Somos alérgicos ao associativismo?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Somos alérgicos ao associativismo?

Mensagempor Paulo » quinta dez 15, 2005 10:25 am

Caros companheiros,

Este tema já vem do forum CampCar, mas faz todo o sentido voltar à sua análise.

Constata-se que muitos companheiros são, de algum modo, avessos ao associativismo.

O associativismo, na minha perspectiva, é uma das traves mestras para que se consiga que as nossas condições, enquanto autocaravanistas, sejam melhoradas e a nossa actividade seja (bem) considerada.

O problema é complexo em Portugal, pois a nossa postura está tradicionalmente ligada ao "não fazem", "não há", "eles que pensem",...etc :evil: .

Temos que pensar que para que "façam", temos que de algum modo colaborar e um desses modos é o nosso apoio como associados, pois cria "peso" nos clubes representativos, cria maior capacidade financeira e tudo isto leva a uma maior capacidade negocial (com as federações, com as autarquias..etc).

Gostaria muito que iniciássemos 2006 com uma postura de melhor boa vontade, relativamente ao(s) clube(s) que nos representam, os quais necessitam de maior massa associativa, de mais inputs nossos para nortearem a sua actividade e delinearem as suas estratégias, que no final também são nossas.

Termos o cartão da FCMP (nacional e/ou internacional) é muito pouco (ou nada) nesta perspectiva que aqui abordo.

As vossas opiniões?
Editado pela última vez por Paulo em domingo dez 18, 2005 12:32 am, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Paulo » sexta dez 16, 2005 10:28 pm

Realmente somos mesmo alérgicos....pois nem comentamos :evil: :evil: :twisted: :twisted: !!!!

Ninguém se atreve? Nem mesmo discordar?
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor time_out » sexta dez 16, 2005 10:56 pm

Boa noite

É uma realidade, o associativismo só funciona para os outros. Os outros que façam, os outros que pensem, os outros que....
Mas depois há sempre a critica e nem sempre construtiva.
É um facto que algo vai mal neste pequeno dominio do Autocaravanismo pois sendo tão poucos não nos conseguimos entender.
Sei que há um pequeno grupo que está a tentar mas também entre esses não há a concordância (seria muito aborrecido se assim fosse) mas penso que se está a dar início a algo. Há barreiras a derrubar, convenções a ultrapassar e sobretudo lugares a conquistar.
Penso que face aos desafios que há que ultrapassar não é facil encontrar "voluntários" para se colocarem a caminho e daí ser mais fácil adoptar pelo associativismo passivo em vez do activo.
No meu caso quando me decidi associar a um clube de Autocaravanistas foi com o intuito de poder integrar um grupo de pessoas que partilhassem uma coisa comum, a Autocaravana. Mais tarde é que vim a perceber que me tinha enganado e que não era esse o ponto de congregação. Sinceramente ainda não consegui perceber qual é mas não desistirei.
Uma coisa é certa, não é a carta de campista nacional ou internacional que me motivou. Aliás é algo que não estou minimamente interessado em possuir pois as vantagens que me trás são minimas ou nenhumas.
Uma coisa é certa algo terá de mudar na actividade e nos cerebros que pensam que a comandam.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Costa » domingo dez 18, 2005 11:21 pm

Quer o Paulo , quer o Time Out, tocaram em pontos fulcrais com os quais nos confrontamos no quotidiano e que acabam por influenciar e condicionar o nosso comportamento social . Se bem repararem , é frequente todos nós , nos mais pequenos detalhes dividirmos a vida entre " nós" e "eles" . Invariavelmente, na politica, no trabalho, na empresa,etc, é vulgar dizermos eles é que sabem , eles é que mandam, eles isto, eles aquilo, e nesta perspectiva sempre nos colocamos no universo cómodo do "nós" . O bizarro da questão, é que há situaçoes ou dominios em que, simultaneamente, outros nos colocam no papel desconfortavel de "eles" , culpabilizando-nos por acção ou omissão por tudo que de mal ou errado exista no caso que estiver em apreço . E assim , alternada ou simultaneamente, incarnamos os dois personagens. Claro que o associativismo representativo , quanto a mim , é a unica forma de se alcançar a melhoria das condiçoes para a pratica do autocaravanismo, desde que , dirigentes e associados , na definição de estrategias ou na critica dos procedimentos ,permanentemente tentem fazer este exercicio.
Luis Costa
Santarem
Luis Costa
 
Mensagens: 12
Registado: domingo nov 20, 2005 9:15 pm
Localização: Sanatarem

Mensagempor vitor » domingo dez 18, 2005 11:23 pm

Avesso ao associativismo? Não! :evil:
Não só sou sócio do meu sindicato (SPRC), como tb delegado sindical. Portanto Paulo, o barrete não me assenta. :lol: :wink:
Não se podem tocar bem vários instrumentos e é essa uma das razões pela qual me não bato no terreno pelo estabelecimento inequívoco de regras e direitos para a prática do ACaravanismo o q, para ser coerente, me tomaria bué de tempo.
Admiro e respeito o empenhamento de outros companheiros com talvez mais disponibilidade e garra. :idea:
Aproveito para (re)felicitar o Paulo e a sua equipa pelo trabalho q têm realizado.
Um abraço para o sul!
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor fluis » segunda dez 19, 2005 12:03 pm

Bom dia,

Nem todos são avessos ao associativismo. Eu propriamente não o sou, e até sou sócio do CCL à muitos anos, e à menos do CPA. O que penso que o que me falta é tempo disponível fora os compromissos do trabalho e familiares, para ser um associado mais activo. :oops:

Agora é verdade que aquilo já foi aqui dito, retrata o comportamento de muitos nem nos associamos, não nos esforçamos, não nos preocupamos, mas estamos sempre prontos para criticar, e para beneficiar do trabalho que os outros tiveram. :twisted:

Agora penso que esta imagem não se aplica à maioria dos frequentadores deste fórum, pois o estar aqui acaba por ser de certa forma um associativismo, onde todos tentamos dar a nossa contribuição para se alcançar benefícios comuns.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Luis Almeida » segunda dez 19, 2005 9:21 pm

Sejamos ou não associados de um qualquer clube, a verdade é que as coisas só funcionam quando existe união, convergência de esforços, dinâmica de grupo, espírito de sacrifício, enfim um conjunto de condições que, infelizmente, quer queiramos ou não admitir, não estão minimamente reunidas no caso autocaravanimo português.

Todos temos boas intenções, todos temos grandes ideias, todos...
... mas quando toca "a reunir tropas" nunca temos tempo, disponibilidade, porque o trabalho..., ou a família..., ou o cão ou o gato..., mas apoiamos moralmente, claro, tudo e todos, e até criticamos e atacamos.

Enfim, consultem o resultado da sondagem em curso e daí tirem conclusões.

"Faz ou não faças, tentar não existe"


Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Paulo » segunda dez 19, 2005 9:50 pm

Boa noite,

Gostaria de esclarecer a minha ideia inicial :idea: .

Quando me refiro a esta alergia ao associativismo, é no sentido de haver muitos companheiros que reclamam a não existência de infra-estruturas de apoio à nossa actividade (áreas/estações de serviço), e de pouco apoio, no entanto não são associados de nenhuma entidade que os represente.

Na essência, foi este o sentido do lançamento deste assunto.

Hoje em dia penso que o possuir apenas a carta de campista é muito pouco, dado que a FCMP, só por si não tem a dinâmica de que necessitamos.
Há que reforçar os clubes mais virados para a vertente autocaravanista, para que estes tenham PESO e NOME, de modo que a sua/nossa voz seja ouvida.

Esta é a primeira fase, e a segunda será dar propostas/directivas/apoio às direcções desses clubes, mostrando-lhes os nossos anseios e prioridades.
Seguidamente vem a nossa disponibilidade, que acreditem, é sempre pouca para todos, estejamos na vida activa ou não, tenhamos família ou não. Quem ajuda nestas causas, tira sempre um pouco do seu tempo para dar para a melhoria do autocaravanismo.

Reforçando a ideia, o importante que vos proponho para este início de 2006, é que se associem ao clube (ou aos clubes) que entendam melhor posicionado, para defender os nosso interesses.

Não são as anuidades que nos devem assustar, pois as mesmas não ultrapassam valores na ordem de 1€ por mês.

Penso que deveremos continuar este assunto e por favor votem na sondagem que temos aberta (secção SONDAGENS aqui do forum).
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor time_out » segunda dez 19, 2005 10:43 pm

Boa noite

Pelo que tenho lido e até à data ainda ninguem me convenceu do contrário a carta campista serve unica e exclusivamente para ou se ter entrada em determinados parques ou para ter descontos em parque de campismo.
Assim sendo é um negócio exclusivo para os parques de campismo. Como muitos dos Autocaravanistas não frequentam parques, ou a frequentar são por periodos diminutos não interessa à Federação perder o controlo e por conseguinte as áreas de serviço por excelencia, para a FCMP, são as que ficam nos parques de campismo (lá está a tal necessidade de se ter carta....)
Mas a FCMP iré ter de perceber rápidamente que não é esse o modelo que os Autocaravanistas pretendem e mesmo que faça passar leis restritivas ao uso das Autocaravanas não irão acabar com a modalidade.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor fluis » terça dez 20, 2005 12:58 pm

Bom dia,

Plenamente de acordo. Só com esforço de todos, tornando-nos associados dos clubes que possam fazer algo pelo Autocaravanismo podemos chegar a algum lado.
Estou-me a lembrar por exemplo do clube que sou sócio, à mais tempo que tem criado áreas de serviço nos seus parques de campismo que podem ser utilizadas por quem não é utente do parque, bem como criou zonas de pernoita, que já utilizei nomeadamente a de Melides, com torneiras de água individuais e tomadas eléctricas. :D

Espero para o ano conseguir ser um associado mais activo nos meus clubes mesmo que isso implique ter menos tempo para a minha “Ioli Maria” (sim também tenho um cão, ou melhor uma cadela). 8) :lol: :lol:

Na minha opinião os clubes de campismo podem ser mais nossos aliados do que inimigos principalmente se perceberem que se na zona onde estão houver muitas restrições às acs, perdem mais do que o ganham.

Eu explico o meu raciocínio. Até sou frequentador de parques, porque gosto de fazer alguns fins de semana para descansar, para abrir o meu toldo, de me sentar no exterior da AC, a apanhar ar, de fazer os meus grelhados, de deixar os meus putos andarem por ali de bicicleta, e no fim antes de ir para casa ir à área de serviço, e regressar com os depósitos residuais vazios, e o de águas limpas cheio.
Agora o que não faço é ir de minha casa para o parque de campismo e do parque de campismo para a minha casa. Gosto de ir à povoação à praça, almoçar ou jantar a um restaurante, etc. e um dos locais que eu fazia fins de semana destes era na Nazaré, normalmente saia à sexta à noite de casa, chegava e dormia fora do parque, na povoação. No dia seguinte ia à praça, e comprava mais algumas coisas, dava um passeio pela cidade e ia então para o parque de campismo. Com as placas de proibição de estacionamento para acs, que puseram por toda a cidade, eu disse ao gerente do parque de campismo que até já me conhecia bem que ia deixar de utilizar o seu parque, e que ia passar a frequentar parques de localidades onde o estacionamento não fosse restrito. :twisted: :twisted:
Eu penso que fazendo valer este ponto de vista os parques poderão concluir que perdem mais do que o ganham com as restrições que nos são impostas. :wink:
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Paulo » terça dez 20, 2005 3:42 pm

fluis,

Tocaste num ponto muito importante (ou melhor, em dois!).

1º Os proprietários doc campings não têm que nos ver como avessos aos seus serviços, mas sim como seus potenciais clientes, pelos motivos que referes. Se eu tiver uma estação ou área de serviço na entrada do camping, pagarei para a utilizar, podendo ou não pernoitar nessa área. Casos de exemplo temos o de Melides e de outros parques do CCL, ou de particulares como o camping Milfontes, onde o modelo também é este.

2º Tal como já vi escrito em camisolas de companheiros franceses, qualquer coisa do tipo: "Si je ne peut pas arrêter, je ne peut pas acheter!".
Mas isto refere-se aos franceses, pois por cá, estamos numa etapa anterior, logo terá que ser do tipo: "Se nos criarem condições visitamos e consumimos...". Note-se que o turismo em terras de interior deveria agradecer a nossa visita....se soubesse que existíamos!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor Garrbel » terça dez 20, 2005 4:49 pm

Boa tarde
Bom tudo tem a ver com o que se entenda por associativismo. Eu vou tentar explicar.

Estou com o Time-Out quando ele diz no forum do CPA que o forum de referencia é o campingcar-infos. Para mim também e por 2 motivos: pelo tratamento dos assuntos e pela forma de constituição - é uma associação e não é site propriedade de alguem. Não aconteceu connosco neste inicio mas não é por isso que deixo de dar parabens ao Paulo. Simplesmente não aconteceu ponto final e tentemos que este seja o forum de referencia em complemento doutros (nesta altura do campeonato com o CPA)
Isto para dizer que o campingcar-info tem 1757 inscritos e que eu saiba inclui além dos franceses, alemães, belgas, holandeses, espanhois e portugueses.
Encontram-se uma enormidade de sites particulares sobre autocaravanas em França.
Não me parece de estranhar o facto de os forums portugueses terem poucos inscritos. Quando o Campcar começou por mais que eu tivesse procurado encontrava 2 sites particulares, hoje há meia duzia. O maior clube português inaugurou o site e forum há dias! Depois é preciso ter a noção de que nem todos têm computador. Dos que têm nem todos tem acesso à NET, e destes nem todos se interessam pelos foruns. Temos de ser todos iguais? Temos de ter todos os mesmos interesses? Todos têm de escrever? Todos têm de fazer propostas?
Já vimos propostas para se fazer federações e até para uniões e outras realizações de preferencia em grande escala e que deram em nada. Quanto a mim quem se sente com qualidades, capacidades para realizar o que tem de fazer é avançar, doutro modo o que está a fazer é atirar para o ar e depois retirar-se numa de Bom, eu quiz mas ninguem apareceu...
No associativismo creio ser a mesma coisa. Me desculpem se não sou o politicamente correcto.
Quando o Vitor diz que o barrete não lhe assenta o que quer isto dizer? Creio que ele foi claro: "Admiro e respeito o empenhamento de outros companheiros com talvez mais disponibilidade e garra"
Só isso!
Quem se sente com disponibilidade e garra trabalha para algo comum. E quem se reve nos objectivos é sócio. Doutra maneira não faz sentido.
Não queria alongar-me mais mas esta decisão é de fazer. E em relação ao CPA até é facil, basta ler no site os Objectivos e as Actividades que tem realizado ao longo de 15 anos.
Uns sócios estarão satisfeitos, outros um pouco desiludidos e outros não se fazem sócios por não se reverem. E terá de haver lugar para todos nestas conversas.
Claro que haverá outras posições: "claro que é importante, há muitos que nada fazem, eu é que...mas agora não dá jeito.....bla bla bla.

Mas chega. Já desabafei alguma coisa.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Mensagempor EMAN » sexta dez 23, 2005 4:07 pm

Boas

Penso que dentro deste tipo de "vida" existem aqueles que gostam muito e só de si mesmos, e que quando não lhes é permitido fazerem aquilo que querem então aí manifestam o seu desagrado e já "querem" que alguém resolva o seu problema.
Estes serão os pseudo associativistas :D .

Claro que é sempre um prazer podermos partilhar este modo de estar especialmente com civísmo, com todos aqueles que também assim pensam e agem.

Eles há os que praticam os acampamentos desportivos e outros, e também que "instituem" dentro disso, um certo espírito que é quase como uma "biblia". A esses a Carta campista é fundamental.
Outros dela necessitam porque gostam de usufrir dos serviços de parques por diversos motivos e que em algumas situações tiram benefícios.
Isto é em relação à conversa da Carta Campista.
E esta só é emitida pela FPCM.
E só os clubes é que podem ser filiados. Estes então têm que se filiar porque têm sócios que querem a C.C.

Agora em relação ao AC/AV genérico, em que todos aqueles que se prezam de querer/poder usufruir de um meio de deslocação autónomo mas que é classificado como uma qualquer viatura, e que agem como ser humano civilizado, é evidente que desejará poder ter todas as condições de apoio para tal.

Essas condições passarão por áreas de serviço e ou estacionamento, que infelizmente de um grosso modo não são compreendidas em Portugal.

Lutar para que se possa ter essas "regalias" passará por haver "alguém" que lute por isso e contra todos os maus comportamentos, os quais por vezes companheiros o fazem mas que em retorno recebem ofensas, quiçá por alguns que depois andam a reinvidicar regalias.

Sabemos que "é chato" e no fundo acabar por haver muito poucos empenhados em fazer algo, mas também se costuma dizer que "mais vale poucos e bons".

Por vezes dispôr de tempo não é fácil, mas também se fácilmente se arranja desculpa para não se poder dispôr de tempo, então também é preferível também não dispôr de tempo para criticar e fundamentalmente com críticas destrutivas já que as outras são bemvindas.

Haverão alguns dispersos em alguns clubes com secções de AC que com o seu carolismo se dedicam à causa, mas essencialmente e todos sabemos que as atenções recaem sobre um clube que tem simplesmente o nome de CLUBE PORTUGUÊS DE AUTOCARAVANAS.

Quando chega a hora de Assembleia Geral poucos aparecem, quando há eleições idem, mas seria a oportunidade dos mais criticos/destrutivos aparecerem e deitar mãos à obra e mostrar o que valem.

Seria desejável haver um clube com "algum" poder, mas só com sócios com AC/AV? :D :D :D é utópico.

Uma federação só de AC/AV? se nem um clube existe assim.

Penso que lutar contra a maré é difícil, mas felizmente que ainda há carolas, e infelizmente que há muitos AC que se portam incivilizadamente.

O campingcar-infos? Pois é Francês. Por cá ainda estamos em Portugal, mas penso que a coisa vai.

Pode ser difícil lutar contra a maré, mas penso que as remadas são fortes.

Sim ao associativismo :wink:
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor ZecaSantos » terça dez 27, 2005 9:10 pm

Companheiros,

Não tenho aparecido porque o tempo não abunda e não dá para tudo.

Mas em relação ao que interessa já vai havendo novidades, apesar de ainda não se notar.

De qualquer forma posso informar de algumas coisas que estão em andamento.

Existe um grupo de apoio ao autocaravanismo na FCMP composto por elementos do CCL - Clube de Campismo de Lisboa, do CPA - Clube Português de Autocaravanas e da própria Federação.

Este grupo tomou posse há 2/3 semanas e está a elaborar um "Programa de Actividades e Orçamento para 2006".

Alguns pontos deste documento serão:

- Contactos com todos os proprietários de parques que possuem ES

- Contactos com todos os Clubes com Autocaravanismo, no sentido de se criar uma aglutinação positiva no movimento.

- Contactos com as autarquias no sentido de se implementar ES e AS

- Contactos com entidades oficiais desde ministérios a forças policiais

- Um censo a levar a efeito nas fronteiras para avaliar o número de entradas e saídas de AC

- Contactos com os fabricantes, importadores e vendedores de AC

- Criação de um código de conduta para autocaravanistas

- Criação de um projecto tipo de ES e AS

- Aprovação do sinal de ES junto das entidades competentes

O programa não é fácil pelo que as ajudas serão preciosas.

Pela minha parte sei que o grupo de trabalho conta com a nossa colaboração sempre que necessário.

Por agora desligo e obviamente SIM AO ASSOCIATIVISMO


Saudações Autocaravanistas
ZecaSantos
 
Mensagens: 313
Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am
Localização: Salvaterra de Magos

Mensagempor fluis » quarta dez 28, 2005 5:47 pm

Boa tarde,

Excelente Zeca. Que boas Noticias.

Se o vosso esforço for premiado perspectiva-se que 2006 seja um bom ano para o Autocaravanismo. Força. :) :)
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron