Pontos de vista...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Pontos de vista...

Mensagempor Luis Agostinho » terça jan 15, 2013 12:25 pm

Bom dia,

Apesar daquilo que nos une, há algo que ainda nos "divide"...o conceito que cada um tem de Area de Serviço (AS). Se repararem nestes 3 tópicos que coloco a seguir, estamos a falar de conceitos diferentes...se para alguns a AS é para tirar "bilhete" para temporadas para outros é o minimo indipensavel (só para serviços)...será um bocado dificil definir o que está certo ou errado...

Fora ou dentro...na realidade é isso que nos que nos divide...embora também exista o meio termo para alguns...nem fora nem dentro...mas por aí!

Neste tópico consideramos que estamos a ser metidos num "gueto"...

viewtopic.php?f=12&t=6149

Neste aqui congratulamo-nos com o sucesso da AS de Albufeira pelas enchentes que regista...

viewtopic.php?f=12&t=6153

Neste aqui fazemos ambas as coisas..

viewtopic.php?f=12&t=6136

Óbviamente que o facto de citar opiniões de outras pessoas nestes tópicos não quer dizer que sêja uma critica ás posições que assumem, limitei-me simplesmente a utilizar as opiniões dessas pessoas para "ilustrar" este tópico.

Concerteza que ninguém é dono da verdade ou do que está certo ou errado...

Por exemplo...não acham legitimo que em Quarteira a edilidade queira retorno do investimento efectuado na AS?!

Será que Albufeira não faria o mesmo se tivesse a AS ás moscas?!

Porque será que não nos sentimos atraidos pela AS de Almada de Ouro?!

"Companheiro Hadock

Como lhe disse ,Almada de Ouro era importante,um sitio previligiado para o Autocaravanismo ,pena que os Portuguses só queiram colocar a Autocaravana dentro de água,..."
By Maprista

Se acharem que vale a pena responder...senão podemos continuar na paz do Senhor.

Um abraço,





NB: Já agora registo que no antigo fórum era possivel colocar temas a votação, neste penso que isso não é viável ou pelo menos fora das "votações", corrijam-me se estiver errado.
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pontos de vista...

Mensagempor fluis » terça jan 15, 2013 3:21 pm

Boa tarde,

Isto de facto há para todos os gostos e feitios, bem como para todas as opiniões.

Antes de Quarteira tomar a atitude que tomou, já tinha havido algo semelhante quando foi aberto a A.S. privada de Óbidos ao mesmo tempo que a respectiva câmara passou a proibir o estacionamento das AC’s junto ao aqueduto, já nessa altura isso tinha sido tema de discussão por aqui:

viewtopic.php?f=12&t=1662

viewtopic.php?f=12&t=1686

Na minha modesta opinião, as coisas devem ser vistas com flexibilidade de parte a parte, e ter sempre em conta todos os factores.

Por exemplo, Mafra, limitou-se a criar um regulamento municipal limitativo, não tendo criado sequer alternativas:

viewtopic.php?f=12&t=642


Só para dar um exemplo, lembro-me muito bem de numa das melhores zonas (a Bretanha) de França, já de si considerado o exemplo a seguir, o estou a referir-me a Saint-Malo onde em 2006 era proibido estacionar autocaravanas nos parques junto ao centro histórico, contudo como existia alternativa, um grande parque de estacionamento para autocaravanas e outros veículos, com área de serviço para AC’s à entrada do mesmo, bem como paragem de navette gratuita para o centro histórico, não haver da parte de ninguém o sentimento de discriminação.
No caso da Manta-Rota, o mal é não haver apenas alguns lugares reservados, para nós de Verão, porque para quem conhece a povoação sabe que durante o Verão não seria praticável metade do estacionamento da Vila estar reservado para autocaravanas, até porque como nós muito sabemos, para a quase totalidade dos lugares nem haveria rotação durante semanas a fio, na minha opinião penso que nós é reservado todo aquele estacionamento de Inverno, só porque de facto não faz falta e está disponível, e como aos poucos os responsáveis autárquicos algarvios estão a mudar a visão que têm do Autocaravanismo, permitiram que de proibição de Verão e Inverno, passasse estar reservado metade do estacionamento para as Autocaravanas durante o Inverno, onde nem falta sequer a A.S. Repito que peca por agora, por não continuar a haver de Verão um número reduzido de lugares reservados para AC’s.

Voltarei a este assunto mais tarde e com mais tempo.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Pontos de vista...

Mensagempor ruca » terça jan 15, 2013 4:15 pm

fluis Escreveu:Boa tarde,
No caso da Manta-Rota, o mal é não haver apenas alguns lugares reservados, para nós de Verão, porque para quem conhece a povoação sabe que durante o Verão não seria praticável metade do estacionamento da Vila estar reservado para autocaravanas, até porque como nós muito sabemos, para a quase totalidade dos lugares nem haveria rotação durante semanas a fio, na minha opinião penso que nós é reservado todo aquele estacionamento de Inverno, só porque de facto não faz falta e está disponível, e como aos poucos os responsáveis autárquicos algarvios estão a mudar a visão que têm do Autocaravanismo, permitiram que de proibição de Verão e Inverno, passasse estar reservado metade do estacionamento para as Autocaravanas durante o Inverno, onde nem falta sequer a A.S. Repito que peca por agora, por não continuar a haver de Verão um número reduzido de lugares reservados para AC’s.

Voltarei a este assunto mais tarde e com mais tempo.

Boas companheiro, penso que a questão da rotatividade não seria problema, pois bastava que se limitasse o estacionamento a 48 ou no maximo a 72 horas, não permitindo claro está o retorno da mesma matricula por um periodo por exemplo de mais 72 horas após a saída da AS e estava resolvido, o que eu penso é que os reponsáveis nem nisso pensaram simplesmente eles entendem que de verão já têm muita gente e não somos lá precisos, e como aquilo no inverno estava ás mosacas vamos la a aturar aqueles gajos das AC que sempre cá deixam algum. Para mim essa é a maneira de pensar deles.
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » terça jan 15, 2013 8:05 pm

Boa tarde,

Ora bem para não estar a sempre a sobrecarregar o senhor com paz, cá vai uma opinião:

Uma das definições que encontramos na net é esta:
"
área
nome feminino
1. extensão de espaço compreendida dentro de certos limites; superfície
2. zona com características particulares ou que se destina a uma função específica
3. GEOMETRIA medida da superfície de uma figura plana
4. figurado campo de estudo
5. figurado campo em que se exerce determinada ação;
área de serviço instalação localizada junto a uma bomba de gasolina, normalmente na margem de uma autoestrada, que disponibiliza serviços de restaurante, lavabos e tabacaria; "

Penso que conjugando o ponto 2 e 5 temos praticamente a definição adequada ao espaço a que chamamos área de serviço e que deveria servir como espaço de apoio á manutenção das Ac's.

Mas na minha opinião e depois de ler a alguma informação disponível, verifico que afinal várias (felizmente não todas) das tão aclamadas áreas de serviço não passam de um parque de campismo disfarçado com um preço mais barato...

Senão vejamos:
em algumas Areas de Serviço fazemos a manutençao da Ac, no parque de campismo tambem :oops:
Nos espaços que fazem parte da dita Area de serviço permite a pernoita, no parque de campismo tambem :oops:

Bem chego agora a conclusão que talvez fizesse o mesmo turismo com uma caravana e com investimento inicial bem mais reduzido...Afinal as áreas de serviço tambem podem acolher caravanas, tal como os parques de campismo... :roll:


Divagando, não sei até que ponto é que a mistura de conceitos não está a levar ao caminho que temos assistido em algumas autarquias do "empurrar" os estacionamentos para as áreas de serviço proibindo as Ac's (que muitas delas são veiculos ligeiros) estacionar em lugares perfeitamente aceitáveis dentro do bom senso.

enfim, são opiniões :roll: :wink:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor alexandrechora » terça jan 15, 2013 9:25 pm

Boas a todos

Ehehehehh anda por aí alguém com comichão no pêlo..... sente falta de acção.... alguém que tenta aliciar com palavras bonitas para se divertir... isto tudo porque, mas na realidade o que sente é falta do macaco....

Agora fora de brincadeiras.... Spedy, não estás muito longe, ou melhor.... bem pelo contrário estarás muito perto dos verdadeiros motivos das AS, pelo menos de muitas que surgiram a titulo de ornamento de transito/estacionamento e de questões ambientais....
Em muitos dos casos é a nova versão low cost de camping.... mas até tudo ok cada um luta com as armas que tem... mas o que mais me lixa e desculpem lá o termo, é a obrigatoriedade de estacionamento....

Cumps a todos
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora
 
Mensagens: 526
Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am
Localização: Lourinhã

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » terça jan 15, 2013 9:36 pm

alexandrechora Escreveu:Boas a todos

Ehehehehh anda por aí alguém com comichão no pêlo..... sente falta de acção.... alguém que tenta aliciar com palavras bonitas para se divertir... isto tudo porque, mas na realidade o que sente é falta do macaco....



Companheiro Alexandrechora não sei se o companheiro Luis se vai ficar com essa :twisted: :mrgreen: :twisted: :mrgreen: e ainda não chegou o companheiro com o moscatel :twisted: :twisted: :twisted:

alexandrechora Escreveu:Agora fora de brincadeiras.... Spedy, não estás muito longe, ou melhor.... bem pelo contrário estarás muito perto dos verdadeiros motivos das AS, pelo menos de muitas que surgiram a titulo de ornamento de transito/estacionamento e de questões ambientais....
Em muitos dos casos é a nova versão low cost de camping.... mas até tudo ok cada um luta com as armas que tem... mas o que mais me lixa e desculpem lá o termo, é a obrigatoriedade de estacionamento....

Cumps a todos


Pois obrigatoriedade... e será Legal??? parece que não...

Também me parece que por vezes existem utilizadores de Ac's que so visitam a area de serviço ou a localidade que tem area de serviço...

Não sei mas talvez se as pessoas dessem o devido uso que uma área de serviço deve ter essas formas inteligentes de criar "camping's low cost" fosse terminando... :roll:

Mas para alguns nem tudo é mau já que os macacos ainda não estão proibidos de frequentar as areas e camping's :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor curto » terça jan 15, 2013 10:23 pm

Uma questão que há algum tempo me persegue e para a qual ainda não procurei esclarecimento legal.
Os sinais de proibição de estacionamente de ACs, ou até de circulação (p ex na ponte da ilha de Faro) , seja com o habitual logotipo seja com o descritivo associado ao sinal geral de proibição de estacionamente ou circulação, é legal face ao código de estrada?
Que me lembre, no codigo de estrada (o exame já lá vai há uns 40 anos) a AC não é uma categoria especifica de veiculo, e portanto rege-se pela que se aplica aos veiculos ligeiros (peso até 3.500 Kg).
Estarei errado?
Alguem pode esclarecer?
Saudações
A C
Avatar do Utilizador
curto
 
Mensagens: 175
Registado: terça mar 08, 2011 11:35 pm
Localização: Marinha Grande

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 16, 2013 11:30 am

Bom dia,

O Ruca poderá dizer que não responde "sôbre cenários" como os nossos governantes...mas vou deixar aqui umas perguntas dificeis... :wink:

Vamos-no cingir ao caso concreto da Manta Rôta mas que serve para qualquer lugar que sêja a pagar...

ruca Escreveu:penso que a questão da rotatividade não seria problema, pois bastava que se limitasse o estacionamento a 48 ou no maximo a 72 horas, não permitindo claro está o retorno da mesma matricula por um periodo por exemplo de mais 72 horas após a saída da AS e estava resolvido,


Vamos supôr (lá vem o tal cenário!) que a AS tem 10 autocaravanas e que metade dessas atingiu o limite máximo de tempo permitido e que têm efectuado o pagamento...ou sêja tudo em ordem...será que o responsável do parque vai mandar essas autocaravanas embora porque atingiram o limite máximo e ao mesmo tempo deixa de recolher o lucro que essas mesmas AC's geram só porque atingiram o tempo máximo?
Agora vem o pior...será que ele sabe se vai ter outras 5 AC's para repôr o lucro que perdeu com as outras 5 que mandou embora?

Agora vamos a outra pergunta dificil... :wink:

Quando alguns falam do gabarito das AC's quer queiram quer não as dimensões de uma AC's nunca podem ser as mesmas que um ligeiro e como ainda não descobrimos como encolher a AC...

ruca Escreveu: o que eu penso é que os reponsáveis nem nisso pensaram simplesmente eles entendem que de verão já têm muita gente e não somos lá precisos, e como aquilo no inverno estava ás mosacas vamos la a aturar aqueles gajos das AC que sempre cá deixam algum. Para mim essa é a maneira de pensar deles.


Vamos imaginar (de novo o cenário!) que partindo do principio que um ligeiro paga o mesmo que uma AC mas que por via das circunstâncias ocupa um bocadinho mais que um ligeiro...mas que á entrada o responsável do parque está embasbacado a olhar para aquele "avião" e esquece-se que aquilo ocupa dois lugares e só está a pagar um...quantos ligeiros é que eles vão deixar de receber por falta de espaço?!
Agora imaginem no verão e na Manta Rôta!!

Agora...espero não melindrar ninguém porque não é essa a minha intenção...simplesmente estou-me a basear em factos...

Tendo em conta a pouca procura por parte dos autocaravanistas portugueses e alguns estrangeiros da AS Almada de Ouro...atentem na tabela de preços e reparem na redução de preço da diária á medida que a estadia se estende...afinal quem é que está a promover o sedentarismo nas AS's?!

Outro exemplo...a AS de Pedrogão...que segundo sei está limitada a 72H (e peço desculpa se estou enganado!)...será que o autocaravanista que está lá...dois ou três autocaravanistas que estão, são convidados a sair porque atingiram as 72h? Implicando com isso a perda de rendimento ou de retorno de investimento ali efectuado?!

Agora cheguem as rodas mais para dentro da água do mar, como diz o Maprista, e ao fim de 72H despejem aquele pessoal todo para o meio da rua?! :twisted:

Agora vejam a opinião do Fluis se não é avisada...e isto não se trata de "graxa" á admnistração... :mrgreen:

fluis Escreveu:Na minha modesta opinião, as coisas devem ser vistas com flexibilidade de parte a parte, e ter sempre em conta todos os factores.


Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » quarta jan 16, 2013 11:53 am

Bom dia,

Companheiro Luis Agostinho, não citando o post mas tentando apanhar a ideia geral há algumas coisas a assinalar...

Certo que uma Ac não tem a dimensão de um ligeiro mas se falar mos por exemplo de um Audi Q7 certo é que nos parques de estacionamento que por aí existem nao ocupa so um lugar e eu pergunto, os proprietários pagam dois? Claro que não o carro nem tem cama nem cozinha nem WC porque haveria de pagar....

Acho que escrevi em algures que o bom senso deve imperar.... :wink:

Restantes factos que referes parece de uma forma geral que vão bater todos ao mesmo sítio, definição e conceito, falamos como o companheiro Alexandrechora referiu de parque de campismo Low cost e não de áreas de serviço.

As gasolineiras de auto estrada, também conhecidas por áreas de serviço e que penso que realmente o são, é que ainda não perceberam (pelo menos a maioria) que se cobrassem o apoio que dão aos pesados tinham ali um grande negocio.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor ruca » quarta jan 16, 2013 1:14 pm

Boas, companheiro Luis Agostinho, em relação a alguns temas que coloca vejamos então;
1 - em relação ao tamanho, uma autocarvana mede tanto de inverno como de verão. Pelo que se o argumento é, no lugar de uma AC cabem 2 ligeiros, e nem sempre é assim, então cá estamos a bater no ponto do pensamento " deles " no verão temos muita gente não precisamos dos " gajos " no inverno temos isto ás moscas vamos la a atrair os " parolos " para lhes sacar os cobres.
2 - quanto ao tempo penso que existem outras As que funcionam com esse sistema e não me parce que seja problemático, até porque naquela zona do país o que não faltará é quem queira ocupar os lugares vagos.
Sinceramete para mim isto é uma questão de mentalida tacanha dos nossos autarcas, e tambem de subserviencia aos interesses ( lobis ) instalados, e foi a conjugação destes 2 factores nos nossos direntes politicos desde á muitos anos a esta parte que nos conduziu ( ao país ) ao estado em que estamos.
Boas voltas
Rui Vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: Pontos de vista...

Mensagempor ruca » quarta jan 16, 2013 1:22 pm

Desculpem a maçada, mas só mais uma pequena questão, se de algum modo esses senhores tivessem algum respeito pelo Auto Caravanismo, mesmo não mantendo o estacionamento no verão pelo menos mantinham a parte da area de serviço, manutenção en funcionamento, no meu caso e quando ali me desloquei foi mesmo só com esse propósito pois passava ao lado e era a area mais proxima, não pretendia ficar pois não gosto de grandes aglomerados. " estou a falar da manta rota "
Rui Vaz
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
Avatar do Utilizador
ruca
 
Mensagens: 298
Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm
Localização: oliveira do hospital

Re: Pontos de vista...

Mensagempor spedy » quarta jan 16, 2013 1:35 pm

ruca Escreveu:... não mantendo o estacionamento no verão pelo menos mantinham a parte da area de serviço, manutenção en funcionamento, no meu caso e quando ali me desloquei foi mesmo só com esse propósito pois passava ao lado e era a area mais proxima, não pretendia ficar pois não gosto de grandes aglomerados. " estou a falar da manta rota "
Rui Vaz



Ora cá está um excelente ponto de vista :!:
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Luis Agostinho » quarta jan 16, 2013 2:10 pm

Sem querer descambar... :mrgreen: :mrgreen:

ruca Escreveu: em relação ao tamanho, uma autocarvana mede tanto de inverno como de verão


Ruca tenho um amigo ali para os lados de Maceira...que diz que a dele incha no verão...a autocaravana claro está!!! :mrgreen: :mrgreen:

ruca Escreveu: no inverno temos isto ás moscas vamos la a atrair os " parolos "


Bem...se os parôlos renderem mais que as môscas...não tá mal visto não senhor!!! :wink:

ruca Escreveu:Sinceramete para mim isto é uma questão de mentalida tacanha dos nossos autarcas, e tambem de subserviencia aos interesses ( lobis ) instalados, e foi a conjugação destes 2 factores nos nossos direntes politicos desde á muitos anos a esta parte que nos conduziu ( ao país ) ao estado em que estamos.


Quanto a isto...definitivamente assino por baixo!! :wink:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Re: Pontos de vista...

Mensagempor fluis » quarta jan 16, 2013 3:07 pm

Boa tarde,

Continuando com a análise que comecei ontem. Como referi, estamos perante objectivos e situações diferentes.

Pegando por exemplo, numa das A.S. mais antigas de Portugal:
Aldeia da Luz: Qual o objectivo da sua construção. Ao oferecer um ponto ecológico de manutenção para AC’s, o objectivo claro era cativar este tipo de veículos oferecendo o atractivo dos serviços gratuitos, de 3 lugares espaçosos junto à área, em troca esperando que os autocaravanistas que por lá passam utilizem a padaria, a queijaria o mini-mercado, os cafés, etc. Como é óbvio não seria preciso, haver esta infra-estrutura, para se visitar esta povoação, nem tão pouco agora haverá alguém da autarquia que pense sequer em proibir o estacionamento noutros lugares que não na área. Agora será que faz sentido o estacionar fora dos lugares que nos estão reservados? A área não está muito longe do centro, temos lugares grandes, porque não estacionar ali, será que isso de alguma forma me limita a liberdade? Isto não difere muitos dos carros, será que eu não quero que me façam lugares marcados para estacionar, só porque isso me impede de estacionar em cima do passeio, como o fazia antes de preparem lugares para estacionamento?

Passando agora para outro exemplo, muito falado por aqui: Vila Real de Santo António. Este é um caso típico onde se pode dizer que a A.S. foi implementada no melhor lugar, se tivermos em conta que pelo menos nos 2 últimos anos era naquela local que se concentravam as autocaravanas. Só que em vez de criar a A.S. o que esteve em cima da mesa da autarquia, foi a proibição de estacionamento das autocaravanas ali naquele local. Penso que a solução encontrada, criação da área de serviço, a cobrança de estadia e algumas tomadas para fornecimento de energia, foi uma solução melhor que a proibição, ou não terá sido? Em relação aos comportamentos dos autocaravanistas que utilizam o espaço, penso que nem é preciso dizer que estamos todos de acordo, quanto a gostarmos de ver as pessoas a ter outro comportamento. Só que é preciso termos presente que isso não apareceu com a criação da área, já que os comportamentos eram iguais ou piores por parte daqueles que já antes da criação da área ocupavam aquele espaço, pode-se talvez dizer que até melhoraram ligeiramente. Podemos é lamentar de se ter perdido uma oportunidade, de disciplinar estes comportamentos com a criação da área.
É necessário termos presente que a situação do Autocaravanismo no Algarve de Inverno, tem particularidades completamente diferentes do resto do País, bem como do próprio Algarve no Verão. O Algarve de Inverno é completamente invadido por autocaravanas de reformados vindos do norte da Europa, em busca do que não têm no seu País: o Sol. Chegam em final de Outubro//Novembro e vão-se embora em Abril, o seu comportamento não é de facto o melhor, mas as entidades já se aperceberam que eles são uma mais valia para a dinamização do comércio local, mas a sua quantidade e o já referido comportamento, acaba por ser prejudicial para os companheiro que habitam no Algarve e pretendem fazer os seus fim-de-semana de descanso.
Atendendo a isso a resposta das autarquias, tem sido um pouco como no outro exemplo referido pelo Luís Agostinho, a A.S. de Albufeira, efectivamente um Autocaravanista não tem as mesmas necessidades de outros campistas (balneários, lava-loiça, etc.), no entanto estes viajantes de autocaravanas do Norte da Europa, procuram um local onde possam ter de algum modo comportamentos campistas, daí um surgimento deste tipo de CamperPark’s, tratam-se de pessoas que se não tiverem estes locais onde possam fazer, o irão fazer onde o conseguirem, quer seja o estacionamento de um praia, uma arriba, etc., qualquer sitio será bom, ou seja o quero dizer é que não é o aparecimento destas infra-estruturas que potenciam estes comportamentos, mas sim infelizmente as pessoas que os têm enraizados, sendo difícil de modificar esse modo de estar no autocaravanismo, e se não puderem fazer aqui vão-se embora para Marrocos ou outros locais, trata-se de situações delicadas de gerir.

No fundo o que se está aqui a fazer é um pouco semelhante ao que já foi feito para os automóveis nas grandes cidades, ou seja, como não é possível haver estacionamento para todos, criam-se parquímetros, parques subterrâneos, parques junto aos interfaces de metro/comboio/autocarro, claro que cidades onde não existe esta afluência de automóveis não faz sentido tomar este tipo de medidas.
Penso que no autocaravanismo temos de ver do mesmo modo, há quem prefira ir para lugares isolados, ou com pouca afluência de autocaravanas, e aí o estado actual é suficiente e certamente não irão encontrar quaisquer restrições, mas há quem tenha preferências opostas, e aí como a afluência é grande como já vimos, por vezes já não havendo espaço para todos, torna-se quase obrigatório o aparecimento destes espaços.
Voltamos mais uma vez à questão que situações diferentes pedem soluções diferentes, cada caso é um caso.

Voltarei mais tarde a abordar o tema.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Pontos de vista...

Mensagempor Victorcardiga » quarta jan 16, 2013 3:42 pm

Boa tarde, sou novo nestas andanças e realmente antes de vir para o fórum pensava que podia fazer mais coisas com a autocaravana... comprei grelhador e tudo, mas afinal não posso usar nada disso.... toldo nem pensar, grelhar na rua dá mau aspecto, ir até a praia devo estacionar longe para não incomodar os lugares dos automóveis, secar uma toalha parece um crime.

Em resumo, acabei de descobrir que devo manter a autocaravana fechada, e fazer tudo lá dentro (menos mal que ela até é grandinha), parece que se passou do 8 ao 80 e eu nunca cheguei a experimentar a liberdade de um autocaravanista quando ser Português era sinónimo de liberdade mas como vamos descobrindo pelas noticias diárias vivemos numa ditadura (Obrigado amigo Passos).

Ficam as memórias de juventude quando saia com os meus pais e familiares até uma mata nacional com lancheiras, grelhadores, sumos e bejecas para uma tarde bem passada em família. :(
Victorcardiga
 
Mensagens: 21
Registado: quinta nov 29, 2012 10:25 pm
Localização: Carcavelos - Lisboa

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes