SILVES e o AUTOCARAVANISMO

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

SILVES e o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor ECosta » sexta jul 11, 2014 9:04 am

Companheiros autocaravanistas, clubes e federações respetivas, em Silves:


ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SILVES PROMOVE DEBATE SOBRE AUTOCARAVANISMO COM DIRIGENTES REGIONAIS

SHARE ON PRINT SHARE ON EMAIL SHARE ON TWITTER

08-07-2014 - 11:29
A SITUAÇÃO ATUAL E AS PERSPETIVAS PARA O FUTURO DO CARAVANISMO SÃO MOTIVO DE DEBATE NO PRÓXIMO DIA 11 DE JULHO, PELAS 21H00, NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO, EM SILVES.
A AÇÃO, QUE CONTA COM AS COMUNICAÇÕES DE DESIDÉRIO SILVA, PRESIDENTE DA ENTIDADE REGIONAL DE TURISMO, DE ALEXANDRE DOMINGUES, DA COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL E A MODERAÇÃO DE PEDRO MOREIRA, DIRETOR DA ESCOLA DE HOTELARIA DA REGIÃO, É UMA INICIATIVA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SILVES, COM O APOIO DA AUTARQUIA.
A ENTRADA É LIVRE.

Companheiros, (repito o que em tempos disse em outro local), duvido das boas intensões dos responsáveis da CCDR Algarve. e agora da Assembleia Municipal de Silvesl. Palpita-me que escondem o objetivo que se encontra bem expresso num estudo de 2008 elaborado pela “COMISSÃO COORDENADORA DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO ALGARVE” que no ponto 14, a páginas 128, diz textualmente:

“AUTONOMIZAR A FIGURA DAS AUTOCARAVANAS DENTRO DA CLASSE DE VEÍCULOS LIGEIROS/PESADOS ESPECIAIS UMA VEZ QUE NÃO SE DESTINAM UNICAMENTE AO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E OU DE MERCADORIAS (ART.º 106 DO CE). DESTA FORMA PERMITIR-SE-Á A PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO DESTES VEÍCULOS ESPECÍFICOS FORA DOS LOCAIS DESTINADOS PARA O EFEITO, O QUE ATUALMENTE NÃO ACONTECE UMA VEZ QUE SÓ É PERMITIDA A PROIBIÇÃO EM DETERMINADOS LOCAIS (ARTIGO 50F DO CE); - “É PROIBIDO O ESTACIONAMENTO… NOS LOCAIS RESERVADOS M EDIANTE SINALIZAÇÃO AO ESTACIONAMENTO DE DETERMINADOS VEÍCULOS” (ART.º 70 DO CÓDIGO DA ESTRADA) ”

Se tiverem duvidas, é só clicar no endereço abaixo e conferirem:

http://www.campingcarportugal.com/files ... lgarve.pdf

A descriminação/perseguição aos autocaravanistas Nacionais é flagrante, é só lerem os Regulamentos. de legalidade duvidosa, publicados por algumas Autarquias, desde definirem autocaravanismo igual a caravanismo, (eu já foi campista, caravanista e hoje sou autocaravanista, sei muito bem definir e proceder em conformidade conforme a situação, é tudo muito diferente). Classificam a autocaravana como veiculo/habitação, ou veiculo especial de turismo, confundem estacionamento por aparcamento (estrangeirismo,) ou estacionamento noturno por pernoitar. Em alguns regulamentos podem estacionar de dia mas á noite não, na minha opinião, é uma autentica aberração, então não é durante o dia que o estacionamento mais se evidencia insuficiente ? ?

Os clubes e as federações devem mandar os seus representantes assistir e se possível intervir. certamente não será difícil, os autocaravanistas, que estiverem por perto e tiverem disponibilidade de assistir á sessão da Assembleia Municipal de Silves, devem ir .
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Quie xzeja

Mensagempor jgomes » sexta jul 11, 2014 9:30 am

Bom dia.

Depois alguém tenha a amabilidade de comunicar quantos respresentantes dos autocaravanistas estiveram presentes.

Aplique-se o que muitos de nós dizem e eu também: só vou onde me querem e onde sou bem recebido.

Com tantos lugares maravilhosos neste País, não há necessidade de só se rumar ao Algarve. Que seja dada uma lição de uma vez por todas às Autarquias, à CCDR, ao Presidente da ERT, ao Director da EH.

PORTUGAL NÃO É SÓ ALGARVE.

Um abraço e boas férias.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: SILVES e o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor ECosta » sexta jul 11, 2014 11:48 am

Continuação de um bom dia, e boas férias se for o caso.
Companheiro, a descriminação negativa sobre o autocaravanismo não é apenas (infelizmente) na região do Algarve, existem situações iguais, (ou quase) em outras regiões do pais, como também dentro da mesma região, existem concelhos de bom e de mau acolhimento ao movimento autocaravanista. Sei muito bem do que falo, em alguns casos ajudei (com resultados positivos), a promover a imagem do autocaravanismo em concelhos que antes eram anticaravanismo. Penso que existem lóbis, conflito de interesses e inveja. Uma autocaravana e o seu condutor, estão sujeitos as regras do código da estrada e mais legislação desde que não se sobreponham ao código da estrada e aos direitos de cidadania consagrados na constituição. Um Abraço e bom autocaravanismo de turismo/itenerante
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Re: SILVES e o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor jgomes » sexta jul 11, 2014 3:02 pm

...em alguns casos ajudei (com resultados positivos)..., e então eu não sei!? Não estou assim tão mal informado.

Mas desculpem-me insistir, quanto a discriminação, no Algarve acho que se abusa um bocado. Só somos benvindos quando lhes interessa.

Atenção que não tenho nada contra o Algarve ou os Algarvios, mas nesta questão...

Boas férias.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: SILVES e o AUTOCARAVANISMO

Mensagempor romão » segunda jul 14, 2014 5:52 pm

Boas companheiros Autocaravanistas.
Mais uma vez Silves em foco; podia ser Castro Marim, Tavira, Portimão, Porto Covo, Peniche, etc,etc,etc....Quando chega o calor
todo o mundo ruma ao litoral e então dá-se o confronto de interesses. Todos querem o melhor bocadinho(quando não bocadão) não
olhando, mais das vezes, aos interesses e direitos dos outros. E que me desculpem pelo que vou dizer, mas enquanto todos os utilizadores de autocaravanas
não se mentalizarem que uma autocaravana não deve ser usada como se de uma tenda de campismo se trate, então esta luta em que todos estamos envolvidos
autarcas, autocaravanistas, comerciantes e população em geral, não mais acabará.
Acabo de chegar do Algarve onde fui passar alguns dias(acampado com a autocaravana em parque de campismo). Na semana passada desloquei-me um dia
à praia de Altura e qual não foi o meu espanto quando constatei com a mesma sena que tinha presenciado o ano passado, e isto depois da polémica em que
esteve envolvida e que aqui foi amplamente divulgada.
Já tenho uns bons milhares de kms nas rodas por cá e por outras bandas e nunca fui "enxutado" de parte nenhuma e já dormi várias vezes na "rua" e algumas delas
á porta das "autoridades", agora quando quero fazer campismo, procuro um parque.
Companheiro Jgomes, quem tem que defender a prática do autocaravanismo são os próprios autocaravanista, não tenhamos ilusões.
cumprimentos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes