Praia da Figueirinha

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor RuckFules » segunda mar 17, 2014 11:27 pm

Boa noite.

Mais semana menos semana a nossa passará a parar por lá ocasionalmente.
Abraços. Boas viagens e boas estadias.

Carlos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
Avatar do Utilizador
RuckFules
 
Mensagens: 289
Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm
Localização: Odivelas

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor Rcopt » terça mar 14, 2017 9:31 am

Bom dia,

Estou a ponderar em abril pernoitar 1 noite na zona da praia da figueirinha se fosse possivel, é mesmo apenas para dormir e arrancar logo de manha, sabem se a GNR nao deixa pernoitar ou se costumam existir disturbios?

Saudacoes
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor Lealbino » terça mar 14, 2017 2:15 pm

Boas companheiro

Não sei como estão as coisas em termos de pernoita na Figueirinha, no entanto como alternativa que julgo estar na lista de pontos tem muito perto o parque de Autocaravanas do Outão, penso que estará ativo mas tem online os contactos, quando lá estive no ano passado pareceu-me perfeito para pernoitar e seguir viagem.

Espero que ajude. :wink:

http://www.visitsetubal.com.pt/ecoparque-do-outao/
Avatar do Utilizador
Lealbino
 
Mensagens: 243
Registado: segunda set 16, 2013 11:21 am
Localização: Villa Moita / Setúbal

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor João Morgado » terça mar 14, 2017 2:30 pm

Boas,
Na época balnear não é permitido, nem sequer estacionar. Embora nesta altura não haja nada contra ficaria totalmente isolado, o que não é aconselhável. Como opção tem, como já foi dito, o parque do Outão. Onde também é costume estacionarem e pernoitar muitas é em Setúbal: N 38º 31' 09'' W 08º 54' 12''.
Bom passeio.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor Rcopt » terça mar 14, 2017 3:20 pm

Viva,

Desde já obrigado pelas respostas rápidas.
Eu conheco (virtualmente) quase todos os locais de pernoita e parques com a ajuda dos sites "Park4night" e "areas Ac", mas a experiencia humana é a mais importante. Tem la varios comentários, mas a opiniao dos aqui dos foristas para mim é mais importante.

Parece que devo ir para outao, como nao preciso de servicos era apenas para pernoitar e voltar a arrancar de manha se fosse gratuito seria melhor mas assim sendo vou zelar pela seguranca e nao arriscar a praia, ficarei em Outao, ja que em setubal algumas pessoas queixaram-se dos camioes (frigorificos)
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor jgomes » terça mar 14, 2017 10:37 pm

Boa noite.
Já pernoitei por diversas vezes em Setúbal junto ao parque de Albarquel, para os lados dos postos de venda de mariscos. Sempre por ali encontrei diversos companheiros. Não tenho por ali encontrado camiões frigoríficos, isso existe é para o lado do mercado. E como é só por uma noite...
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor Rcopt » quarta mar 15, 2017 8:52 am

jgomes Escreveu:Boa noite.
Já pernoitei por diversas vezes em Setúbal junto ao parque de Albarquel, para os lados dos postos de venda de mariscos. Sempre por ali encontrei diversos companheiros. Não tenho por ali encontrado camiões frigoríficos, isso existe é para o lado do mercado. E como é só por uma noite...
Cumprimentos.


Parque Urbano de Albarquel ?
Pela imagem no google maps parece bem e os comentários também.
Na imagem até aparece uma Autocaravana, é esse o parque que se refere companheiro?
.......................
Ricardo Costa
Porto
Fiat Ducato 1.9Td
Avatar do Utilizador
Rcopt
 
Mensagens: 45
Registado: sábado mai 14, 2016 12:02 am

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor jgomes » quarta mar 15, 2017 10:41 am

Bom dia.
É esse mesmo. Fica junto à doca dos pescadores. Situado entre a estrada N 10-4, Trav Fábricas e a Av José Mourinho. Parte do piso é em terra batida. Muito próximo (passe a publicidade) do posto de venda "mariscos Barrosinho".
No sentido da Arrabida, ao fundo da Av Luísa Todi, vira à direita e creio que na 2a à esquerda, que é onde tem a placa com o nome do parque urbano, encontra o estacionamento.
Espero ter ajudado. Assim deve ser mais fácil dar com ele.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor EMAN » quarta mar 15, 2017 10:48 am

Bom dia

Rcopt, na figueirinha nesta época do ano em principio não existe problema mas apesar de ser um local bem iluminado, poderá ser uma pernoita a "solo" e para quem não se sente bem só, pode ser uma noite "pouco tranquila".

Nas coordenadas que o João Morgado indica, normalmente há sempre Ac's. Local de terra batida sem serviços mas que para passar 1 noite serve. Por vezes estão lá camiões, mas consegue-se estacionar desviado deles. Ao FS pode´ser menos calmo por causa do pessoal que vai para os bares ou restaurantes, mas mais no verão.
No chamado parque urbano da Albarquel não dá para pernoitar.

O parque do Outão (pago-antigo parque campismo) que tem todas as comodidades (a 4 km da cidade) também é num local isolado só que tem vigilância.

Para passar só a noite e seguir viagem logo pela manhã também existem outros locais calmos na cidade (para quem conhece e é daqui) e onde devem residir autocaravanistas (as Ac's estão por lá estacionadas).
Um dos locais (bem iluminado) é nas "traseiras " do Intermarché na saída da cidade a caminho do sul (não tenho coordenadas mas a morada é Rua dos Marmeleiros).
Outro local tem acesso pela variante da EN 10 e a morada é Rua Luís Joaquim do Caes (bastante espaçoso).

Penso que se calhar o mais prático mesmo nesta situação é utilizar o local indicado pelo João Morgado. (terreno circundado pela N10-4, Tv Fábricas, Tv Saboaria e Av. José Mourinho)

Saudações rolantes.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor teresafonseca » sexta jun 23, 2017 11:28 am

Bom dia a todos e todas.
Estava a contar de ir para a zona oeste neste fds mas parece que o tempo não vai estar grande coisa, por isso estou à procura de alternativa mais a sul e surgiu-me a ideia de ir até à Figueirinha. Alguém me sabe dizer se nesta altura é possível pernoitar no estacionamento desta praia ou outra que conheçam nas proximidades, por favor?
Muito obrigada.
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor João Morgado » sexta jun 23, 2017 11:46 am

Teresafonseca, veja a minha resposta mais acima com a diferença que o Parque do Outão está de momento encerrado para obras. O local indicado com as coordenadas é perfeito para estacionar e pernoitar.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor teresafonseca » sexta jun 23, 2017 1:03 pm

Muito obrigada João Morgado. Já tinha lido todos os contributos mas mantinha a esperança de que fosse possível pernoitar na Figueirinha... Confirma-me que não é possível?
Muito obrigada.
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor João Morgado » sexta jun 23, 2017 1:43 pm

Sim, na Figueirinha não é mesmo permitido pernoitar.
Imagem
"O mundo é um livro.
Quem não viaja, só lê uma página."
Santo Agostinho
Avatar do Utilizador
João Morgado
 
Mensagens: 4713
Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor teresafonseca » quarta jun 28, 2017 10:43 am

Bom dia a todos e todas!
Passei por aqui para vos contar que acabei mesmo por pernoitar na Figueirinha este fim de semana. A placa proibitiva que lá está refere-se à época balnear de 2016. Penso que por isso a GNR, apesar de ter passado várias vezes por lá, não nos disse nada. Estavam lá algumas ACs portuguesas e estrangeiras.
Não me admiro que dentro de pouco tempo atualizem a informação da placa e a coisa mude...
Cumprimentos a todos e todas!
Teresa Fonseca
Alenquer
teresafonseca
 
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2016 8:40 am
Localização: Alenquer

Re: Praia da Figueirinha

Mensagempor rmsnegrao » quarta jun 28, 2017 1:08 pm

De ter em atenção que, de acordo com a legislação que rege os Planos de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) em vigor, não é permitida a pernoita de autocaravanas nos parques de estacionamento das praias, independentemente de ser época balnear ou não.

No caso específico da praia da Figueirinha, trata-se do POOC Sintra-Sado que é legislado pela Resolução do Conselho de Ministros nº86/2003 de 25 de Junho. No seu Artº 51º refere que "nas praias são ainda interditas as seguintes actividades":
...
b) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento entre as 0 e as 8 horas;
...

http://sniamb.apambiente.pt/infos/geoportaldocs/POOC/RCM/4.RCM_86_2003_POOC_Sintra_Sado.pdf

Quanto à existência de placas proibitivas, trata-se de decisões autárquicas que na maioria das vezes são de legalidade duvidosa...

Cumps,

RN
Mais vale uma autocaravana na mão do que duas no stand!
Se eu podia ir para um hotel? Podia, mas não era a mesma coisa...
Avatar do Utilizador
rmsnegrao
 
Mensagens: 148
Registado: terça abr 06, 2010 11:02 am
Localização: Caldas da Rainha - Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes