Escreveu:
Oliventino Escreveu:Boa tarde.


Se - devolverem o Algarve aos mouros aquilo melhora, e o resto é uma maravilha. :D



Companheiro o Algarve não têm culpa de uma decisão da Autarquia da cidade de Portimão, e se for á Base de Dados das areas de serviço do campingcarPortugal notará que o Algarve é daqueles que oferece mais locais aos autocarvanistas, por isso é melhor apontarmos a culpas talvez a muitos do autocaravanistas que para lá vão e não cumprem a regras de ouro do autocaravanismo http://www.campingcarportugal.com/regrasOuro e fazem abarracamentos, churrasco, toldo aberto etc.etc... Isto era de esperar pois com o hotel Tivoli de 5 estrelas ao lado da area mais tarde ou mais cedo por pressão do hotel isto iria acontecer.

Se cumprirem as regras de ouro certamente estas coisas serão mais dificeis de acontecer penso eu..........

Duarte



Concordo com o companheiro, passei lá uma vez e não fiquei por o espaço não ter muitas condições e o "barraquismo " dos companheiros Auto caravanistas. Não sou elitista, mas há mínimos de conduta que devemos respeitar para ser respeitados. Se fosse morador em Portimão não gostava de ver aquele espaço ocupado da forma que estava.

Enfim temos o que merecemos.

Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » domingo Oct 19, 2014 7:07 pm

Oliventino Escreveu:Boa tarde.
Se - cada Município tivesse a obrigação de ter pelo menos uma infraestrutura com este fim, começariam a interessar-se por licenciar os privados.
Se - as autocaravanas fossem anfíbias estavam safas em Portimão e noutros municípios com a mesma falta de visão, seriam aplaudidas nas marinas onde são gastos muitos milhões, e que tanta falta fazem para a escala dos barcos de droga.
Se - virem nesse terreno privado o circo, o carrocel, os carros de choque ou a festa de alguma empresa de telecomunicações está certo, é porque pagaram à câmara a licença, e uma AC com licença só pagaria às finanças, a não ser que tivesse esplanada no passeio.
Se - devolverem o Algarve aos mouros aquilo melhora, e o resto é uma maravilha. :D
:D Quando o direito público não sabe conviver com o direito privado, não chega dizer que esta (República) é um estado de direito.


Boa noite

SE houvesse civismo.....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Luis Agostinho » domingo Oct 19, 2014 7:56 pm

Boa noite,

rmsnegrao Escreveu:Aliás, quando na notícia refere a afirmação de um autarca de que a área é uma zona nobre que não se coaduna com a existência de autocaravanas naquele local... acho que está tudo dito! Se isto não é discriminação, então já não sei o que é!


Assino por baixo...realmente as nossas autarquias têm um horizonte muito pequeno...acaba ali em Elvas...Vilar Formoso...VR de Stº António. Se viajassem mais, se calhar viam outras zonas nobres que fazem questão em receber os autocaravanistas....(se calhar não são tão nobres como nós que sômos fidalgos!) Podem apontar outras razões...agora "Zona Nobre"?!?! Tenham dó!!!

O que sempre ouvi sobre este local..era uma guerra antiga entre um empreiteiro e a autarquia de Portimão...se calhar entenderam-se?! :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Duarte » domingo Oct 19, 2014 9:57 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa noite,

rmsnegrao Escreveu:Aliás, quando na notícia refere a afirmação de um autarca de que a área é uma zona nobre que não se coaduna com a existência de autocaravanas naquele local... acho que está tudo dito! Se isto não é discriminação, então já não sei o que é!


Assino por baixo...realmente as nossas autarquias têm um horizonte muito pequeno...acaba ali em Elvas...Vilar Formoso...VR de Stº António. Se viajassem mais, se calhar viam outras zonas nobres que fazem questão em receber os autocaravanistas....(se calhar não são tão nobres como nós que sômos fidalgos!) Podem apontar outras razões...agora "Zona Nobre"?!?! Tenham dó!!!

O que sempre ouvi sobre este local..era uma guerra antiga entre um empreiteiro e a autarquia de Portimão...se calhar entenderam-se?! :roll:

Um abraço,


Companheiro Luis Agostinho eu também costumo ir para fora do Pais e na maior parte dos sítios não vejo barraquismo etc etc, e não estou só falar dos companheiros Portugueses estou também a falar dos estrangeiros, eu moro a 35 quilolmetros de Portimão e sei do falo, em Silves que fica a 16 quilometros da minha casa neste momento já estão mais de 50 autocaravanas no estacionamento publico ao lado das piscinas a algumas a fazer barraquismos, são estrangeiras e com uma area de serviço privada onde podem fazer tudo isso sem ninguem lhe incomodar a 200 metros. Acha que a autarquia vai tolerar isso por muito mais tempo. A sorte é que a Presidente e tolerante e tentou se inteirar junto de mim e do Paulo Rosa ainda era vereadora de como funcionava o autocaravanismo, mas será que se o barraquismo continuar, certamente, vai haver contestação de alguns habitantes como já há a dizerem que aqueles residentes de 3 ou 4 meses não pagam EMI e alguns a atirarem o depejo da cassete ao rio arade etc etc. Sabe o que vai acontecer em Silves mais cedo ou mais tarde, vai acontecer o mesmo que em Portimão, e ainda por cima existe alternativa pois em Silves existe uma area Algarve Motorhome. Como é que essa gente todas faz os despejos se o dono da area que têm a possibilidade de os do exterior fazerem lá a manutencão se queixa que são poucos os do exterior que lá a fazem e certamente ele também deve fazer alguma pressão sobre a autarquia.
Na minha terra também existe area de serviço para 4 lugares e depois o estacionamento no largo da Feira e também há tentativas de barraquismo, eu quando passo na area vou avisá-los para só estácionarem, e por vezes sou mal entendido, mas uma coisa é certa nos paises deles não fazem esse tipo de coisa, andei por França, Alemanha, Itália, Espanha, em ZONAS NOBRES e nunca vi atitudes dessas NEM BARRAQUISMO por partes dos companheiros estrangeiros que nos visitam.
Este verão fui á praia da altura e estava lá um companheiro alemão que tinha a sua Ac estacionada ao pé da entrada para a praia junto ao passeio tinha a antena parabólica em cima da relva do passeio, a mesa, as cadeiras, o churrasco, o atrelado com carro por de trás da Ac, o carro e quando passei pelo passeio para ir para a praia gritou comigo por que não podia passar por ali porque era o espaço dele, mas ela paga alguma coisa para aquilo ser dele, é com este tipo de atitudes e outras mais que as autarquias vão cortando todos os sítios que podemos estacionar.
Companheiro Agostinho devia ver o que alguns companheiros Portugueses faziam na praia da Altura este Agosto, iam atirar o lixo e despejar a cassete nas dunas pela madrugada, isso é falta de civismo como disse e bem o companheiro time_out.
Qualquer dias nós os que moramos no Algarve queremos dar uma volta no nosso Algarve com a Ac ao fim de semana e não podemos por causa dos excessos que alguns companheiros com "FALTA DE CIVISMO E QUE NÃO RESPEITAM AS REGRAS DE OURO"

bem isto já vai longo por hoje mas eu o Paulo Rosa e outros companheiros do Algarve e o CampingcarPortugal nunca deixaremos promover as Regras de Ouro http://www.campingcarportugal.com/regrasOuro para que o Autocaravanismo no Algarve prolifere.

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Luis Agostinho » domingo Oct 19, 2014 10:18 pm

Boa noite Duarte,

Luis Agostinho Escreveu:Podem apontar outras razões...agora "Zona Nobre"?!?!


Tive o cuidado de dizer isto, onde cabe tudo aquilo que o Duarte disse...

Agora em Portimão onde passei férias durante muito anos há zonas mais nobres, do que um descampado...e no outro estacionamento entre os prédios na avenida interior da Rocha como não é nobre pode-se continuar a abrir toldos...despejar águas para o chão e a sanita numa tampa de saneamento...lá está, não é uma zona nobre.

Duarte Escreveu:Sabe o que vai acontecer em Silves mais cedo ou mais tarde, vai acontecer o mesmo que em Portimão, e ainda por cima existe alternativa pois em Silves existe uma area Algarve Motorhome.


Duarte, mas se andamos todos a estrebuchar porque havendo essas alternativas...ninguém se acha na obrigação de as frequentar para não terem de pagar a estadia...
Aliás devo-lhe dizer sou um incondicional dessas areas de serviço, ao contrário de muitos que consideram a obrigação de recolher a esses locais é uma prepotência das autarquias...se isso eventualmente vier a existir, essa obrigatoriedade.

Que é uma questão de civismo...sim de facto é, mas óbviamente eu não posso ter a veleidade de considerar que toda a gente tem de ter a minha educação e formação civica...ou a sua ou a de muita gente. Por isso...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Oliventino » domingo Oct 19, 2014 10:28 pm

time_out Escreveu:
Boa noite

SE houvesse civismo.....


Claro que há civismo e muito, se for 90/100 a portar-se bem ou muito bem, só falta disciplinar 10/100 o que seria mesmo muito fácil disciplinar, mas por incompetência e falta de vontade ou interesses de patrocinadores de campanhas eleitorais etc...

Eu, o time_out, o Duarte somos cívicos e dos bons, desde o berço, era o que já respiravamos,
não seremos apanhados a estragar as regras do civismo que valem ouro. :D

Aquele terreno já foi apanhado por um banco,mas ainda estava a ser usado por um negócio anterior, será o do Salgado ex dono de tudo como os Tivoli, patrocinador de partidos e partidários ? Seria engraçado enquanto não for preciso para o hotel licenciarem ali exactamente uma AC e então lembrar a canção do chico Buarque zepelin, primeiro joga a pedra na Jeni, depois de ela engatar o banqueiro, bem dita Jeni você vai nos salvar, você vai nos redimir.

E o outro terreno já urbanizado no sítio dos 3 castelos, ainda foram construídos só 2 e aquilo ainda não foi entregue à câmara, ainda não é via pública, será a seguir ? Estão bem estacionados.

Quando escrevi a mensagem anterior fui propositadamente provocador numa frase, utilizei a ironia zombeteira, mesmo que tenha parecido distraído não fui, já esperava o conforto amigável dos do costume, acertei em cheio, como já vos vou conhecendo, é preciso ventilar o tema.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Luismbmp » domingo Oct 19, 2014 10:36 pm

Boa noite,
eu sou um autocaravanista novato, sensivelmente tenho 2 anos nisto.
Muito se tem falado das regras de ouro do autocaravanismo, e pelo tempo que tenho disto, só vos tenho uma coisa a dizer.
Muitas das vezes nós os portugueses somos culpados da '' porcaria '' que os estrangeiros fazem no verão em portugal.
Digo isto porque as coisas que tenho visto, praticamente são estrangeiros que não respeitam nada e nem ninguem.
E eu até tinha uma ideia dos estrangeiros diferente, mais disciplinados e limpos.
Espanhois e franceses, e alguns holandeses são os piores, é tudo deles, ate roupa pendurada tenho visto.
Uma vez na figueirinha, eu cometi um erro, que foi baixar os macacos de parque, a policia veio ter comigo para levantar os macacos, obedeci logo, ou então mandavam-me embora ou era alguma multa. Mas mesmo ao lado de mim, uns franceses, com cadeiras na rua e tudo numa boa, e nada lhes disseram, a ocupar estancionamento de ligeiros. Tenho visto franceses com toldos abertos com cadeiras etc... Holandeses com camioes, uma data deles, com roupa a enxugar na rua, cadeiras, animais presos ás autocaravanas, musica alta, etc...
No algarve não vi assim muita coisa, pois pernoitava sempre em parques.

O contacto que tenho tido com os autocaravanistas portugueses por este portugal fora, tem sido tudo 5 estrelas, super limpos e nada de avarias, como os estrangeiros.


Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor cfilipe » domingo Oct 19, 2014 10:41 pm

Boa noite
"Fala" uma pessoa que não tem qualquer experiencia, mas talvez assim veja a coisa de forma diferente.
Isto só lá vai como uma LEI nacional. Não é com regulamentos camarários, com "regras de ouro", com avisos de outro companheiros (normalmente sempre mal entendidos), etc.
Isto só com LEI. Sendo uma autocaravana um automóvel, primeiro existe o código da estrada. Depois como "habitação" que se faça uma lei equilibrada. Onde se pode pernoitar, em que condições, o que se pode ou não fazer, preto no branco, para todos, nacionais e estrangeiros. E depois que se deixe em paz os que cumprem e que se penalize (duramente) quem não cumprem.
Mesmo sem autocaravana estou farto de ouvir que "os autocaravanistas fazem fazer isto e aqui", "os que fazem são os estrangeiros", de ver fotos de autocaravanas com assadores na rua, com estendais de roupa, com antenas parabólicas espetadas no chão, etc e eu sei que o autocaravanismo não é isto.

É o eterno problemas dos Portugueses de cada um só olhar para o próprio umbigo. Juntem-se autocaravanistas, clubes, associações, importadores, empresas de assistência e quem sabe fabricantes, que se pressione o governo e que se faça uma lei.

Mas claro que isto é apenas uma opinião de alguém que não tem autocaravana.....

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Manel » domingo Oct 19, 2014 10:52 pm

Olá

Não me vou alongar, mas sinto necessidade (obrigação) de manifestar a minha concordância com o companheiro Duarte.

Até porque no que diz respeito à Altura, eu posso testemunhar que é verdade. Eu estive em casa de familiares ali esmo ao pé e pelo menos de 15 a 30 de Agosto, esse referido senhor(?) estabeleceu ali o seu condomínio.

Mais... segundo me informaram de fonte credível, já ali estava pelo menos desde Fevereiro.
Mais... os senhorios daquelas vi vendas, tiveram que pôr vedações mais altas para evitar a invasão dos seus espaços e o roubo sistemático de água.

A água eu vi onde iam buscá-la - ali a uma torneira pública. Os despejos não sei onde iam fazê-los... Se não saiam dali, durante semanas...

Eu como cidadão e como autocaravanista TENHO VERGONHA!

Eu odiarei e sentir-me-ei descriminado se um dia destes chegar à Altura e fôr proibido de estacionar, mas lá que estou à espera que isso aconteça... estou!

Abraço aos AUTOCARAVANISTAS
Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo » domingo Oct 19, 2014 11:48 pm

Caros amigos,

Apenas para enquadramento:

Notícia do Correio da Manhã, em 10.03.2011 00:30
Parque ilegal vai ser resolvido

Num terreno junto à Marina de Portimão, na Praia da Rocha, funciona desde o Verão passado um parque de estacionamento pago, transformado este ano em parque para autocaravanas. A autarquia alega que é para fechar, mas a sociedade responsável pelo espaço quer mantê-lo aberto. Em causa está uma actividade económica sem a devida licença.

O parque está instalado junto à Marina, num terreno de 35 hectares, que se prolonga até ao Porto de Cruzeiros. A Sociedade Foz do Arade comprou o terreno em 2007, por cerca de 90 milhões de euros, e apresentou à câmara um projecto de loteamento, para um investimento imobiliário que pode chegar aos 500 milhões de euros.
No extremo poente do terreno funciona, desde o Verão passado, um parque de estacionamento. A falta de licença foi detectada pela ASAE, há cerca de três semanas. A situação era tolerada pela autarquia, em nome do benefício ao acolhimento de turistas na época alta. Mas o parque para autocaravanas é "inaceitável". Quem o diz é fonte oficial da câmara, informando que houve reuniões com os responsáveis, na semana passada, e que estes prometeram fechar o parque este mês.
"Não é nada disso", contrapôs um representante da Sociedade Foz do Arade, indicando que vai ordenar o espaço e pedir, à câmara, licença provisória.


Hoje em dia, pelo que me terá sido dito pelos funcionários do parque, o terreno é do BES…
Este desfecho já era esperado, e só não terá acontecido antes devido ao peso que as entidades detentoras teriam (BES e Sociedade Foz do Arade).

Aqui, o que me parece ter acontecido aponta no sentido de uma má vontade camarária em não atribuir as licenças de utilização que os donos do espaço terão solicitado. Certamente a má vontade decorre do desprezo por este tipo de turismo, o qual não entendem nem consideram, por atraso de pensamento e certamente por pressões da unidade hoteleira vizinha (mais do mesmo!). Calculo que o comércio anexo ficará “agradecido” por votar em quem lhe tira os clientes (cerca de 400 potenciais clientes diários em mais de 6 meses por ano e talvez 50% deste valor no restante período, assumindo 2 pax/AC).

Por um lado os gestores do espaço, mesmo tendo tido advertências, nunca souberam limitar o mesmo a um estacionamento, permitindo a sua utilização para mais do que isso, o que pode trazer clientela imediata, mas também problemas a médio/longo prazo, como aconteceu ao longo destes anos com a autarquia e com o camping de Alvor que os acusava de concorrência desleal.

Por outro lado a CM de Portimão nunca fez nada, em termos práticos, para receber esta vertente turística, mas pelo contrário, tentou sempre o afastamento destes turistas, pois estas equipas políticas de gestão municipal não conhecem o que gerem e confiam que o turismo de hotel e golfe são os únicos válidos. O futuro dirá certamente que não tinham razão…mas nessa altura não estarão lá para assumir responsabilidades, como bem sabemos.

O que pergunto agora, como em situações semelhantes já ocorridas: qual a posição que vão tomar os clubes, associações e federações da nossa praça? Não nos podemos esquecer, até porque nos recordam frequentemente, que as entidades oficiais apenas ouvem entidades oficiais. É agora que vamos ver a pratica desta tese!

Estou crente que para já a Federação de Campismo e Montanhismo será uma das primeiras a avançar, pois tenho visto em mails que recebo, blogues e sites diversos que é a entidade que nos representa. Quando leio esta descrição recordo-me do livro “Dona Flor e seus dois maridos”, os quais neste caso serão o autocaravanismo (itinerante) e o campismo/parques de campismo.

As restantes associações também o deverão fazer, pois nem só de encontros, visitas e jantares vive o autocaravanismo. A vertente institucional foi praticamente abandonada em Portugal e os resultados vão começando a aparecer novamente: Portimão, Sintra, etc…

Vale pena reflectir um pouco e pensar se a desunião e a teimosia existente entre as várias associações traz valor e se a missão que definiram será a mais conveniente para todos os envolvidos, de uma forma ou de outra, nesta nossa forma de turismo.

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron