NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor Haddock » sexta jan 18, 2013 11:38 am

Mensagem apagada!
As minhas desculpas.
Editado pela última vez por Haddock em domingo jan 20, 2013 11:33 am, num total de 1 vez.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor fluis » sexta jan 18, 2013 1:12 pm

Boa tarde a todos,

Espero que este importante tema aqui trazido pelo Luís Agostinho, tenha recetividade por parte dos membros do fórum, e que seja possível esclarecer estas questões tão pertinentes e relevantes para o autocaravanismo.

A moderação apenas pede, que a discussão seja sempre feita no ponto de vista da discussão das ideias, e não das pessoas nem tão pouco, vamos centrar a questão em clubes ou Federações. O importante é tentarmos clarificar, do que se trata e que consequências, negativas ou positivas, isso pode trazer para aquilo que nos une a todos: o autocaravanismo
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor ECosta » sábado jan 19, 2013 1:37 pm

[quote="spedy"][quote="ECosta"]

Bom tarde a todos
Em primeiro lugar, quero desde já pedir desculpa a todos pelo que adianto escrevo, com-preendo, tal como vós, que estou a fugir um pouco do assunto deste tópico, mas como aqui foram evocadas “duvidas” sobre Ponte de Lima, é meu dever, (porque estive fortemente envolvido), esclarecer minimamente, assim:
Companheiro Spedy, aqui estou eu para esclarecer algumas das suas dúvidas e eventual-mente de alguns companheiros.

Gostava de esclarecer uma duvida, pt lima é concelho amigo dos autocaravanistas porque? Porque criou um encontro mas entretanto proíbe o estacionamento numa zona de terra batida que quando chove fica em estado pouco recomendável? Qual a infrastrutura de apoio aos autocaravanistas que tem? Eu desconheço mas gostava de saber.

“O 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE AUTOCARAVANAS DE PONTE DE LIMA”,
Foi promovido pelo município, com o objetivo de relançar um bom entendimento com a comunidade autocaravanista, relacionamento um pouco afetado pela proibição de estacionamento das autocaravanas, teve a colaboração do CPA representado pela minha pessoa e pelo dirigente Montinho e do CCCB pelo presidente L. Massa e as presenças ao mais alto nível da FCMP e da FICC.
Apesar do encontro ter sido realizado em julho de 2012, a primeira reunião aconteceu no último trimestre de 2011
durante as primeiras três reuniões, realizadas em 2011, apelamos ao bom censo, não tinha sentido estarmos a organizar um encontro internacional de Autocaravanas e haver na vila sinais de proibição de estacionamento das mesmas, fundamentamos os nossos pontos de vista e razão.
Foi com base nos nossos apelos e discordância da situação que no Natal de 2011 já esta-vam retirados todos os sinais em causa.
Atualmente todos os companheiros autocaravanistas podem estacionar como qualquer outra viatura, respeitando as regras e sinais do código da estrada.
O estacionamento em terra batida que o companheiro refere, mantem-se para todas as viaturas, é preciso não esquecer que o referido espaço está numa zona de controlo ambiental e que não é fácil, ou será mesmo impossível alterar o âmbito.
Pergunta, “QUAL A ESTRUTURA DE APOIO AOS AUTOCARAVANISTAS”
Poderei responder que o município disponibilizou um espaço em lugar “Nobre” para esta-cionamento, gratuito e exclusivo para as autocaravanas durante as festas das “Feiras Novas”
Está agendado construir no município, uma estrutura com uma Estação de Serviço para Autocaravanas, (vulgo ASA, área de serviço para autocaravanas).
Julgo perceber que, as contingências orçamentais do município não têm ajudado a concretização.
Sobre a E.S.A. (estação de serviço para autocaravanas), vulgo A.S.A. em Vila Nova de Cervei-ra, acredite, é muito gratificante e encorajador a sua análise, para todos os que estiveram e conti-nuam a estar envolvidos.
Prometo, em breve falar (escrever) sobre este assunto em um outro tópico que venha a ser criado para o efeito.
Cumprimentos, bom fim de semana, dentro do possível. ECosta
Sim, somos todos diferentes, mas todos iguais.
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor joaof » domingo jan 20, 2013 1:49 am

Boa noite companheiros,

Não se deve confundir o Regulamento de Quarteira com o artigo 5º do Projecto-Lei 778/X porque eles definem regras diferentes.

Ou seja:
- O n.º 6 do artigo 3º do Regulamento de Quarteira estabelece uma discriminação negativa: “… é proibido às autocaravanas praticar o caravanismo”;
-Enquanto que o artigo 5º do Projecto-Lei 778/X visava estabelecer discriminações positivas para as autocaravanas (embora com restrições de tempo com intuito de rotação na utilização desses espaços).

E saliento que o n.º 2 do artigo 5º do Projecto-Lei, numa interpretação literal da letra da lei, não proibia o estacionamento (a palavra proibição não consta do texto), permitia era o estacionamento no espaço público nos locais onde não exista Estacionamento Exclusivo de Autocaravanas. Ou seja, o n.º 2 do artigo 5º do Projecto-Lei apenas legisla sobre o estacionamento nos locais onde não exista Estacionamento Exclusivo de Autocaravanas, nada referindo sobre o estacionamento nos locais onde exista Estacionamento Exclusivo de Autocaravanas (ao contrário do Regulamento de Quarteira).

Além disso, o n.º 1 do artigo 5º do Projecto-Lei também só legisla sobre o tempo de permanência nos locais de Estacionamento Exclusivo de Autocaravanas, nada referindo sobre o estacionamento fora desse espaço nas respectivas localidades.

Assim, sou de opinião que não existe qualquer contradição entre as posições públicas sobre estes assuntos assumidas pelo CAS e pela FPA.

Nota final: Reconheço que a interpretação do companheiro Danibeja do n.º 6 do artigo 3º do Regulamento de Quarteira é pertinente, e com a qual concordo atendendo à definição de Caravanismo do dicionário. Mas qual será a interpretação que as autoridades locais fazem de Caravanismo? Não irão estas confundir simples estacionamento com campismo? Adivinhem a resposta. :shock:

Cpts,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor Luis Agostinho » domingo jan 20, 2013 11:01 am

Bom dia JoãoF,

Agradeço-lhe a resposta/opinião que deu. Espero não ter beliscado a honorabilidade das organizações que referi, chamando a atenção para aquilo que me pareceu um contrasenso.

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor danibeja » domingo jan 20, 2013 11:30 am

joaof Escreveu:Nota final: Reconheço que a interpretação do companheiro Danibeja do n.º 6 do artigo 3º do Regulamento de Quarteira é pertinente, e com a qual concordo atendendo à definição de Caravanismo do dicionário. Mas qual será a interpretação que as autoridades locais fazem de Caravanismo? Não irão estas confundir simples estacionamento com campismo? Adivinhem a resposta. :shock:

Cpts,


Bom dia,

As entidades fisclizadoras, sempre que existem dúvidas devem participar ou informar, consoante as situaçãoes... e não proceder em conformidade com uma disposição da qual existem fundadas dúvidas.

Alem de participar e informar, devem as chefias, dos orgãos com competencia de fiscalização daquela area, pedir esclarecimentos ao legislador...

Portanto, a autocaravana é um veículo automóvel, e não um reboque como as caravanas, para se fazer caravanismo com uma autocaravana, tem que ter comportamentos semelhantes aos dos possuidores de caravanas, nomeadamente comportamentos campistas.

Quando o legislador escreveu "praticar caravanismo", em sentido estrito trata-se de praticar formas de campismo, logo os agentes fiscalizadores apenas devem autuar nessas circunstancias.

Muitos se questionam porquê que o legislador escreveu caravanismo, e não autocaravanismo....
Eu pelo contrário, acho que o legislador queria escrever Campismo e não Caravanismo.

No entanto alerto para que, este diploma é um Regulamento Camarário, logo não exsistem coimas pagas no ato da fiscalização, e é sempre movido o inquérito/processo nas respetivas Câmaras, logo tem muito tempo para apresentar defesa, e demostrar que o agente fiscalizador fez uma má interpretação do diploma.

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor joaof » domingo jan 20, 2013 10:38 pm

Boa noite Danibeja,

Obrigado pelos esclarecimentos sempre úteis para nos sabermos defender.

Um abraço,
João Farrim

"Não perguntes aquilo que o teu clube ou federação podem fazer por ti, pergunta antes aquilo que tu podes fazer pelo teu clube ou federação"
joaof
 
Mensagens: 198
Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm
Localização: Mafra

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor Haddock » segunda jan 21, 2013 4:26 pm

Caros companheiros:
No meu périplo que tenho vindo a relatar noutro tópico chegou a vez de "atracar" na AS de Quarteira.
Excelente aproveitamento de um espaço que só era antes utilizado uma vez por semana. Existem ligações eléctricas, despejos, casas de banho.
Meus amigos: podem boicotá-la à vontade. Aqui se encontram com regularidade mais de 50 AC de várias nacionalidades para além dos Pirinéus. Bem contentes de poderem desfrutar deste espaço e não se importando minimamente com proibições que possam vir a ser feitas algures.
Convençam-se. O autocaravanismo em Portugal e especialmente no Algarve está a mudar. Não sei se é para melhor mas é certamente diferente. E acampar à vontade com os pés dentro da água do mar acabou.
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Avatar do Utilizador
Haddock
 
Mensagens: 101
Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm
Localização: Azeitão/Portugal

Re: NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA, (TIM TIM POR TIM TIM)

Mensagempor ECosta » sexta fev 08, 2013 12:02 am

Boa noite a todos
Companheiros passaram-se duas semanas de “silêncio no deserto”.
Neste tópico escreveu-se existir uma cruzada e boicote contra a AS da Quarteira, quero desde já afirmar, no que a mim diz respeito, é uma análise absolutamente errada, apenas escrevi:

ECosta Escreveu: «QUARTEIRA NUNCA MAIS», (enquanto perdurar o Art.º. 3º pos. 6 do;
“REGULAMENTO INTERNO AREA DE SERVIÇO PARA AUTOCARAVANAS, FREGUESIA DA QUARTERA”
quote]

uma frase assim escrita nunca será uma “cruzada de mal dizer”, mas sim uma decisão que me é imposta,
Haddock Escreveu:.
Meus amigos: podem boicotá-la à vontade. Aqui se encontram com regularidade mais de 50 AC de várias nacionalidades para além dos Pirinéus. Bem contentes de poderem desfrutar deste espaço e não se importando minimamente com proibições que possam vir a ser feitas algures.
Convençam-se. O autocaravanismo em Portugal e especialmente no Algarve está a mudar. Não sei se é para melhor mas é certamente diferente. E acampar à vontade com os pés dentro da água do mar acabou.


Companheiro Haddok (desculpe o citar) acredite, não está nem nunca esteve no meu pensamento qualquer boicote á A.S. da Quarteira, ou a outra qualquer.
Sou promotor e defensor das E.S.A. (estação de serviço para autocaravanas), vulgo A.S., são todas bem-vindas e muito uteis, seria muito bom que existisse pelo menos uma em cada concelho, algumas autarquias com os seus inventos de pictogramas, regulamentos e posturas de trânsito, transformam-nas em guetos de acantonamento para autocaravanas.
Simples exemplos que podem ajudar a compreender a defesa dos autocaravanistas.
Um estacionamento exclusivo para táxis, vulgo “ PRAÇA DE TÁXIS”, não impede que os mesmos estacionem em outros locais públicos, (desde que não recebam passageiros), o mesmo se poderá dizer dos autocarros de passageiros, das viaturas de deficientes que alem de terem estacionamento dedicado, podem estacionar nos restantes locais como qualquer outra viatura automóvel, claro sempre respeitando as regras do código da estrada.
Por outro lado, os autocaravanistas não devem transformar as A.S. em espaços de urbanização residencial de autocaravanas, ou segunda moradia quando o inverno atinge o seu domicilio base, (como alguns casos de autocaravanistas estrageiros).
As A.S. não deve ser a casa de praia ou casa de campo, mas sim um espaço de uma mais-valia útil para toda a comunidade autocaravanista, quando este se assume como autocaravanista de turismo itinerante e precisa apenas de fazer manutenção.
As dunas são locais que requer proteção ambiental, devem estar interditas a todo e qualquer veículo automóvel e não só para os autocaravanistas.
Os autocaravanistas se quiserem fazer campismo devem utilizar os parques de campismo.
Companheiros, durante as duas ultimais semanas procurei informar-me através de emails, contactos pessoais e telefónicos com companheiros das proximidades, com moradores e com responsáveis da freguesia da Quarteira da situação existente referente ao autocaravanismo e às autocaravanas, a informação que obtive de carater particular, foi a seguinte:
A intensão é não permitir às autocaravanas o estacionamento noturno em toda a área da freguesia da Quarteira, dizem que durante a noite existe inconvenientes diversos, desde insegurança até comportamentos de poluição.
Durante a manhã e a tarde, podem estacionar na zona urbana, ir ao café, restaurante, mercado, fazer visitas de interesse turístico que entenderem.
Se utilizarem a A.S. da fonte santa durante a noite, de dia podem sair e entrar sem perderem o lugar, quando estacionarem na zona urbana, a exibição do talão/recibo ajudará as entidades fiscalizadoras a entenderem que estão a utilizar a A.S. durante a noite.
Dizem que existe autocarros de passageiros de meia em meia hora próximo da A.S.
Informaram-me que estão a preparar um regulamento de âmbito municipal que certamente será melhor entendido por todos.
Apesar de não concordar, vou dar o benefício da dúvida e esperar melhores dias, para que eu possa dizer, “NÃO CHORES POR MIM QUARTEIRA , EU EM BREVE VOU VOLTAR”
Cumprimentos ECosta
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes