São Torpes - Pernoita

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

São Torpes - Pernoita

Mensagempor joaof » quarta ago 28, 2013 11:57 am

Boa tarde companheiros,

Ontem, dia 27/08/2013, pelas 21 horas, a GNR informou os Autocaravanistas que estavam no parque de estacionamento de São Torpes mais afastado da praia (a cerca de 200 metros, do lado oposto da estrada ao restaurante Trinca Espinhas) que não podiam pernoitar nesse local.

E distribuíram um folheto que, relativamente a São Torpes, tinha a seguinte informação:
“De acordo com a legislação Ambiental de Litoral Alentejano, para cada zona, é proibido/interdito:
Orla Costeira (POOC Sines- Burgau)
- Permanência de Autocaravanas ou similares, nos parques e zonas de estacionamento entre as 00H00 e as 08H00;
- Acampar fora dos Parques de Campismo.
(Decreto-Lei 309/93 e Res. Cons. Ministros 152/98)”

Nessa informação detectei 2 erros:
- O 1º erro é que o DL 309/93 foi revogado pelo DL 159/2012;
- O 2º erro é por omissão, porque apenas retiraram uma parte do texto da legislação mencionada (a parte que convinha) retirando-a do contexto.

Da análise que fiz da legislação mencionada (e em particular da Resolução Conselho Ministros n.º 152/98) destaco os seguintes aspectos relativamente à pernoita em São Torpes:

1) O artigo 41º da Res. Cons. Ministros 152/98 estabelece que “Nas praias marítimas são interditas as seguintes actividades:
a) ……;
b) ……;
c) Permanência de autocaravanas ou similares, incluindo as destinadas a serviços de restauração e bebidas, nos parques e zonas de estacionamento entre as 0 e as 8 horas”.

Ou seja, só nos parques das praias marítimas é que é proibida essa permanência durante esse horário.

Torna-se por isso necessário atender ao conceito de “praia marítima”.

2) A Res. Cons. Ministros 152/98 não define o conceito de “praia marítima” mas apenas de “praia”. A alínea zz) do artigo 5º define “praia” como “subunidade da orla costeira constituída pela antepraia, areal e plano de água associado”.

Mas a alínea j) do DL 159/2012 já define “praia marítima” como “a subunidade da orla costeira constituída pela margem e leito das águas do mar, zona terrestre interior denominada «antepraia», e plano de água adjacentes”.

Resta então saber qual o conceito de “antepraia”.

3) A alínea n) do artigo 5º da Res. Cons. Ministros 152/98 define “antepraia” como “zona terrestre, correspondente a uma faixa de 50 metros, contados, conforme os casos, a partir de:
- Limite interior do areal”.

Assim, ao abrigo da legislação mencionada, eu concluo que:
- Nos parques de estacionamento de São Torpes junto à praia é proibida a permanência de AC entre as 0 e as 8 horas;
- Nos parques de estacionamento de São Torpes que estão afastados mais de 50 metros da praia não é proibida a permanência. Ou seja, pode-se pernoitar no parque de estacionamento de São Torpes mais afastado da praia e que fica do lado oposto da estrada ao restaurante Trinca Espinhas.

P.S. Não sou jurista (sou contabilista) e esta é apenas a minha interpretação da referida legislação.
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: São Torpes - Pernoita

Mensagempor jgomes » quarta ago 28, 2013 1:54 pm

Boa tarde.

Companheiro Joãof, o meu aplauso, a minha admiração e o meu obrigado pelo trabalho bem feito, bem estudado, bem explicado. Sim Senhor!

No entanto eu continuo a fazer o mesmo, onde não me querem não vou. Há mais sítios onde gaspar os meus parcos euros.

Boas viagens.

JGomes
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: São Torpes - Pernoita

Mensagempor Euroviajante » quarta ago 28, 2013 8:32 pm

Companheiro João f muito obrigado pelo seu trabalho e partilha de opinião.
Há companheiros que não merecem estar estacionados mesmo a 50 m da praia (restaurante Trinca Espinhas), pois quando passei por lá e estacionei no parques junto á praia (10h00) já havia quem tivesse toldos abertos no estacionamento do restaurante. Assim não vamos longe no AC.

Um abraço e muito obrigado pela sua opinião
Manuel Pereira
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: São Torpes - Pernoita

Mensagempor C.Cativo » sexta set 13, 2013 6:51 pm

Boas.
Eu, e aminha família gostamos muito da praia de: São torpes, e quando decidimos ir lá tomar uns banhos (nunca mais de 2 dias seguidos) é exactamente nesse parque que pernoitamos (em frente ao Trinca espinhas)e nunca tivemos qualquer problema com as autoridades.
Temos que ter conhecimento e respeitar as nossas leis, e uma delas é essa mesmo proibido pernoitar entre as 24H e as 08H junto a orla costeira.
Boas viagens.

C.Cativo
C.Cativo
 
Mensagens: 31
Registado: terça jul 20, 2010 9:13 am
Localização: Póvoa Santa Iria

Re: São Torpes - Pernoita

Mensagempor joaof » terça set 17, 2013 5:00 pm

Companheiro C.Cativo,

Desculpe-me o preciosismo mas o POOC Sines-Burgau proíbe a permanência de AC nos parques de estacionamento das praias marítimas entre as 0 e as 8 horas, e não na orla costeira, porque a orla costeira engloba uma faixa de 500 metros.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes