Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor Paulo » segunda fev 25, 2013 1:13 am

É realmente lamentável a notícia que revela que a Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai ser encerrada.

São alegado abusos na sua utilização, pois esta AS é gratuita (água e energia), o que é de lamentar e serve também como exemplo para muitas áreas portuguesas.

A AS de Cáceres foi das primeiras a ser implementada em Espanha, dinamizada pela PACA, localizada a 5 minutos a pé do centro histórico de Cáceres.

La zona de aparcamiento de caravanas del edificio Valhondo se queda sin los servicios de agua potable, de saneamiento y energía eléctrica, según el acuerdo adoptado por el gobierno para evitar que este espacio que está junto al albergue municipal se utilice como un estacionamiento continuo por los conductores y pasajeros de caravanas. Su uso se limitará a determinadas horas del día, no se podrá utilizar durante la noche, dado que este espacio para estacionar se diseñó como una zona para que se aparcasen las caravanas mientras sus ocupantes visitaban la ciudad y no como un espacio donde dejar el vehículo durante días enteros.
Otro de los acuerdos tomados por el gobierno local para ordenar el uso de este aparcamiento es que se elabore un protocolo que regule su utilización, la vigilancia y duración del estacionamiento teniendo en cuenta el horario de apertura y cierre de las instalaciones de Valhondo. La Junta de Extremadura había incoado un expediente sancionador al ayuntamiento por el uso indebido de este aparcamiento.


http://www.elperiodicoextremadura.com/n ... ltaOpinion

Vale a pena pensar nisto...
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor decarvalho » segunda fev 25, 2013 12:15 pm

Pois...
é uma pena!
mas os abusos e as desconsideraçoes, mais tarde ou cedo fazem boomerang!
Pra alem do mais era uma escala tecnica sempre apetecivel na rota para (ou de) Portugal
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Re: Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor Mario » segunda fev 25, 2013 7:39 pm

Olá
Atribuir a responsabilidade pelo encerramento do espaço não será difícil, até posso especular, utilizadores de autocaravana, difere de autocaravanista, desinteresse da edilidade responsável pelo espaço, outros interesses menos claros…tempo de vacas magras ou quiçá tuberculosas.
Gratuitidade do espaço, sejamos objetivos, á boa moda latina e não só, tudo o que é gratuito é para usufruir até á exaustão, no mais elementar desrespeito pela rotatividade que este tipo de infra-estrutura alberga na sua génese.
A gratuitidade de uma área de serviço similar á de Cáceres, que inclusivamente dispunha de energia elétrica, com o polo aglutinador da cidade é um contrassenso, como prova o seu encerramento.
Pessoalmente preferia a sua manutenção ao nosso serviço, paga obviamente!
Restam-me as recordações do quão confortável foi a sua utilização nas duas vezes, se a memória não me atraiçoa que tive o prazer de a frequentar.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor Aleluia » segunda fev 25, 2013 8:23 pm

Boa noite, companheiros.
É de lamentar a situação, pois bastante jeito fazia.
De qualquer modo, penso que antes de a encerrar, poderiam pola a pagar. Talvez os abusos se reduzissem consideravelmente.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Re: Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor Luis Agostinho » quarta fev 27, 2013 11:03 am

Bom dia,

Peço desculpa por estar em desacordo...faz-me um bocado confusão quando entramos neste exercicio de auto-flagelação de dizermos mea culpa...mea culpa...batendo no peito ao mesmo tempo! :roll:

Na realidade de uma das vezes que passei por lá apercebi-me que o "ayuntamento de Cáceres" não soube lidar com um problema que ele próprio criou...
E o problema foi criar uma AS dentro de um recinto que era mais ou menos várias coisas ao mesmo tempo...desde logradouro e estacionamento do albergue de juventude...estacionamento de autocarros alguns de visita á cidade depois de terem despejado os passageiros no meio da cidade...jardim para passeios e por último um campo de futsal...e futebol... :twisted:
Agora peguem em tudo isso e juntem mais isto...

decarvalho Escreveu:Pra alem do mais era uma escala tecnica sempre apetecivel na rota para (ou de) Portugal


Na realidade o Decarvalho vai ao ponto certo, não porque a maioria fosse portugueses de passagem mas antes franceses de passagem vindos do sul de Marrocos e de passagem para a fronteira de San Sebastian...se nos lembrarmos que junto a Cáceres passa a A66 que vem desde Sevilha e continua até Salamanca mudando de AE a partir daí directos ao país basco e se tivermos em conta que depois de Sevilha e ainda na A66 Cáceres penso que será a que menos obriga a mudança de rota temos o resultado que eu tive o raro privilégio de ver... :shock: :shock:

Perto de 50/60 autocaravanas metidos até naquele terreno por detrás do albergue...parados no estacionamento do albergue inclusivamente em frente á porta principal do edificio...estacionados no espaço reservado aos autocarros que era uma chinfrineira de businadelas cada vez que chegava um autocarro para estacionar...e então para manobrar...era por centimetros...autocaravanas paradas em 2ª fila a bloquearem outras que tinham chegado antes...tive um francês que teve a gentileza de me perguntar se eu não ia sair antes dele porque estacionou á minha frente...

E depois para fechar com chave de ouro e lá como cá...temos alguns "nuestros hermanos" e já que estão no país deles...quando compram a autocaravana também vem incluido o terreno defronte para logradouro... :mrgreen: :mrgreen:

Por isso o que o Ayuntamento de Cáceres não quis fazer foi depois de ter visto estas cenas ter criado outro espaço só para autocaravanas fora daquele recinto..e por isso o resultado só podia ser este...e lá como cá é sempre mais fácil acabar de vez do que melhorar... :roll: :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta abr 10, 2013 1:26 pm

Julgo que o Luis Agostinho sintetizou de forma inatacável e irrepetível a origem e a consumação do problema!
Direi apenas que a culpa, mais do que dos autocaravanistas (independentemente dos abusos eventualmente cometidos por alguns), cabe, na minha opinião, quase por inteiro ao ayuntamiento de Cáceres.
Pareceu-me sempre muito estranho que naquele espaço, sujeito à "pressão" que se conhece e agora reconhece, não estivesse afixado qualquer tipo de regulamento.
Por exemplo, na única vez que o frequentei, algures num dos meses de outono ou inverno de há uns 2 ou 3 anos atrás, permaneci ali durante um fim-de-semana inteirinho. Não tive qualquer consciência de estar a cometer um "crime", por duas razões que bem compreenderão:
A primeira é que o espaço nunca esteve lotado. Houve sempre lugar para novos companheiros. Nunca me senti a mais.
A segunda é que, à custa da minha permanência em Cáceres durante aquele período, acabei por despender mais de 400 euros em diversas atividades, incluindo restauração, visitas a museus e exposições, e compras de diverso tipo no comércio local.
Fiquei agora a saber, pelo teor de algumas intervenções, que afinal sou capaz de não ter tido a finura de me comportar como uma pessoa de bem...
É a autarquia quem devia ter, em devido tempo, sopesado as diversas potenciais utilizações daquele local, e atuado por forma a conciliá-las da melhor forma.
Este é o preço cobrado aos voluntarismos pouco realistas.
O que não se pode fazer é, depois de cometidos os erros, fabricar bodes expiatórios, sobretudo à custa dos autocaravanistas, cuja maioria cumpririam certamente as regras que naquele local lhes tivessem sido explicitamente impostas no momento certo.
Alguém que desminta esta minha convicção!
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Área de Serviços e Pernoita de Cáceres vai fechar

Mensagempor Paulo » quinta abr 11, 2013 10:35 pm

Caríssimos,

Compreendo perfeitamente os argumentos e explicações. No entanto, tive a oportunidade de estar presente na inauguração desta AS, em 2005, e a realidade autocaravanista espanhola não era a mesma que hoje conhecemos. Sobre esta inauguração podem consultar a secção do Portal "Recortes de imprensa".

Na minha perspectiva o local e a localização têm todas as características para fazer face a esta infra-estrutura, no entanto a questão do não ser paga, nem limitada no tempo, durante vários anos, foram os seus principais inimigos. Mas, olhando para trás vemos facilmente os erros, o que nem sempre acontece no momento das decisões. Além disso, pelo que sei, a gestão do recinto também terá sido alterada e esse factor também terá pesado.

É realmente uma pena!

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 27 visitantes