Estou a pensar bem?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor spedy » quarta Oct 30, 2013 12:29 pm

Cassete com 55 litros??? :shock: :shock: :shock: não pode ser....
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quarta Oct 30, 2013 2:18 pm

spedy Escreveu:Cassete com 55 litros??? :shock: :shock: :shock: não pode ser....


Spedy eu não disse isso, calma. Disse que a cassete também leva agua.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » quarta Oct 30, 2013 2:58 pm

Julgo que sim, que a cassete leva água das descargas que se tem de fazer para limpeza do WC, mas estamos a falar de uma quantidade muito reduzida (pelo que li, pois experiencia não tenho nenhuma). Acho que a capacidade máxima de uma cassete rondará os 17/20 litros.
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » quarta Oct 30, 2013 3:17 pm

cfilipe, claro o resto vai nas toalhas quando tomamos banho..... (esta é a brincar) :mrgreen:
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » quarta Oct 30, 2013 5:09 pm

luisms Escreveu:cfilipe, claro o resto vai nas toalhas quando tomamos banho..... (esta é a brincar) :mrgreen:


E se formos todos como a minha esposa, o que não fica nas toalhas, evapora, pois ela toma banho com água a ferver.
Editado pela última vez por cfilipe em quarta Oct 30, 2013 6:24 pm, num total de 1 vez.
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cookie » quarta Oct 30, 2013 5:25 pm

na ac a vida é diferente da vida de casa. o uso da agua deve ser mto cuidado pelo que 100l, apos período de adaptação, serão suficientes para uns dias.

atenção que a unica agua que vai para a cassete é agua limpa e através do autoclismo e nem pensar que vão 55 litros.

nao é d agora que algumas ac´s têm depositos de agua limpa com mais capacidade do que os depositos das aguas cinzentas. nós, pessoalmente, preferimos ter a mesma capacidade em ambos pois achamos que facilita a gestao.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor LPP » quarta Oct 30, 2013 6:24 pm

Já agora que está em questão a capacidade dos depósitos penso que o depósito das águas cinzentas em qualquer caso deve ter capacidade superior ao das águas limpas. Temos que ter em conta que ainda que alguma vá para a cassete há sempre outros líquidos usados na autocaravana que se enviam para o depósito das águas cinzentas. No meu caso com 100 l de água limpa tinha autonomia para 3 dias incluindo banhos rápidos. Toda a água utilizada na confecção da comida é água engarrafada.
Imagem
Director Geral da Secção de Peças e Acessórios do CAA
Clube Autocaravanista da Abeceira
----------------------
Luís Patriarca
LPP
 
Mensagens: 994
Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm
Localização: Salgueiro- Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » quarta Oct 30, 2013 6:30 pm

Dos modelos que temos estado a falar só realmente a Hymer é que tem uma diferença tão grande. A maioria das que tenho visto a diferença ronda os 15/20 litros.
Já agora amigo cookie, depois de alguma experiencia, um depósito de 100 litros, para 5 adultos dará para dois dias? Isto claro em média e de uma forma geral. É que todos nós sabemos o que é 1,5 litro de água quando está numa garrafa ou 5L num garrafão, agora sem experiencia nenhuma e a sair da torneira é mais difícil.
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Luis Agostinho » quarta Oct 30, 2013 6:31 pm

Boa tarde,

cookie Escreveu:nao é d agora que algumas ac´s têm depositos de agua limpa com mais capacidade do que os depositos das aguas cinzentas. nós, pessoalmente, preferimos ter a mesma capacidade em ambos pois achamos que facilita a gestao


Na altura da troca, uma das razões que me levou a não optar pela Adria foi a reduzida capacidade de águas sujas...só 85Lt. Claro que a qualidade de construção a isso obriga e não há volta a dar...ainda por cima só um depósito de banhos e cozinha que me parece que alguém se está a esquecer desse pormenor...
Por outro lado educa muitos dos nossos filhos no gasto da água por ser um bem essencial...as Mães a gente já não consegue educar!!! :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor danibeja » quarta Oct 30, 2013 8:22 pm

Boa noite,

Venho também eu prestar a minha opinião...

A Euramobil que tive, tinha um depósito de águas limpas dos pequenos ( entre 60L a 70L ) mas a água dava perfeitamente para 2 adultos tomarem banho 2 dias e lavar a loiça de forma "quase normal" desses mesmos dois dias, já a minha recente AC ( Knaus ) leva cerca de 120 litros de água limpa e não dá para tanto, dois, três banhos e pouca louça lavada (lá se tem que recorrer aos descartáveis....).

Ora existem vários fatores que influenciam a gestão da água, dos quais enumeros:
Pressão da bomba de água ( no meu caso são iguais nas duas ACs )
As torneiras serem semelhantes às de casa ( hoje em dia são todas iguais ás de ter em casa), ou construídas de raiz para ACs ( o caso da Euramobil de 1991 ), pois as que são construídas para ACs reduzem o caudal mantendo a pressão, logo sai menos água por minuto....
A colocação de redutores de caudal ( esta, ainda ando a estudar como.... e se surte mesmo efeito.... ) que julgo ser a melhor solução.

Em relação aos litros das águas cinzentas a Euramobil levava muita vantagem, tinha depósito de cerca 100L e a cassete tinha depósito independente, que para mim são as melhores cassetes, pois permitem colocar o liquido azul na própria água, e a cassete não enche até cima, pois a água que o depósito leva, é a água que a cassete tem de capacidade, aliado à sensação de limpeza quando se faz necessidades, pois quando se carrega no botão da água, sai liquido azul ....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cookie » quarta Oct 30, 2013 8:39 pm

na ac nunca estivemos 5 adultos mas estas férias estivemos 4 adultos e 1 criança. sim, desde que bem gerida e recorrendo a louça descartável, a agua dava para 3 dias. mais depressa se enche a cassete do que se acaba a agua.

sim, é verdade que se cozinha com agua de garrafao mas a quantidade dessa agua que vai para o deposito de cinzentas é mt reduzida, a nao ser que se esteja constantemente a fazer paneloes de peixe cozido p.ex., algo que é improvável.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor RuckFules » quinta Oct 31, 2013 12:29 am

spedy Escreveu:Cassete com 55 litros??? :shock: :shock: :shock: não pode ser....


A minha tem sanita náutica (tem as suas vantagens e desvantagens) e o depósito não leva 55 litros mas leva uns 40 bem medidos (já lá despejei 8 garrafões de 5 litros para ver a capacidade e ainda levava mais qualquer coisa).
De águas limpas tem 2 depósitos com um total de +/-180 litros e dá para uns 5/6 dias. Duas pessoas, banhos diários e lavar a loiça normalmente.
O depósito de águas cinzentas nunca verifiquei a capacidade mas será de aproximadamente 100 litros (mais coisa mais coisa).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » quinta Oct 31, 2013 11:37 am

cookie Escreveu:na ac nunca estivemos 5 adultos mas estas férias estivemos 4 adultos e 1 criança. sim, desde que bem gerida e recorrendo a louça descartável, a agua dava para 3 dias. mais depressa se enche a cassete do que se acaba a agua.

sim, é verdade que se cozinha com agua de garrafao mas a quantidade dessa agua que vai para o deposito de cinzentas é mt reduzida, a nao ser que se esteja constantemente a fazer paneloes de peixe cozido p.ex., algo que é improvável.


Obrigado pela resposta. No meu caso, quando tiver a minha AC normalmente seremos 3 (eu, esposa e filha com 12 anos), mas poderemos ser 5 (os meus pais) daí a minha questão, pois recorrer a uma AS dia sim dia não acho muito bom (se tiver que ser todos os dias é algo chato).

Outra questão (e visto o tópico aberto pelo luisms abordar vários assuntos) é relativamente ao gás. Pelo que tenho lido (e agradeço que me corrigem se estiver enganado) as botijas de gás não são iguais nos vários paises da Europa (dentro da mesma marca, claro) o que dificulta a compra de gás fora de Portugal. Vi num video no youtube (não me lembro qual, nem qual o pais de origem) um reservatório de gás GPL com o mesmo formato de uma botija convencional e montado no mesmo local. Existe esta opção comercialmente ou será alguma adaptação?

Um abraço
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cookie » quinta Oct 31, 2013 11:50 am

depende do país... nos vamos MUITO para espanha e usamos as botijas de propano repsol (cor de laranja) e o encaixe é o mesmo cá e em espanha, com a vantagem que lá custam quase metade do que custam cá. para ir para a restante europa, o ideal é sair com 2 botijas cheias. mas, se forem 5 pessoas + 2 botijas cheias + roupa e tralha... não irão com excesso de peso??? cuidado com o controlo de peso nas fronteiras (e nao só)...
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Aleluia » sexta nov 01, 2013 1:30 am

Boa noite, companheiro cfilipe.
Eu quando comecei a comprar o gás em Espanha,pois é praticamente metade do preço de cá, usava cá o Repsol e lá adquiro as botijas da Galp.
O encaixe, é igual nas duas marcas.
Também sei, que em Espanha, existem poucas bombas com as botijas da Galp á venda.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 17 visitantes

cron