VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor bornes » sábado jul 20, 2013 9:40 pm

Une victoire pour les camping-caristes ; le tribunal administratif juge illégal l'arrêté du maire de Bois-Plage-en-Ré
Une victoire pour les camping-caristes
Selon le tribunal administratif, les camping-cars sont autorisés à stationner sur la commune au même titre que les voitures. Fallait-il le répéter ?



Nous relayons ici une vidéo de France-Télévision Poitou-Charente relatant la décision du tribunal administratif rendant illégal l'arrêté du maire de Bois-Plage-en-Ré interdisant le stationnement nocture des camping-cars sur sa commune.

Par cette décision, le maire cherchait à " faciliter et harmoniser la vie de chacun" en régulant l'afflux de camping-cars durant la période estivale mais rendant de ce fait la vie difficile à beaucoup de camping-caristes qui ne pouvaient, ou ne souhaitaient, stationner sur l'aire mise gratuitement à leur disposition.

La plainte émmanait du comité de liaison du camping-car qui regroupe constructeurs et utilisateurs de camping-cars.

Visionner la vidéo en cliquant ICI


Reportage d'Eric Vallet et Marc Millet. Intervenants: Jean-Pierre Gaillard, Maire du Bois-Plage (17), Catherine Naguiel, secrétaire générale Comité liaison du camping-car et Christiane, camping-cariste sarthoise



10/07/2013 15h10



Este texto foi tirado da revista Le Monde du Camping-Car.
É uma vergonha para nós que não fazemos nada e nem as organizações que se dizem a favor do autocaravanismo nada fazer em prol dos autocaravanistas.
Nós simplesmente aceitamos tudo e mais alguma coisa, como o rotulo que temos, somos os mansos da europa.
De certeza que em frança, ouve luta e até foram para tribunais. Claro que tiveram que ter ajuda de entidades corporativas.
Nós, simplesmente deixamos meter sinalética a proibirem tudo e mais alguma coisa e ficamos calados.

Espero que esta noticia nos anime e nos dê alento para lutar pelos nossos direitos. Porque se temos a autocaravana como veiculo ligeiro, também temos os mesmos direitos dos tais veículos.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor joaof » domingo jul 21, 2013 11:03 pm

Boa noite companheiro Bornes,

Deixe-me alertá-lo que não é verdade que nós “não fazemos nada e nem as organizações que se dizem a favor do autocaravanismo nada fazer em prol dos autocaravanistas”

A FPA e os clubes têm desenvolvido diversos esforços na defesa e promoção do Autocaravanismo.

Como exemplo posso-lhe dizer que a FPA e o CAS têm efectuado nos últimos meses várias reuniões com os candidatos à Câmara Municipal de Mafra sensibilizando-os para as discriminações negativas de que os autocaravanistas são alvo nesse concelho.

Muito já foi feito, mas muito mais há ainda por fazer.

E todos somos poucos nesta tarefa herculiana.

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor bornes » segunda jul 22, 2013 9:08 am

Bom dia companheiro João,
então acha que fazendo o que diz alguma coisa num só concelho que adianta alguma coisa?
E porque não a nível nacional?
Vamos acomodando as coisas e um dia estaremos de tal forma fragilizados que nem com uma guerra lá vamos.
Mas pronto, tal como ouvimos falar todos os dias na comunicação social, vamos fazendo de conta que se faz alguma coisa.
E mais uma vez pergunto: já que se vê tantos "stops" ás autocaravanas, porque não fazermos "stop" ás localidades onde essa sinalética existe?
Será que é difícil de mobilizar os autocaravanistas a fazer esse esforço?
Bem, muitas perguntas ficam por fazer e as queixas vêm-se nos fóruns.
Bem hajam e boas viagens.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor Euroviajante » segunda jul 22, 2013 12:15 pm

Sou um "jovem" em matéria de Auto caravanismo, mas idóneo na vida. Entendo que há clubes e clubinhos a mais nesta área, muito deles regionais, outros nem tanto mas temáticos. A desunião nunca fez força. Esta foi a razão para não ter aderido a nenhum clube.
Por outro lado, considero que nós os "tugas", somos um pouco conservadores, muito senhores do nosso nariz, não queremos uma verdadeira união, sozinhos bastamos enquanto não houver problemas pessoais, julgamos as ações dos outros, comparamos as nossas ações com a dos outros, somos sempre os maiores, quando não somos é porque os fatos não estavam no nosso controlo. Enfim é a nossa diáspora ou quem diga o nosso fado.
Desculpem o meu desabafo neste tema, mas permitam-me deixar esta pergunta:
Para quando uma verdadeira Federação de Auto caravanismo?
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor spedy » segunda jul 22, 2013 12:53 pm

Euroviajante Escreveu:sta foi a razão para não ter aderido a nenhum clube.



Isto significa que desertou do conhecido e reconhecido internacionalmente CAA??? :oops: :|
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor Euroviajante » segunda jul 22, 2013 7:22 pm

spedy Escreveu:
Euroviajante Escreveu:sta foi a razão para não ter aderido a nenhum clube.



Isto significa que desertou do conhecido e reconhecido internacionalmente CAA??? :oops: :|



8) pois, estou tão dentro do nosso clube que nem me lembro que faço parte. :wink: :wink: :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
Euroviajante
 
Mensagens: 1272
Registado: quinta abr 04, 2013 5:03 pm
Localização: Salvaterra de Magos/ Penha de França

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor bornes » segunda jul 22, 2013 8:59 pm

Boas caros companheiros,
enquanto estivermos á espera que façam alguma coisa por nós, podemos sentar na via publica que passa mais rápido um camião por cima de nós que as coisas ficarem resolvidas.
Todos nós sabemos como as organizações ou os ditos clubes são, não é preciso ir muito longe, basta olhar para as ditas organizações e clubes que governam o nosso país.
Fiquei estupefato ao ver a mensagem do companheiro João em ter escrito que falaram com os "CANDIDATOS" a uma camara municipal. Bem, eu não escrevi nada pois eu não sou ninguém e só cá está quem lhe apetece, mas que deu vontade de rir, deu.
Já parece os nossos políticos a falarem acerca do país... falam, falam e falam, mas não dizem nada.
Se os convidarem para uma comezaina em qualquer sitio são os primeiros a chegar... bem, eu também, lol... mas é deplorante ver a situação em que nos encontramos e todos os dias vemos as queixas de todos e ninguém, mas mesmo ninguém faz alguma coisa. Tudo e todos se acomodam, porque tem medo de perder o tacho, talvez.
Colegas, aqui não há clubes nem clubinhos, é tudo a mesma coisa. Entrei neste fórum para aprender, fiquei amigo de pessoas mesmo sem as conhecer, ao companheiro luis, ao companheiro josé e ao companheiro chico um abraço.
De resto, tenho de me desenrascar, já que se não for assim e ficar á espera da sorte, ou de algum club ou organização bem que o dito camião vem e ali fico feito bife.
Não sei mais o que vos diga, só que ainda não vi ninguém com eles no sitio para enfrentar as atrocidades que nos aparecem todos os dias.
Bem, eu já escrevi num tópico atrás, a arma esta engatilhada, falta alguém apertar o gatilho.
Nós, autocaravanistas, vamos descendo as calças... só falta dizer: por favor, força.
Bem hajam e feliz verão.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor danibeja » segunda jul 22, 2013 10:03 pm

Boa noite,

Apesar de ser sócio de um clube que também fundou a FPA, encontro muito de verdade em algumas partes dos comentários abaixo, existem muitas questões que se levantam...

Mas também entendo a outra parte, a dos que realmente fazem alguma coisa, mas que não aparece aqui com divulgação, nem precisa, pois é para o bem comum...

Infelizmente as associações dedicadas ao autocaravanismo estão de "mãos e pés atados", efetivamente não conseguem resolver os problemas que afrontam uma grande parte dos autocaravanistas, mas se calhar a culpa é destes mesmos, pois apenas uma pequena parte, é associada em algum clube, logo os clubes e as respetivas duas (2) federações tem pouca representatividade dos utilizadores de ACs, motivo pelo qual não representam a atividade de autocaravanismo em pleno.


Concluindo: os clubes e as federações fazem-se de pessoas, e as pessoas não querem fazer parte desses grupos, pois estão sempre à espera do feedback, mas o feedback só é possível se alguém estiver empenhado e com um conjunto de pessoas a apoiar, já para não falar, com uma estrutura sólida e coesa e todos a remar para o mesmo lado.... e aí voltam os problemas porque não à pessoas para ajudar a remar..........

Muito se fala, mas pouco se faz, e quando se faz aparece logo alguém com criticas destrutivas, está tudo mal, mas está tudo bem...

Por vezes opina-se sem conhecer os clubes e as Federações, o que pode levar a considerações erradas.

Grande abraço,

Danibeja

PS: de momento não tenho qualquer ligação a Federações.
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor joaof » terça jul 23, 2013 10:04 pm

Boa noite companheiro Bornes,

Desculpe-me dizer-lhe mas o seu comentário não me “deu vontade de rir”. Deu-me vontade de chorar!

Todos os membros da FPA e dos clubes são voluntários, que trabalham (muito ou pouco) mas de forma abnegada em prol de todos os autocaravanistas.

E considero que é desagradável estar a fazer extrapolações sobre as “organizações ou ditos clubes” que creio não conhece.

O companheiro disse que os políticos “falam, falam e falam, mas não dizem nada”. E eu concordo e acrescento que há pessoas que falam, falam e falam, mas não fazem nada.

Por isso, se quiser trabalhar connosco temos todo o gosto em recebê-lo.

E termino com a adaptação duma frase dum grande politico (porque também há alguns, embora poucos):

Não perguntes o que a minha federação ou o meu clube podem fazer por mim. Pergunta antes o que eu posso fazer pela minha federação e pelo meu clube.

Um abraço,

P.S. Este é o meu desabafo pessoal e não visa atingir pessoalmente ninguém.
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor bornes » quarta jul 24, 2013 9:08 am

Bom dia aos colegas,
a mim, nada me afeta, já que não sou adepto de nenhum club, nem de nenhum partido e muito menos ter vícios.
Só me regi por muitos comentários que leio e baseio-me só nisso e olhe que não são boas noticias.
Quanto ao que os clubes fazem ou não, então está na hora como no governo de meter as ideias cá para fora, já que de certeza que a maioria dos autocaravanistas não sabe de nada, eu pelo menos.
Atenção, como disse e digo, só opino por aquilo que leio. Não vejo nada e ninguém satisfeito.
Mas pronto, isto também foi um desabafo e se estão a fazer alguma coisa, pois que continuem e que tenham sorte.
Bem hajam os que lutam por um mundo melhor.

Boas viagens.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor erebrus » quinta jul 25, 2013 10:54 pm

Boa noite,
Acho que o nosso problema é realmente números. Pelo que li, há 3000 ACs portuguesas - pelo menos homologadas como tal. Parece-me um número pequeno, mas aquando da subida do imposto, foi este o número que veio à superfície. Ora, 3000...num país de 10 000 000...não é uma luta fácil. Ainda mais porque se fala de boicotes, mas esquece-se qua grande parte das ACs que por aqui andam, não são portuguesas. Creio que a maior parte das autarquias na realidade nem se aperceberia do prejuizo por falta das AC portuguesas.

Assim sendo, a luta não é fácil. Não é só "falar" e acho que é importante que se não estamos a participar na luta, pelo menos devemos respeitar os que estão quando manifestamos as nossas opiniões.
erebrus
 
Mensagens: 124
Registado: sexta abr 20, 2012 9:04 am
Localização: Faro, Portugal

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor bornes » sexta jul 26, 2013 8:37 am

3000?
Não é preciso "falar" mais nada.
Num universo de 10 milhões, 3000 autocaravanistas.
E muitos ou a maior parte com sérias dificuldades económicas.
Não é preciso "falar" muito para ver o filme.
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor romão » segunda jul 29, 2013 3:13 pm

boas companheiros,
Depois de ler este tópico, não resisto à tentação de opinar sobre o mesmo.
Não tenho muito para dizer porque já quase tudo foi dito. Apenas para lembrar
a brilhante frase do companheiro "joaoF". Eu direi e então o que é que eu já fiz
em prol do autocaravanismo? há já sei, comprei uma autocaravana e sinto-me
senhor do mundo, e o resto que façam os outros para eu poder usufruir e criticar sob o meu anonimato.
E o companheiro o que é que já fez em prol do autocaravanismo? para além de criticas? o companheiro com esse invejável curriculum muito poderia fazer, ou não?

Socio de um clube que ainda não fez tudo mas já fez alguma coisa.
boas viagens para todos
cumprimentos
romão
romão
 
Mensagens: 116
Registado: sábado fev 24, 2007 10:33 pm
Localização: Torres Vedras

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor Luismbmp » terça jul 30, 2013 3:28 am

Boas,
nós os portugueses somos do melhor, para fazermos debates e discuções sobre varios temas, acredito que não á ninguem como nós. Somos tão bons a debater assuntos gerais :)
Aqueles debates da rtp1 sobre a situação do país, dá gosto de ver.
Só que com tanta conversa, acabam sempre na estaca zero, ou seja, nada.

Eu sou tão burro, mas sou um burro que pensa, onde sou bem vindo, é onde gasto lá o meu guito. Se não sou benvindo, dou meia volta e nunca mais lá meto os pés, isto é só um exemplo.

Com tantos incentivos para o turismo que estão a dar a portugal, então não era para termos areas de serviços no algarve todo, por exemplo, já para não falar no páis inteiro, em alcatrão e relvado nas zonas de estancionamento, casas de banho publicas, agua com fartura, e perto do comercio local, praias etc...

Não era mais uma valia para o PIB nacional.

Somos só 3000, mas de verão, quantas AC´s estrangeiras não andam por cá, milhares...

Á já sei, tiramos a freguesia aos parques de campismo. Estive recentemente num parque de campismo no algarve, onde com a minha AV, eramos 3 num parque inteiro, que é o parque de canelas em armação de pera, apenas 3 AC´s, a contar comigo. O pessoal das AC´s não quer parques, quer é uma boa area de serviço, com instalações dignas, ainda que se pague um taxa de ocupação diaria e max. de 48h de permanencia, mas o comercio local ganharia sem duvida.

Até 31 de dezembro de 2013, temos que gastar 80 mil milhões de euros para o apoio ao turismo em portugal, ora as camaras municipais não podiam concorrer a este incentivo, ou é só para os resort´s de luxo que este dinheiro estará disponivel?

E ainda por cima, este incentivo, de certeza que são os de fora que cá veem, compram terrenos, e usam o nosso apoio, para construirem os luxuosos hoteis, e levam o guito para o pais deles, enfim, somos burros com letra maiuscula.


Mas o que me revolta, é a nossa raça á 500 anos atrás ninguem nos enganava, demos ao luxo de dividir o mundo com os espanhois, onde chegavamos, era nosso. Havia mais guerreiros que nós?
Agora somos uns babanas, falamos, discutimos, debates publicos na tv em directo, mas somos uns babanas.

Como por exemplo, temos um banco chines que abriu portas este ano em lisboa, não demora muito, começarem a dar juros altos para depositos a prazo, e não só o guito do comercio chines a ir embora como os portugueses a começarem a depositar o dinheiro deles no banco chines.


Ás vezes da-me vontade de ir para a rua e fazer barulho até me prenderem, alertar as pessoas porra, é o nosso país, isto é nosso, vendem esta m**** toda, já nada é nosso.

Va-la, no outro dia, no supermercado continente, vi um casal chines, a fazerem compras de comida, va-la menos mal, este ainda cá deixaram algum guito, mas a maioria, não se vê um chines a gastar em nada no nosso pais, é so virem contentores de mercadoria chinesa a chegar a portugal, vendem o que vendem nas suas lojas, e levam o guito todo para fora do país.
Somos mesmo burros.

Com isto so quero alertar para aquilo que temos sido neste país. Seja em organizações ou clubes ou federações de autocaravanismo, seja noutra area qualquer. Isto assim não anda, e nunca vai andar.

Chamem-me maluco, mas por exemplo, no meu comercio, um estrangeiro que entre, é bem recebido concerteza, mas se quizer comprar alguma coisa, tem que falar portugues, ici je ne parlais pas francais, here i dont speek english, ou fala portugues ou então good bye maria ivone. Lá no pais deles antes de virem para portugal, que aprendam algumas coisas em portugues. Eu vou para a espanha, e ninguem fala portugues, vou para a frança, não á ninguem num estabelecimento comercial a falar portugues, salvo se houver algum funcionario portugues. Por isso quando cá entram eu até os ensino a falar portugues.


Chamem-me do que quizerem, sou portugues, amo o meu país, não ha melhor país que é portugal, quero o meu país a andar para a frente, quero o meu país com gente esperta, gente de raça, gente que os europeus e o resto do mundo veja que somos o que somos, mas de raça, ninguem nos engana, somos Portugal.


Abraço Portugal
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: VEJAM A DIFERENÇA ENTRE FRANCESES E PORTUGUESES...

Mensagempor bornes » terça jul 30, 2013 11:49 am

AMEN A TI LUÍS.
E eu é que sou burro?
Que se faça uma sondagem aos 3 000 autocaravanistas para se saber se algum sabe o que se faz em Portugal para as autocaravanas ou em prol dos autocaravanistas. De certeza que mais de 90% nem sequer sabe da existência de clubs ou organizações que dizem fazer alguma coisa.
Mas pronto, eu é que sou burro.
Luís, quanto ao nosso povo. Como já escrevi milhares de vezes, somos os carneiros da europa, os mansos da Merkel, já nem digo mais nada acerca daqueles que votam sempre nos mesmos. Mas até é bem feito, gostamos de ser masoquistas. Só é pena que daqui a algum tempo, os que fazem festas e apoiam sempre os mesmos irem sofrer o amargo da vida.
Quanto ao comercio, está a sentença dada. Quem tem comercio, quanto mais tempo estiver aberto mais prejuízo tem. E quem estiver a pagar uma renda então ontem já era tarde para fechar. Mas, isto está tão bem planeado que, nós, mansos, masoquistas e carneiros, vamos sempre atrás do pagode.
Bem, eu já me precavi, dei e vendi o que tinha, agora que me agarrem. Não tendo nada é uma categoria. Se tenho alguma coisa, ganhei fora do país e é lá que ainda se encontra o que ganhei, porque aqui é uma roubalheira.
Se roubas uma lata de coca-cola, vais preso. Se mentes e roubas uns milhões és um herói.
Por isso, vivo o dia a dia e sou feliz assim. Mas que tenho vergonha de ser português, tenho. Como falo fluentemente outras línguas, digo sempre que sou ingles, alemão, qualquer país onde eu fale bem.
Já sei que vem aí os heróis dizerem que sou assim ou assado. É como tudo na vida, uns são a favor e outros não... depende da vida que se tenha.

Abraço e boas viagens
NÃO ACREDITO EM RELIGIÕES, MAS SE EXISTE DEUS, QUE ME DÊ MAIS 200 ANOS DE VIDA...
Avatar do Utilizador
bornes
 
Mensagens: 173
Registado: quinta jul 26, 2012 1:23 pm
Localização: vale de cambra

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes