Pontos de vista...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Re: Pontos de vista...

Mensagempor fluis » quarta jan 16, 2013 3:55 pm

Boa tarde,

Mais uma vez cada caso é um caso e tudo deve ser visto com bom senso.
Não podemos esperar ser vistos como qualquer ligeiro, mas depois estar no parque de estacionamento de uma praia superlotada, onde alguns até foram embora sem lugar, estar ali uma ac, de grelhador de toldo aberto, com umas cadeirinhas cá fora, para que seu proprietário, quando chega da praia tome o seu banhinho, e depois se sente cá fora a fazer horas para acender o churrasco para o jantar, com isso passamos para opinião pública e autarcs, a imagem de campistas que não querem pagar o parque de campismo.
O toldo, a mesa, as cadeiras, têm a sua utilização pratica quer no parque de campismo, quer num pinhal ou num parque de merendas, onde se faria igualmente um pique-nique se fossemos de carro. Agora o bom-senso, devia dizer para deixarmos isso de lado, nos estacionamentos quer das praias, quer das cidades, etc., aí devemos mostrar que o nosso veiculo, só precisa do lugar de estacionamento nem mais nem menos.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » quarta jan 16, 2013 3:58 pm

Victorcardiga Escreveu:
Em resumo, acabei de descobrir que devo manter a autocaravana fechada, e fazer tudo lá dentro ... :(



Bem companheiro fazer tudo também nao exagere... Lembre se que fumar em espaços fechados também não é aconselhável :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Victorcardiga » quarta jan 16, 2013 4:07 pm

A ideia que fico ao ler os tópicos é que o bom senso deixa de tomar partido e não se pratica nada... Por mim se quiser fazer um churrasco, abrir um toldo, montar uma mesa seria num local reservado e nunca no meio do parque de estacionamento da praia de carcavelos, mas pelo que tenho lido, mesmo nos locais remotos essa prática é mal vista e não deve ser praticada, ficando eu com a ideia que deve ter vergonha de ter uma autocaravana e devo andar a pedir desculpa a todas as autarquias por lá passar...
Victorcardiga
 
Mensagens: 21
Registado: quinta nov 29, 2012 10:25 pm
Localização: Carcavelos - Lisboa

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Victorcardiga » quarta jan 16, 2013 4:08 pm

LOL Speedy, se fumar lá dentro ainda vem a ASAE e me multa... felizmente não fumo :)
Victorcardiga
 
Mensagens: 21
Registado: quinta nov 29, 2012 10:25 pm
Localização: Carcavelos - Lisboa

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 16, 2013 5:49 pm

Boa tarde,

fluis Escreveu: O Algarve de Inverno é completamente invadido por autocaravanas de reformados vindos do norte da Europa, em busca do que não têm no seu País: o Sol. Chegam em final de Outubro//Novembro e vão-se embora em Abril, o seu comportamento não é de facto o melhor, mas as entidades já se aperceberam que eles são uma mais valia para a dinamização do comércio local


Quase que me atrevo a dizer que, e respeitando as distâncias, qualquer dia e em pleno inverno a taxa de ocupação hoteleira vai ser ultrapassada em número pelas pessoas que se deslocam em autocaravana....

fluis Escreveu:Atendendo a isso a resposta das autarquias, tem sido um pouco como no outro exemplo referido pelo Luís Agostinho, a A.S. de Albufeira, efectivamente um Autocaravanista não tem as mesmas necessidades de outros campistas (balneários, lava-loiça, etc.), no entanto estes viajantes de autocaravanas do Norte da Europa, procuram um local onde possam ter de algum modo comportamentos campistas, daí um surgimento deste tipo de CamperPark’s


Nem mais nem menos...

Se eu chegar a camping "sou medido" para pagar em função do tamanho da AC...se levar cão...pago também...se quiser luz...pago á parte...não posso escolher o sitio onde parquear...

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pontos de vista...

Mensagempor calexandre » quarta jan 16, 2013 10:33 pm

Luis Agostinho Escreveu:Nem mais nem menos...

Se eu chegar a camping "sou medido" para pagar em função do tamanho da AC...se levar cão...pago também...se quiser luz...pago á parte...não posso escolher o sitio onde parquear...

Um abraço,


:mrgreen: :mrgreen: ....... afinal não é só a minha Ac que encolhe e estica, mediante a estação do Ano.... :mrgreen: :mrgreen: ....... Luís, ....os macacos não pagam..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

passo a brincadeira,

á uns bons meses atrás opinei sobre este assunto, actualmente tenho a certeza, " .... não morremos da doença, .... vamos morrer da cura.... ".
Novamente, volto a concordar plenamente com o Alexandrechora.
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Mafra » quarta jan 16, 2013 11:45 pm

Boa noite a todos! Acho que é tudo uma questão de bom senso como exempla o nosso companheiro Fluis, Ninguém gostaria de chegar a uma praia que normalmente tem estancionamento para todos e ver o parque cheio de autocaravanas com toldos mesas e cadeiras estendidas. Mas por vezes há um local a 200 ou 300 metros da praia onde até podemos estar mais à vontade mas ai já não serve porque o ideal era mesmo junto ao mar.
Não fazer aos outros o que não gostarias que os outros te fizessem, isso é bom senso.

Amigos quem quer estar à vontade não procura confusão :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » quinta jan 17, 2013 10:39 am

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Ehehehehh anda por aí alguém com comichão no pêlo..... sente falta de acção.... alguém que tenta aliciar com palavras bonitas para se divertir... isto tudo porque, mas na realidade o que sente é falta do macaco....


calexandre Escreveu:
:mrgreen: :mrgreen: ....... afinal não é só a minha Ac que encolhe e estica, mediante a estação do Ano.... :mrgreen: :mrgreen: ....... Luís, ....os macacos não pagam..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Novamente, volto a concordar plenamente com o Alexandrechora.


Bem cá está o companheiro Calexandre a faturar umas cavilhas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jan 17, 2013 2:16 pm

Boa tarde,
Se calhar expliquei-me mal... :roll:
Na realidade o que se pretende discutir com este tópico é a ideia que cada um tem de uma AS...
Há aqueles que se servem das AS's só por uma questão de necessidade dos serviços...
Outros haverá que consideram a AS um local priviligiado para estacionar mesmo que por pouco tempo para fazer uma manutenção mais profunda...um local seguro para pernoitar pela companhia...e pelos tais 2 dedos de conversa...

Sem ser uma critica mas ao mesmo tempo uma critica...vamos sempre cair nos comportamentos... :roll:

Vamos pôr de parte essa nossa tendência e vamos analisar só na prespectiva do utilizadôr...

No meu caso pessoal e porque a maioria das viagens que faço são no estrangeiro e sendo os paises que visito pródigos em AS's faço questão de me recolher a elas para pernoita por todas as razões e mais alguma e então se tiver electricidade...(esta é para alguém que eu conheço! :mrgreen: ) melhor ainda...

Se me sinto colocado num gueto..?! concerteza que não...se posso estacionar noutros sitios...?! posso!! mas pernoita só se não puder é que não recolho a uma AS...

Se em Portugal faço o mesmo...?! tendencialmente sim...mas se me proibirem de estacionar para visitar um monumento durante o dia e isso me fôr vedado...só tenho que sair dali e partir para outras paragens...mas será que isso é legal...?!
Concerteza que não...mas para mim o prazer é ser autocaravanista e não viajante encartado com 2000 cidades ou terreolas no meu portfólio...

Agora cruzadas contra sêja o que fôr...não me convidem!

Alguns dirão..." se viajasse mais em Portugal ia saber como eles "mordem"!!!"...talvez?!...mas a mim só me morde quem eu quero!!! :mrgreen: :mrgreen:

Acho que o VictorCardiga definiu bem a paranoia em que alguns entram...

Victorcardiga Escreveu:Boa tarde, sou novo nestas andanças e realmente antes de vir para o fórum pensava que podia fazer mais coisas com a autocaravana... comprei grelhador e tudo, mas afinal não posso usar nada disso.... toldo nem pensar, grelhar na rua dá mau aspecto, ir até a praia devo estacionar longe para não incomodar os lugares dos automóveis, secar uma toalha parece um crime.

Em resumo, acabei de descobrir que devo manter a autocaravana fechada, e fazer tudo lá dentro (menos mal que ela até é grandinha), parece que se passou do 8 ao 80 e eu nunca cheguei a experimentar a liberdade de um autocaravanista


Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » quinta jan 17, 2013 2:26 pm

Boas, a tomada de electricidade faz falta essencialmente para quem gosta de ter o seu ar condicionado a funcionar.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: , ah e para oferecer uma café aos amigos (desde que tragam chávena) :mrgreen: :mrgreen: De resto é possível viver com autonomia energética e recorrer a AS para manutenção.

Pernoita ainda se pode aceitar pelo fator segurança conjunta, se bem que conheço alguns que em caso de chatice eram os primeiros a fugir :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor fluis » quinta jan 17, 2013 3:04 pm

Boa tarde,

Retomando, a análise dos tipos de A.S. e o que pensamos sobre elas.
Vou agora debruçar-me sobre a da Manta-Rota. Esta, tal como a Vila Real de Santo António tem a vantagem da localização, porquê? Porque já era ali que os autocaravanistas estacionavam antes de haver A.S. Após um período de um ano/ano e meio, em que foi proibido às autocaravanas estacionar aqui (proibição pode ser ou não legal não vou analisar isso neste tópico, podem seguir aqui viewtopic.php?f=12&t=3512&p=22906&hilit=Manta+Rota#p22906 ). Os maus comportamentos que se observam hoje em dia, não apareceram com a criação da A.S., uma vez que são iguais aos que se podiam observar há 2 anos atrás no mesmo local, tal como o disse para a de Vila Real de Santo António, pode-se lamentar o facto de não se ter aproveitado a criação da A.S. para disciplinar o que se passa lá dentro. De lamentar ainda, não haver a possibilidade de funcionar com espaço mais reduzido no verão, contudo de verão com a confusão que fica este local, até não deveria de ser fácil a manobra para as Ac’s de maior porte.

A da Quarteira não seguiu esta lógica, está mal localizada estando longe de tudo, nunca seria aqui que os autocaravanistas optariam por parar, se juntarmos ao erro da localização da A.S. o facto de aparentemente estar proibido o estacionamento fora da A.S. (ver tópicos viewtopic.php?f=12&t=6158 e viewtopic.php?f=12&t=6149), percebe-se o porquê do desagrado dos autocaravanistas.

Outro exemplo de A.S. efetuada noutro local que não onde era habitual já elas estacionarem, é a de Constância. Onde era costume as AC’s estacionarem, dava jeito que estivesse disponível quer para a manobra dos autocarros que vêm deixar o pessoal que vai dedicar-se à canoagem, quer para a logística da própria canoagem, pelo que a autarquia fez o local de manutenção e estacionamento do outro lado do rio, mais longe da povoação, tentando com isso passar a ter aquele espaço livre, o que aconteceu na pratica, foi que as autocaravanas continuam a estacionar no local antigo, só utilizando o novo espaço para efetuar a manutenção, quem saber melhor esta questão é o companheiro ZeJorge e se eu estiver a dizer uma barbaridade ele que me corrija s.f.f.

Pessoalmente, e isto pode ser derivado do habito de viajar em Países como França, habituei-me nas minhas deslocações, sempre que as haja, estacionar e pernoitar em A.S., sem com isso me sentir com menos liberdade. Se pensarmos que por exemplo em França, quase todos os locais têm A.S. a qual está bem localizada, que tem lugares espaçosos para nós, que normalmente estão nas zonas em que não temos que passar pelos locais mais apertados da povoação, apetece perguntar, porquê pensar em estacionar noutro lado? Agora nunca senti dificuldade para estacionar noutros lugares que não as A.S., para ir aos Mercados, às padarias, pastelarias, etc., os próprios Franceses em zonas de maior afluência turística, criaram já há mais anos as suas “Albufeiras”, vide os exemplos das A.S. “Palavas les Flots”, ou em Saint-Tropez.

Pessoalmente, gosto mais das A.S. pequenas (Aldeia da Luz, Constância, Terrugem), etc. do que por exemplo uma como a de Albufeira, mas isto é a minha opinião, haverá certamente quem prefira Albufeira, e as soluções devem surgir para resolver os problemas gerais do autocaravanismo e não a minha ou de outro em particular.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Pontos de vista...

Mensagempor fluis » quinta jan 17, 2013 3:35 pm

Boa tarde,

Só mais umas palavras sobre as A.S., para comentar uma das recém-chegadas. Sob-reversa de que as impressões não são minhas, porque ainda não fui lá, o que dizer da nova A.S. de Soure? Faltam-lhe as grelhas no chão para o despejo das cinzentas, e está equipada com 3(três!) euro-relais. Mas será que as autarquias não têm melhor onde gastar? Porquê 3, onde só 1 bastava?
Só por curiosidade, na Alemanha é frequente que as A.S. não tenham a grelha no chão sendo toda a manutenção efetuada nestes bornes, quer euro-relais quer da Fiamma, mas isso é consequência de quase todas as ac’s alemães estarem equipadas com um tubo para colocar na descarga das águas cinzentas e eles estão habituados a direcionar esse tubo para o local onde nestes bornes se despeja também a cassete.
Para terminar quero informar que a informação desta A.S. de Soure foi-nos enviado pelo companheiro António Garrido para quem vão os nossos agradecimentos, e já se encontra inserida na B.D. do CampingCar Portugal.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Pontos de vista...

Mensagempor ECosta » quinta jan 17, 2013 3:47 pm

Boa tarde a todos
Companheiros, ao intervir neste tópico, apenas vão comentar o meu
“PONTOS DE VISTA”.
Entretanto, considero muito útil todos os comentários, opiniões e eventuais cenário imaginados.
A sigla e o nome A.S.A. área de serviço autocaravanas vulgarizou-se entre toda a comunidade autocaravanista, mas para os menos atentos, confundiram com as «áreas de serviço nas autoestradas», assim desde 2009 que os promotores de um projeto-lei para o autocaravanismo e alguns clubes da modalidade, utilizam as seguintes siglas e terminologia
“AAA” - Área de Acolhimento de Autocaravanas”: o espaço sinalizado, integrando ou não estação de serviço, onde os autocaravanistas podem, estacionar e pernoitar.
“EEA” - Estacionamento Exclusivo de Autocaravanas”: o espaço dimensionado para imobilização reservada e exclusiva de autocaravanas na via pública, ou em parques de estacionamento públicos ou privados, respeitando as normas do Código da Estrada e demais legislação aplicável, por períodos não superiores a 72 horas.
“ESA” - Estação de Serviço para Autocaravanas”: o espaço sinalizado que dispõe de equipamento próprio para apoio exclusivo de autocaravanas, incluindo sistemas completos para escoamento de águas residuais, esvaziamento de WC químicos, abastecimento de água potável, despejo de resíduos sólidos urbanos (e eventualmente, carga de eletricidade).
O CONCEITO que cada um tem ou faz, terá sempre que estar condizente com o regulamento interno do respetivo espaço, que foi superiormente aprovado, caso contrário está sujeito a ser expulso.
Este é o meu “PONTODE VISTA”
Concordo plenamente e acho legitimo que a edilidade da Quarteira procure rentabilizar o investimento efetuado na construção da ASA, mas nunca “atropelando” o código da estrada e as leis do país.
Possivelmente somos todos diferentes, mas somos todos iguais
Cumprimentos autocaravanistas ECosta
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jan 17, 2013 9:02 pm

Boa noite ECosta,

Não quero que pense como eu ou que concorde comigo...mas diga-me uma coisa, isto que escreve pode ser transposto para o regulamento que Quarteira agora decidiu...certo ou errado...ou sêja se o estacionamento que fazemos em Quarteira fôr fora da AS ou Camping não é condizente com o regulamento interno(palavras suas) de Quarteira... por consequência só nos resta ser expulsos?!
Apesar de ser um atropelo ao código da estrada e ás leis do país...como diz e bem.

ECosta Escreveu:O CONCEITO que cada um tem ou faz, terá sempre que estar condizente com o regulamento interno do respetivo espaço, que foi superiormente aprovado, caso contrário está sujeito a ser expulso.Este é o meu “PONTODE VISTA”


Concerteza que aquilo que citei da sua mensagem se refere áquela variedade de AS's que enumerou...mas se considerarmos que Quarteira também é um "espaço" com regulamentos camarários superiormente aprovados...

Um abraço,


NB: as palavras a negrito foram realçadas por mim.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pontos de vista...

Mensagempor ECosta » domingo jan 20, 2013 6:51 pm

[quote="Luis Agostinho"]Boa noite ECosta,

...ou sêja se o estacionamento que fazemos em Quarteira fôr fora da AS ou Camping não é condizente com o regulamento interno(palavras suas) de Quarteira... por consequência só nos resta ser expulsos?!

Boa tarde Companheiros
Continuando com “OS PONTOS DE VISTA”.
O regulamento interno e as normas de utilização afixadas em A.A.A. – E.E.A. – E.S.A., vulgo A.S. (áreas serviço autocaravanas), nada têm a ver com a área externa a esse espaço.

Para o ordenamento de trânsito das ruas, parques de estacionamento e outras vias públicas, a aplicação e o respeito do “CODIGO DA ESTRADA” é super suficiente.

Os regulamentos, das juntas de freguesia ou das camaras, devem (ou deviam) respeitar as leis superiores dos pais.
No que ao autocaravanismo diz respeito, basta aplicar o “CODIGO DA ESTRADA”

Cumprimentos ECosta
“Sim, somos todos diferentes, mas todos iguais”
ECosta
 
Mensagens: 67
Registado: segunda fev 14, 2011 3:56 pm
Localização: MINHO VIANA DO CASTELO

Anterior

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes