Duvida sobre se é correcto

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Duvida sobre se é correcto

Mensagempor jrainha » quinta nov 22, 2012 5:43 pm

Caros companheiros, tenho uma duvida que me anda a atormentar a cabeça sobre se posso fazer ou não, quando saio com a minha casinha. E a duvida que tenho é a seguinte: de acordo com as regras de bom autocaravanismo, será que se pode fazer uma fogueira num assador só para grelhar um almoço para dois num sitio aberto, sem abrir toldos nem por mesas cá fora, ou essa situação não é admissivel? Faço esta pergunta porque a minha mulher come só dieta e grelhados por motivos de saude, e sempre que saimos nunca usamos o grelhador, com receio de ser uma má pratica para a nossa imagem. Agradecia que me esclarecessem sobre este tipo de comportamento, se o posso fazer de longe a longe ou simplesmente não se pode fazer. Desde já agradeço toda a ajuda que derem, e obrigado pela vossa atenção.


Saudações Autocaravanistas

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha
 
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm
Localização: Trofa

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor Américo » quinta nov 22, 2012 6:01 pm

Boas companheiro;
esse assunto ja tem sido tema para muitas conversas,para alguns não deve ser feito nada fora da autocaravana visto quebrar as regras de ouro e da ética do autocaravanista,para outros não tem problema desde que não se incomode ninguém,etc...etc...
na minha modesta e humilde opinião,penso que não tem problema algum nem tão pouco quebra a ética se parar-mos num descampado a beira-mar ou rio,num espaço verde qualquer ou num outro local desde que não seja parque de estacionamento e grelhar-mos qualquer coisa e meter a mesa ca fora se o tempo permitir e usufruir da natureza,desde que,não prejudique ninguém, se deixe o local tão limpo ou mais aínda do que se encontrou,não vejo mal nenhum nisso nem chamo a isso campismo,como muitos apelidam,se formos a ver no verão quantas familias o fazem em carros ou carrinhas porque não nós nas autocaravanas.
eu faço isso sem problema algum sempre que entendo que o local é apropriado,sem incomodar quem quer que seja,e deixando o lugar limpo como encontrei,ás vezes até mais.
esta é a minha ideia e vai continuar a ser
abráços rolantes e boas voltas.
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor spinto » sexta nov 23, 2012 12:09 am

Num local isolado, sem incomodar ninguem penso k nao sera um problema, desde que obviamente seja assar e ir para dentro da autocaravana almocar ou sendo no exterior o mais breve possivel.
Desde que nao esteja demasiado tempo e com "a tenda montada", por mim nao vejo mal nenhum.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto
 
Mensagens: 278
Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm
Localização: braga

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor jrainha » sexta nov 23, 2012 8:38 am

Bom dia companheiros, e obrigado pela vossa opinião, de facto a ideia é mesmo essa, fazer a fogueira e assar o que é preciso e acabou, comer dentro da casinha, e arrumar tudo direitinho, nada de mesas cá fora nem toldo aberto, mas ficava sempre com receio de ser criticado pelos restantes companheiros e dar mal imagem de todos nós.


Saudações Autocaravanistas

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha
 
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm
Localização: Trofa

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor spedy » sexta nov 23, 2012 11:03 am

Companheiro Jrainha, penso que esta será sempre a eterna discussão, se levar o automóvel ao invés da Ac pode estar o tempo que bem entender a grelhar comer fora dele ( do automóvel) até atar uns lençóis a servir de toldo que ninguem critica... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Outra solução é mudar a matricula da Ac por uma matricula estrangeira e também fica muito bem! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor fluis » sexta nov 23, 2012 11:29 am

Bom dia,

Este tipo de situação já se encontra efectivamente bastante debatido, em inúmeros tópicos do fórum. As regras de Ouro, foram elaboradas não com objectivo de privar os autocaravanistas seja do que for, mas antes sim com o objectivo de contribuir decisivamente para a melhoria da imagem do autocaravanismo, bem como ajudar a dissociar o autocaravanismo da imagem de objecto campista que ainda é vista, e como tal contrariar a ideia que existe entre alguma população e autarcas, de que se é um objecto campista então é no interior do mesmo que deve estar, não devendo por isso pernoitar na via pública num qualquer parque de estacionamento.

Isto como é obvio, qualquer boa regra que se preze, tem excepções, e não se está à espera que o proprietário de uma autocaravana, durante as suas deslocações não pare para almoçar e não faça os seus grelhados, quer num pinhal, quer num parque de merendas, onde se fosse de carro também o faria, aqui tem de imperar o bom-senso, e a pessoa deve saber o que está a fazer e onde, sendo que as recomendações de não ocupar o espaço exterior da ac (com mesas, cadeiras, grelhadores, etc.), é essencialmente para quando se está em parque de estacionamento, quer urbano, quer de praia, etc., onde para a deixar a imagem de veículo como outro qualquer só que de maiores dimensões que o ligeiro de passageiros, devemos simplesmente estar estacionados, não colocando o grelhador ou as cadeiras a ocupar o lugar do lado, e isto seja por períodos curtos ou mais longos.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor Américo » sexta nov 23, 2012 12:14 pm

boas companheiros;
resumindo,como em tudo na vida,devemos ter respeito,moral e consciênçia em tudo o que fazemos,
mas infelizmente aínda há muita gente que não o tem,e no autocaravanismo tenho presenciado coisas bem mais graves do que acender um fogareiro,colocar uma mesa etc no exterior da autocaravana,vejo constantemente companheiros a arrancarem do parque onde estão parados ou pernoitaram que levam as águas sujas a despejarem para a estrada durante a viagem,outros parados no parque de estacionamente a noite e quando estão a tomar banho a agua a cair logo para o chão,certamente porque tem a torneira de bazar as aguas aberta,etc...etc..
isso é que em nada nos dignifica,mas infelizmente aínda existe muita falta de bom senso e carácter

abráços rolantes para todos e boas voltas...

bom fim semana
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor jrainha » sexta nov 23, 2012 12:57 pm

Ola companheiros, estou a ver que o meu receio, não era infundado, mas tambem não é necessario ter esse receio ao mesmo tempo, pois o que penso deste assunto pelos vistos esta de acordo com os restantes companheiros, o facto de ligar o fogareiro so para preparar o almoço, e mal acabe de o fazer arrumar, não vejo onde pode estar o mal, desde que não seja num parque de estacionamento ou no meio de casas ou na via publica, mas se for num descampado a beira mar ou numa fresca desde que não ponha tudo "montado", não vejo mal nisso. Mas para mim o mais importante é mesmo não dar uma má imagem do que somos perante as outras pessoas que gostavam de ser como nós, mas porque só gostam de criticar, aproveitam todos os pequenos promenores para nos apontarem o dedo, e como tal todo o cuidado é pouco. Mas o mais engraçado, é que essas mesmas pessoas, são capazes de fazerem um pic-nic e deixarem tudo sujo e virado de pantanas, e esta tudo bem para elas.
Este fim de semana, tambem passei por uma situação insólita, o qual me deixou muito embaraçado, isto indo de encontro ao que escreveu o companheiro Americo, estava parado em Vila Nova de Cerveira ( excelente area para nós ) quando apos almoço e ao lavar a louça, um companheiro chama-me a atenção que estava a sair água da minha autocaravana, e espanto meu, o que tinha acontecido, é que o deposito das aguas sujas já estava cheio e começou a sair pelo valvula de segurança :oops: , e eu fiquei logo atrapalhado, e tratei logo de ir despejar as aguas na zona correcta. Mas infelizmente vê-se alguns companheiros sem civismo nenhum e a fazerem o que o companheiro Américo disse.

Saudações Autocaravanistas

J.Rainha
A vida é curta e temos de aproveitar todos os bocados, junto de quem amamos, fazendo o que gostámos, e conhecendo novas pessoas e costumes.
jrainha
 
Mensagens: 76
Registado: quarta nov 09, 2011 1:41 pm
Localização: Trofa

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor emidio costa » sábado nov 24, 2012 12:55 am

Também sou da opinião que se for num descampado longe de centros urbanos ou parques de estacionamento, se possa fazer, apesar de eu não o fazer, a não ser em parques de merendas e quando têm mesas, porque senão como dentro do carro, mas isso sou eu.
Em relação às aguas, quem alguma vez não se esqueceu de fechar a descarga, ou tenha ficado mal fechada, não podemos julgar todos da mesma maneira, ou pensar logo que o fez propositadamente.
Abraços.
Não sei para onde vou mas estou a caminho.
Avatar do Utilizador
emidio costa
 
Mensagens: 41
Registado: segunda ago 27, 2012 10:29 pm
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor Américo » sábado nov 24, 2012 11:31 am

emidio costa Escreveu:Também sou da opinião que se for num descampado longe de centros urbanos ou parques de estacionamento, se possa fazer, apesar de eu não o fazer, a não ser em parques de merendas e quando têm mesas, porque senão como dentro do carro, mas isso sou eu.
Em relação às aguas, quem alguma vez não se esqueceu de fechar a descarga, ou tenha ficado mal fechada, não podemos julgar todos da mesma maneira, ou pensar logo que o fez propositadamente.
Abraços.


Boas companheiro Emidio;
respondendo só a sua questão das águas,de facto até pode acontecer esquecer de fechar a descarga ou ate ficar mal fechada(sendo pouco provável) mas estando parado num parque de estacionamento,e só quando segue viagem as águas começam a cair é um pouco estranho,e depois,já não é a 1ª vez que o vejo,para esquecimento é um pouco suspeito,(penso)
também,nunca me passou minimamente pela cabéça,julgar todos da mesma maneira,nem pensar
não só no autocaravanismo,mas em tudo na vida,há pessoas e pessoas,e não se pode julgar uns pelos outros.
abráços rolantes e bom fim semana
Américo Pereira
Avatar do Utilizador
Américo
 
Mensagens: 238
Registado: terça abr 10, 2012 5:08 pm
Localização: Santa Maria de Lamas

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor emidio costa » domingo nov 25, 2012 12:07 am

Boas companheiro.
Também concordo.
Bom fim de semana.
Não sei para onde vou mas estou a caminho.
Avatar do Utilizador
emidio costa
 
Mensagens: 41
Registado: segunda ago 27, 2012 10:29 pm
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor Henrique Fernandes » segunda dez 03, 2012 6:00 pm

Companheiro jrainha:
Subscrevo a generalidade das posições aqui assumidas pelos restantes companheiros.
Eu normalmente faço assim: imagino-me como se tivesse vindo a pé, de bicicleta ou de carro. Tento depois perceber se nessas circunstâncias seria social e consensualmente aceite eu "pic-nicar" naquele local. Se for esse o caso, desprezo o factor autocaravana e não me coíbo de usufruir da natureza, sem complexos. Se tiver dúvidas, não arrisco.
Mas atenção, nunca o faço em zonas urbanas (nomeadamente em parques de estacionamento) ou outras zonas que o bom senso determine pouco convenientes a atitudes mais desprendidas.
Com esta política de auto-contenção nunca tive o mais pequeno problema.
Quanto às águas, creio que uma boa parte dos "incidentes" relatados no nosso fórum derivam de acidentes ou descuidos não intencionais. Comigo já aconteceu o mesmo.
Mas a verdade é que, depois de acontecer, passei a redobrar os meus cuidados com a vigilância e a boa utilização do tanque de retenção.
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 540
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: Duvida sobre se é correcto

Mensagempor Manel » segunda dez 03, 2012 7:23 pm

Henrique Fernandes Escreveu:imagino-me como se tivesse vindo a pé, de bicicleta ou de carro. Tento depois perceber se nessas circunstâncias seria social e consensualmente aceite eu "pic-nicar" naquele local. Se for esse o caso, desprezo o factor autocaravana e não me coíbo de usufruir da natureza, sem complexos. Se tiver dúvidas, não arrisco.


É isso mesmo... o meio de transporte não é determinante para o nosso comportamento!

Nos nos deve dar mais direitos nem menos deveres!

Abraço
Eugénio Reis
Manel
 
Mensagens: 251
Registado: quarta Oct 25, 2006 4:31 pm
Localização: Torres Novas


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes

cron