Estou a pensar bem?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » sexta nov 01, 2013 7:56 am

cfilipe Escreveu:Outra questão (e visto o tópico aberto pelo luisms abordar vários assuntos) é relativamente ao gás.
Um abraço

cfilipe eu abri este tópico com intenção de serem esclarecidas montes de duvidas e não só para mim. Por isso esteja à vontade para colocar questões que também serão úteis no futuro.
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » sexta nov 01, 2013 10:51 am

luisms Escreveu: cfilipe eu abri este tópico com intenção de serem esclarecidas montes de duvidas e não só para mim. Por isso esteja à vontade para colocar questões que também serão úteis no futuro.

Tivesse eu dinheiro como tenho duvidas, ía já encomendar a AC. :mrgreen: :mrgreen:
No meu caso nenhuma duvida é um problema pois como não tenho onde praticar, as duvidas são só teóricas. A situação do gás é apenas prática, pois em vez de 2 botijas, se fosse possivel colocar um deposito de GLP alimentado como os carros mais uma botija convencional, iria aumentar em muito a autonomia (principalmente de Inverno) e mais importante (pelo menos para mim) a preocupação da compra e da compatibilidade entre marcas. Mas para já (infelizmente) todo isto na teorica... :(
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cookie » sexta nov 01, 2013 12:20 pm

em espanha os encaixes repsol laranja, galp e cepsa sao iguais. ca´deveria ser assim, mas nao é.

qto ao gpl, sinceramente resolve a questao do encaixe mas... ha assim tantas bombas gpl disponiveis em todo o lado? nos nossos destinos p.ex. nao há. claramente, cada caso é um caso :)
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » sexta nov 01, 2013 12:30 pm

cookie Escreveu:em espanha os encaixes repsol laranja, galp e cepsa sao iguais. ca´deveria ser assim, mas nao é.

qto ao gpl, sinceramente resolve a questao do encaixe mas... ha assim tantas bombas gpl disponiveis em todo o lado? nos nossos destinos p.ex. nao há. claramente, cada caso é um caso :)


Pois, também não sei. A ideia que tenho é que pelo menos nos grandes centros urbanos existem.
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cfilipe » sexta nov 01, 2013 12:41 pm

cookie Escreveu:qto ao gpl, sinceramente resolve a questao do encaixe mas... ha assim tantas bombas gpl disponiveis em todo o lado? nos nossos destinos p.ex. nao há. claramente, cada caso é um caso :)


Por curiosidade fiz uma pesquisa rápida na net e em Portugal há 272 postos com GPL, em Espanha 63 :shock: em França estão separados por departamentos, vi alguns, uns com 6/10 outros 15/20 alguns com 40. Uma média por baixo de 15 por departamento, tendo em consideração que são 89 departamentos no continente dá 1335.
Imagem
Director de Alugueres do Clube Autocaravanista da Abeceira

A namorar uma AC desde 2012.
"A viagem da descoberta consiste não em achar novas paisagens, mas em ver com novos olhos."
Avatar do Utilizador
cfilipe
 
Mensagens: 364
Registado: segunda Oct 21, 2013 10:55 am
Localização: Carvalhal/Bombarral

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Oliventino » sexta nov 01, 2013 12:53 pm

Bom dia.
A distribuição de GPL é razoável (a do gás natural é que não), podemos ter uma lista das existentes, qualquer marca serve, muito bom preço. A garrafa francesa com a forma e tamanho
da normal, é mais cara que o deposito cá.
O deposito mais pequeno penso que é equivalente a 2,5 garrafas, também haverá equivalente a 5 ou 6, é colocado sob o chassi libertando o cofre das garrafas total ou parcialmente.


P S no abate de carros sai por 25 ou 30 euros , não é preciso a parte montada no motor.
defenderei sempre o direito de discordarem das minhas opiniões - (Montesquieu )
Oliventino
 
Mensagens: 622
Registado: segunda jul 23, 2012 8:36 pm

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor RuckFules » sexta nov 01, 2013 2:03 pm

Boa tarde companheiros

Relativamente ao GPL, têm aqui uma lista dos postos de abastecimento: http://mapa.autogas.pt/.

Cá em casa existe um carro a GPL (já existiram 2). Somos grandes fãs deste combustível (a 73 cents/litro). Pessoalmente tenho carros a GPL desde que foi legalizado em Portugal nos anos 90 (saudosos tempos em que o GPL custava 38 ESCUDOS o litro). Nessa altura sim, era bem complicado encontrar postos de abastecimento. Em Lisboa havia somente UM. Não havia internet com lista de postos. Em viagem era uma espécie de "boca em boca" onde se poderia abastecer (embora claro que sempre se podia andar a gasolina, mas até doía no coração andar a gastar esse combustível num carro a GPL).

Pessoalmente na AC não penso nessa hipótese, pois quero livrar-me do frigorífico tri-fraquinho (ups.... tri-valente!), e após isso, gás para o boiler e fogão (esporadicamente aquecimento) terá um consumo insignificante para o uso que se dá à AC.
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor cookie » sexta nov 01, 2013 11:45 pm

pois é mas quem aposta em destinos de montanha e de interior às vezes para encontrar uma bomba para abastecer de gasoleo é complicado, qto mais o gpl.
cookie
 
Mensagens: 1795
Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm
Localização: Vila do Conde, novamente...

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » terça dez 03, 2013 8:28 am

Pois bem, depois de ler os que os companheiros têm a dizer decidi ir à procura de mais soluções. Uma desvantagem das challenger/Chausson (dos modelos que referi) é que o sistema de aquecimento é a gasóleo. Uns podem dizer que é mais eficiente, mas com os custos por litro não sei se será mais vantajoso para nós, leia-se Portugueses(ainda para mais quando vemos que tem mais tendência para subir do que para descer). Também a parte do chuveiro separado é que comecei a ver bem que separado quer mesmo dizer... separado, isto é, dentro do wc temos um lugar especifico para o banho e outra para a sanita e lavatório. Ora então andei a ver bem as AC e reparei que as Rimor (passo a publicidade) são as que mais vantagens trazem. Agora só me falta saber como é a qualidade Rimor a nível de construção da célula. Já falei com companheiros e eles não têm nada a dizer mal das mesmas. Mas fico sempre a pensar naquele post do Luís Agostinho onde ele refere que as italianas (as ACs) saem a correr da fabrica e que se esquecem de apertar uns parafusos. E pronto a que mais me apaixona, neste momento, é a Europeo 87P( a K-max 14P também está bem organizada e a Europeo 85P em usado está difícil).
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor siroco » terça dez 03, 2013 9:46 am

Dificilmente arranja aquecimento mais barato do que o gasoleo, a combustão do gasoleo tem um poder calorifero brutal, muito superior a qualquer gás. Com 1 litro aquece a ac durante muito tempo.
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor luisms » terça dez 03, 2013 11:43 am

siroco Escreveu:Dificilmente arranja aquecimento mais barato do que o gasoleo, a combustão do gasoleo tem um poder calorifero brutal, muito superior a qualquer gás. Com 1 litro aquece a ac durante muito tempo.


Obrigado siroco pela contribuição porque pensava que o custo/beneficio era melhor com as garrafas de gás. Estou aqui para aprender. Assim sendo fico ainda mais indeciso sobre o que ver nas AC´s...
Imagem

Director de Refeições do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
luisms
 
Mensagens: 169
Registado: sexta ago 16, 2013 5:07 pm
Localização: Porto Salvo, Oeiras.

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Luis Agostinho » terça dez 03, 2013 12:19 pm

Bom dia luisms,

luisms Escreveu: Uma desvantagem das challenger/Chausson (dos modelos que referi) é que o sistema de aquecimento é a gasóleo.


Por acaso e e apesar de gostos não se discutirem só vejo vantagens no aquecimento a gasóleo.

1º Os sistemas mais desenvolvidos permitem aquecimento de água e ambiente (menos peso de mais uma bilha de gaz) logo ganha na carga útil.
2º Em viagem mais longas e com outros tipos de redutor nunca há o problema de ficarmos sem gaz porque gazóleo há em todo lado.
3º Penso que permite ir ligado em andamento e por isso aquecer a célula cá trás.
Única desvantagem dito por pessoas que o possuem, ruido incomodativo nalguns casos e por vezes alguma delicadeza no funcionamento.

luisms Escreveu:Mas fico sempre a pensar naquele post do Luís Agostinho onde ele refere que as italianas (as ACs) saem a correr da fabrica e que se esquecem de apertar uns parafusos


Aquilo que eu posso ter dito não é uma ciência exacta, mas nas 3 italianas ( :lol: ) ter tido pequenos problemas que não tive na alemã...
Aliás devo dizer que nesta última italiana está em curso uma acção de chamada para substituir o famoso Cola&Veda de uns paineis trazeiros além da substituição de uns parafusos de ferro que neste momento já oxidaram por estarem ao ar quando bastava esses parafusos serem de inox para este problema não existir...
Para quem nunca teve uma alemã dificilmente compreenderá a minha afirmação.

luisms Escreveu: Também a parte do chuveiro separado é que comecei a ver bem que separado quer mesmo dizer... separado, isto é, dentro do wc temos um lugar especifico para o banho e outra para a sanita e lavatório. Ora então andei a ver bem as AC e reparei que as Rimor (passo a publicidade) são as que mais vantagens trazem.


A vantagem do chuveiro separado é a casa de banho poder ser utilizada simultaneamente por duas pessoas...e essa disposicão não encontra só nas Rimor.
É um erro que neste momento a maioria das marcas não comete...mas mesmo quando o chuveiro era separado o chão não era...o que implicava que ao entrar para a casa de banho e depois de alguém ter estado a tomar banho o chão estar todo molhado...ora gaita para o chuveiro separado.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Aleluia » terça dez 03, 2013 6:29 pm

Boas companheiros, estou com o Luis Agostinho em relação aos parafusos. Ainda á 2 semanas estives a substituir 4 ou 6 parafusos do tejadilho da minha Rimor. Pois em vez de serem em inox era zincados.
Com as chuvas e humidades, começou-me a aparecer um escorrimento pelas laterais, de agua com ferrugem.
Já não estou com ele em relação á agua do chuveiro (em separado), ir invadir o restante da casa de banho.
No caso da minha Katamaran, tem chuveiro em separado, tendo o chão uma abazinha, que não deixa passar a água.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor spedy » terça dez 03, 2013 7:01 pm

Luis Agostinho Escreveu:Por acaso e e apesar de gostos não se discutirem só vejo vantagens no aquecimento a gasóleo.

1º Os sistemas mais desenvolvidos permitem aquecimento de água e ambiente (menos peso de mais uma bilha de gaz) logo ganha na carga útil.
2º Em viagem mais longas e com outros tipos de redutor nunca há o problema de ficarmos sem gaz porque gazóleo há em todo lado.
3º Penso que permite ir ligado em andamento e por isso aquecer a célula cá trás.
Única desvantagem dito por pessoas que o possuem, ruido incomodativo nalguns casos e por vezes alguma delicadeza no funcionamento.

Um abraço,


Boas, Luis posso afirmar que o Webasto é bastante silencioso e nada incomodativo.
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Estou a pensar bem?

Mensagempor Luis Agostinho » terça dez 03, 2013 8:53 pm

Aleluia Escreveu:estou com o Luis Agostinho em relação aos parafusos


Aleluia Escreveu:Já não estou com ele em relação á agua do chuveiro


Desculpa Aleluia...mas não percebi?! :roll: :lol:

Cumprimentos( :oops: )
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes