Inspecção AC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Inspecção AC

Mensagempor joaof » quinta jun 19, 2014 10:33 pm

Boa noite,

Fui hoje fazer a inspecção da minha AC e só terei de fazer a próxima em 2016.

Confirma-se assim que as AC homologadas com a categoria M1 passam a fazer inspecção aos 4 anos, e de 2 em 2 até aos 8 anos, tal como os ligeiros.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: Inspecção AC

Mensagempor Paulo MB » sexta jun 20, 2014 12:55 am

Boa noite,

Uma resposta esclarecedora do IMT pode ser vista em http://cpa-autocaravanas.com/forum/inde ... n#msg15088.

Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Avatar do Utilizador
Paulo MB
 
Mensagens: 343
Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm
Localização: Porto

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jun 20, 2014 10:21 am

Bom dia,

Se não fôr muito incómodo e se alguém me puder explicar isto agradeço. :wink:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... bmenu.aspx

No lado direito do selector para escolher o tipo de veiculo podem ver a especificação. (carros funerários, autocaravanas...)

De seguida colocar a data da 1ª matricula da viatura...pessoalmente acho que não dá a bota com a perdigota e pela informação aqui disponibilizada pelo joãof...que agradeço.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor joaof » sexta jun 20, 2014 10:11 pm

Companheiro Luis Agostinho,

É normal alguns sites de entidades estatais não darem "a bota com a perdigota".

Esta alteração é recente e o simulador do site ainda não está actualizado.

E qual será a informação mais fidedigna: o simulador do site do IMTT ou o documento oficial de inspecção emitido por um IPO?

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: Inspecção AC

Mensagempor Oliventino » sexta jun 20, 2014 11:15 pm

Boa noite.

As autocaravanas pesadas (que não são autocarros) serem equiparadas a M 1, em toda a Europa claro, já vem de longe, tem por objectivo igualar a validade da inspecção, mas tem também o objectivo de esclarecer que a licença de condução necessária é C e não a D que há meses fez tanta confusão ao companheiro Danibeja noutro tópico,( multado por excesso de velocidade, Novembro de 2013) onde opinou erradamente!
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Inspecção AC

Mensagempor spedy » sábado jun 21, 2014 11:56 am

Oliventino Escreveu:Boa noite.

As autocaravanas pesadas (que não são autocarros) serem equiparadas a M 1, em toda a Europa claro, já vem de longe, tem por objectivo igualar a validade da inspecção, mas tem também o objectivo de esclarecer que a licença de condução necessária é C e não a D que há meses fez tanta confusão ao companheiro Danibeja noutro tópico,( multado por excesso de velocidade, Novembro de 2013) onde opinou erradamente!



Companheiro Oliventino, o imtt diz, "são considerados em termos de código da estrada pesados de passageiros" embora não não se aplique as mesmas regras de fabrico.

Se sao considerados ligeiros de passageiros no meu entender a categoria C não seria adequada para estes veículos.

Já agora fica a definição de veículos categoria M e N

Categoria M: Veículos a motor concebidos e construídos para o transporte de passageiros com, pelo menos, quatro rodas;
Categoria M1: Veículos concebidos e construídos para o transporte de passageiros com oito lugares sentados no máximo, além do lugar do condutor;
Categoria M2: Veículos concebidos e construídos para o transporte de passageiros, com mais de oito lugares sentados além do lugar do condutor e uma massa máxima não superior a 5 t;
Categoria M3: Veículos concebidos e construídos para o transporte de passageiros, com mais de oito lugares sentados além do condutor e uma massa máxima superior a 5 t.
Os tipos de carroçarias e códigos pertinentes aos veículos da categoria M estão definidos na parte C do presente anexo, no n.º 1 (veículos da categoria M1) e n.º 2 (veículos das categorias M2 e M3), para serem utilizados para os fins especificados nessa parte.

2:

Categoria N: Veículos a motor concebidos e construídos para o transporte de mercadorias com, pelo menos, quatro rodas;
Categoria N1: Veículos concebidos e construídos para o transporte de mercadorias com massa máxima não superior a 3,5 t;


M são sempre para passageiros.


cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Inspecção AC

Mensagempor Calita » sábado jun 21, 2014 1:26 pm

O ideal seria que as entidades nacionais que representam o autocaravanismo,fizessem pressão junto do IMT,para que esta periodicidade se aplicasse também às AC ligeiras.
Cumprimentos.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Inspecção AC

Mensagempor Luis Agostinho » sábado jun 21, 2014 2:35 pm

Boa tarde,

joaof Escreveu:Esta alteração é recente e o simulador do site ainda não está actualizado.


Está desfeita a minha dúvida, obrigado joãof. :wink:

Calita Escreveu:O ideal seria que as entidades nacionais que representam o autocaravanismo,fizessem pressão junto do IMT,para que esta periodicidade se aplicasse também às AC ligeiras.
Cumprimentos.


Carlos, referes-te a quê exactamente?! :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Inspecção AC

Mensagempor luis jorge » sábado jun 21, 2014 2:45 pm

Boas a minha e ligeira e tambem apanhou dois Anos .cumts
luis jorge
 
Mensagens: 61
Registado: terça jan 10, 2012 9:07 am
Localização: santarem

Re: Inspecção AC

Mensagempor Oliventino » sábado jun 21, 2014 3:06 pm

Boa tarde companheiro spedy.
Tudo isso se percebe e está insistentemente defendido, aqui,mas a Europa que rege também Portugal e quer uniformizar-se e aperfeiçoar-se, decidiu que esta actividade sendo de pequena incidencia no mercado ( também o são os transportes funerários, os de valores,os de pronto socorro, etc... ha especificidades para o transporte de animais vivos, para animais de desporto, etc...) teria que ser ajustada, e por isso decretou só estas equivalências em particular, ultrapassando assim as regras gerais. Era necessário e justo.

Pelo menos na Alemanha e na França isto nunca foi duvida.

Note-se que só é pesado de passageiros porque não junta mercadorias, não chegando a ser autocarro, esses com frotas de milhões de unidades e de grandíssimo porte, para quem a regra geral está adequada e ocupam dia e noite as estradas e os parques.

Companheiro spedy, vou-lhe dizer o que não queria, eu em tempos estudei muito bem estes assuntos de âmbito europeu, para poder fazer disso profissão, e fiz, foi sempre assunto que me interessou.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Inspecção AC

Mensagempor spedy » sábado jun 21, 2014 9:49 pm

Boa noite, correto companheiro Oliventino, mas para esclarecimento dos demais e com base nos seus conhecimentos, em que baseia a sua opinião para afirmar que um companheiro com uma ac de 5t de p.b. deve ter a carta de categoria C e não a D ?

Talvez estejamos a sair do tópico mas penso também ser uma duvida comum a vários companheiros.

cumpts
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Inspecção AC

Mensagempor Calita » sábado jun 21, 2014 10:49 pm

Luis Agostinho Escreveu:Boa tarde,

joaof Escreveu:Esta alteração é recente e o simulador do site ainda não está actualizado.


Está desfeita a minha dúvida, obrigado joãof. :wink:

Calita Escreveu:O ideal seria que as entidades nacionais que representam o autocaravanismo,fizessem pressão junto do IMT,para que esta periodicidade se aplicasse também às AC ligeiras.
Cumprimentos.


Carlos, referes-te a quê exactamente?! :roll:

Um abraço,


Luís como referi terão de ser clubes ou associações, que representam o autocaravanismo nacional.
Objetivo-inspecao ser efetuada de 2 em 2 anos.
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Inspecção AC

Mensagempor Calita » sábado jun 21, 2014 10:55 pm

luis jorge Escreveu:Boas a minha e ligeira e tambem apanhou dois Anos .cumts


Companheiro Luís sabe o porque de terem dado 2 anos?
Eu nesta 2 feira passada fui fazer à minha que também é ligeira e só deram 1 ano.

Cumprimentos
Carlos Martins

Imagem
Diretor de Eventos do Clube de Autocaravanismo da Abeceira
Calita
 
Mensagens: 862
Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm
Localização: Sintra

Re: Inspecção AC

Mensagempor luis.sousa.6 » domingo jun 22, 2014 12:00 am

spedy Escreveu:Boa noite, correto companheiro Oliventino, mas para esclarecimento dos demais e com base nos seus conhecimentos, em que baseia a sua opinião para afirmar que um companheiro com uma ac de 5t de p.b. deve ter a carta de categoria C e não a D ?

Talvez estejamos a sair do tópico mas penso também ser uma duvida comum a vários companheiros.

cumpts


Deve ter uma carta categoria C porque conduz um veículo com mais de 3500kg de peso bruto (caso das ac's 4250 se não me falha a memória) e com lotação de até 9 lugares incluíndo o condutor, só no caso da lotação ser superior aos 9 lugares deve ter a categoria D
luis.sousa.6
 
Mensagens: 195
Registado: quarta jul 13, 2011 10:53 pm
Localização: Viseu

Re: Inspecção AC

Mensagempor João Morgado » domingo jun 22, 2014 12:26 am

Calita Escreveu:Objetivo-inspecao ser efetuada de 2 em 2 anos.


Mas isso já acontece. Veja-se a circular ITVA 7/2014 do IMT para a Controlauto.

Imagem
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes