Comunidade estrangeira entrega cadeiras de rodas em Silves

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Comunidade estrangeira entrega cadeiras de rodas em Silves

Mensagempor Paulo » sábado jan 26, 2013 10:02 pm

Caríssimos,

Esta iniciativa é de destacar e mostra como este tipo de turismo cria laços de grande afectividade entre visitantes e visitados.

Foi uma acção de grande seriedade e envolvimento dos muitos AUTOcaravanistas estrangeiros que visitam Silves assiduamente. Lamento apenas que o nosso jornalismo continue a não distinguir AUTOcaravanismo de caravanismo (campismo)...mas não são os únicos...

Cada vez mais, registamos uma certa aproximação entre autarquias e autocaravanistas, pois ambos os lados tiram mais-valias desse bom ambiente e entendimento. É claro que há ainda aqueles autarcas que vivem desenquadrados desta realidade e optam por Regulamentos Municipais ou sinalização vertical, talvez mais próximos de outros tempos do que destes em que vivemos (exemplos directos: Quarteira e Tavira). Um dia chegarão lá....

http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=55142
Comunidade estrangeira entrega cadeiras de rodas em Silves

Nove cadeiras de rodas, doadas por um grupo de caravanistas, foram entregues ontem, nas Piscinas Municipais de Silves ao Banco Local de Ajudas Técnicas (BLAT). Rogério Pinto, presidente da Câmara Municipal de Silves, perante um grupo de cerca de 100 pessoas, recebeu esta doação, tendo-se manifestado «profundamente sensibilizado pelo gesto da comunidade estrangeira que nos visita e que aqui reside e que é parte deste Município».

O autarca silvense recordou o dia 16 de novembro, data em que um tornado passou pela cidade, causando profundos estragos e, sobretudo, recordou o dia 18 de novembro altura em que mais de um milhar de voluntários, entre os quais muitos estrangeiros, se uniram às autoridades no esforço de repor a normalidade na cidade.

«Nunca esquecerei a imagem de umas dezenas de voluntários a transportar, de mão em mão, diversas telhas pelas escadarias dos paços do Concelho, até ao telhado do edifício, que estava completamente descoberto», relembrou Rogério Pinto.

«Este esforço de todos vós, que hoje aqui se materializa, é um esforço idêntico: generosamente, de mão em mão, foram recolhidos donativos, que serão um apoio precioso aos doentes mais carentes da nossa comunidade e, por isso, não posso deixar de vos manifestar a minha mais profunda gratidão e apreço», concluiu o edil.

A entrega das nove cadeiras de rodas ficou concluída com um gesto simbólico: um minuto de silêncio em memória de Maria Filomena Silva Correia Teixeira, a única vítima mortal da passagem do tornado, também ela caravanista.

Recordamos que a ideia de efetuar esta recolha de fundos/doação de materiais partiu de um grupo de caravanistas de nacionalidades alemã e holandesa, que depois se alargaria a outras nacionalidades (ontem estavam presentes na entrega cidadãos de origem alemã, holandesa, inglesa e francesa).

A coleta foi realizada no passado dia 16 de janeiro, entre todos os caravanistas presentes no parque de estacionamento da zona ribeirinha da cidade. Do contributo de todos resultou um montante que rondou os 1200 euros.

Estas cadeiras agora entregues permitirão que o BLAT possa dar uma resposta mais eficaz aos inúmeros pedidos de material ortopédico que diariamente receciona, assim como melhorar a qualidade de vida das pessoas com perda de autonomia ou com dependência (temporária ou permanentemente) e com recursos económicos reduzidos.

De referir que o BLAT é uma resposta social que consiste na cedência temporária de equipamentos aos níveis da saúde, mobilidade, higiene e saneamento com soluções múltiplas adaptadas a diferentes necessidades, tendo em vista apoiar os munícipes durante o tempo que medeia a atribuição das ajudas técnicas pelas vias tradicionais de Saúde e Segurança Social. Funciona no Setor de Ação Social da Câmara Municipal de Silves, na Rua João de Deus, n.º 19 r/c, em Silves.

24 de Janeiro de 2013 | 19:01
barlavento

Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: Comunidade estrangeira entrega cadeiras de rodas em Silv

Mensagempor curto » domingo jan 27, 2013 12:54 am

Uma iniciativa destas só nos pode deixar sensibilizados.
Estive por lá e pela Praia da Rocha na passagem de ano e tive oportunidade de conviver com alguns dos companheiros Belgas, Holandeses Alemães, etc que nos visitam e usufruem das nossas benesses climáticas e é sempre surpreendente a afabilidade e a disponibilidade para confraternizar e conhecer melhor este pais e os Portugueses. Sempre interessados quando lhes mostramos as nossas "riquezas" gastronomicas , quando lhes desvendanos os segredoos dos nossos vinhos e doçarias, e os aconselhamos com paisagens e monumentos a visitar. Isto apesar de verificar que vêm sempre bem informados do que ver e comer por cá.
Por isso este gesto deles, sem duvida indissociavel da recente tragédia em Silves ,é concerteza um modo de reconhecer e contribuir para esta partilha que nós autocaravanistas tanto prezamos e que vivida com outras culturas tanto nos enriquece.
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Comunidade estrangeira entrega cadeiras de rodas em Silv

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jan 31, 2013 8:46 pm

Boa noite,

Sem querer lançar polémicas...mas ó bem que são uns santos ou bem que são uns diabos... :roll: :roll:


Re: Volta a Portugal em AS para AC

por Haddock » quinta jan 31, 2013 6:26 pm

Hoje passei pelo chamado estacionamento Silves-Centro.
Assim NÃO!
Não as consegui contar mas eram muitas dezenas de ACs, talvez a rondar centenas!?
ACAMPADAS!
Toldos, mesas, cadeiras, reboques das viaturas que trazem. Os vários estacionamentos daquela zona estavam todos completos.
Vi um individuo a despejar a cassete numa boca de esgoto. Dado que essa boca de esgoto se encontra perto dum edifício da Câmara é provável que algum consentimento tenha sido dado! E as cinzentas? e o abastecimento em água? Aquilo eram na sua maioria estacionamentos de longa duração.
Gostava que a autarquia de Silves dissesse de sua justiça; aquele tipo de "turismo" não nos pode interessar.
Não fiquei por lá. Tive vergonha
.




Re: Volta a Portugal em AS para AC

por Joaquim Silva » quinta jan 31, 2013 7:51 pm

As autoridades só para os nacionais é que têm olhos. Como são estrangeiros fecham os olhos.




Sem colocar em causa a justeza das afirmações de júbilo em relação ás doações e muito menos a opinião do Haddock...mas esta nossa facilidade em passar de bestiais a bestas...por vezes tenho alguma dificuldade em compreender.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Comunidade estrangeira entrega cadeiras de rodas em Silv

Mensagempor ahlagos » quinta jan 31, 2013 11:31 pm

Boa noite,
Por vezes passo um fim de semana em Silves. O estacionamento é perto do centro da cidade, permite-me ir comer o melhor leitão assado do Algarve! Para além disso é um sítio bonito e muito sossegado. Infelizmente, o abastecimento de água faz-se num bebedouro do parque infantil e os despejos, nas caixas de esgoto do pavimento (que eu faço obviamente na AS de Lagos). Isto, porque a Câmara de Silves hà uns anos que "assobia para o ar"! Percebo porquê: as largas dezenas ou centena e meia de autocaravanistas que por lá estão, NÃO VOTAM EM SILVES!! Por isso, não é preciso "comprar" o voto deles! Independentemente do dinheiro que deixam no mercado, nos cafés ou restaurantes, é preferível "comprar" os votos dos ciganos ou vendedores ambulantes ou outros prováveis votantes.....
Se não há uma Área de Serviço em condições, [u]a culpa é da Câmara[/u],não dos autocaravanistas!!!!!!
Alguns que estavam estacionados na altura do temporal, ainda lá estão! Não duvido que, após a oferta destas cadeiras, a coisa vai mudar..... mas a pagar, como a de Lagos, que muito naturalmente permite a abertura de toldos e até promove (com redução de preços) a permanência para além das 48 horas....
Percebo que quem viva no Norte, tenha alguma dificuldade em perceber esta nova realidade do autocaravanismo no Algarve, que é a permanência por vários meses no Algarve de holandeses, ingleses, suissos e franceses. E que não gostam de ficar num espaço que foi o logradouro de uma habitação, que face à crise foi aproveitado e clandestinamente transformado num parque de estacionamento, situado por detrás "do sol posto" e sem qualquer envolvente paisagística relevante......
É a minha opinião, que vale o que vale.......
RAPIDO 700 FF - Fiat Ducato 3.0-160Ch
Avatar do Utilizador
ahlagos
 
Mensagens: 209
Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm
Localização: Lagos, Algarve


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes