COMUNICADO CONJUNTO DA FCMP E DO CPA (Comunicado 2010/23)

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

COMUNICADO CONJUNTO DA FCMP E DO CPA (Comunicado 2010/23)

Mensagempor CampingCar Portugal » segunda set 27, 2010 10:05 pm

Na sequência de e-mail enviado pelo CPA, passamos a divulgar:


COMUNICADO CONJUNTO DA FCMP E DO CPA

Comunicado 2010/23

As Direcções e os Presidentes da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) e do Clube Português de Autocaravanas (CPA) reuniram no dia 9 de Setembro de 2010 para analisar as questões que na actualidade se colocam na área do autocaravanismo e, mais especificamente, as que se enquadram e resultam da Declaração de Princípios da Plataforma de Unidade subscrita em 31 de Maio de 2010 por ambas as associações.

Sobre os assuntos em análise, propostos pelo CPA, ambas as associações acordaram o seguinte:

Dia do Autocaravanista

A implementação do Dia do Autocaravanista é a sequência da criação de um grupo de trabalho constituído pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal), designadamente através da comissão especializada de caravanas e autocaravanas, pela AECAMP (Associação Portuguesa de Empresários de Camping e Hotelaria ao Ar Livre) e pela FCMP.

A ideia foi lançada pelo Presidente da FCMP durante a reunião havida no ACP (Automóvel Clube de Portugal), com a presença de elementos do Observatório Autocaravanista, estrutura ad hoc nascida no seio daquela nossa filiada e dando concretização ao plano traçado pela direcção da “Nauticampo”, através do seu grande mobilizador Miguel Anjos.

O Dia do Autocaravanista, a realizar na FIL, e por ocasião da Nauticampo, em Fevereiro de 2011, será estruturado e organizado por uma Comissão, nomeada pela FCMP e para a qual o CPA será convidado a integrar.

POOC – Plano de Ordenamento da Orla Costeira


A deliberação contida nos POOC, aprovados por Resolução do Conselho de Ministros, proibindo exclusivamente as autocaravanas de estacionarem entre as 0 e as 8 horas nos parques existentes junto às praias foi considerada razão suficiente para se solicitar uma audiência à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da Republica, o que a FCMP irá fazer com a colaboração do CPA.

Associação Nacional de Municípios


Perante um cada vez maior número de posturas municipais que estão a cercear o direito ao estacionamento de autocaravanas a FCMP irá solicitar uma reunião com a Associação Nacional de Municípios fazendo-se acompanhar do CPA.

Federation Internationale de Camping e de Caravanning (FICC)


Introdução do tema “Acampar vs Estacionar”, em autocaravana, na agenda da FICC irá ser requerida pela FCMP, considerando, até, que a questão não é só um problema dos autocaravanistas em Portugal. Também nesta acção o CPA se disponibilizou para participar.

Federation Española de Clubes Campistas (FECC)


Foi considerado útil levar ao seio da FECC, designadamente no decorrer da 53ª Acampada que se irá realizar em Stª Tecla na A Guarda (Pontevedra) a discriminação que muitas autarquias, em Portugal e Espanha, estão a sujeitar os autocaravanistas, pelo que a FCMP irá junto da sua congénere avaliar da possibilidade de o assunto vir a ser equacionado com, igualmente, a presença do CPA.

O resultado de cada uma destas iniciativas será dado publico conhecimento quando possível.

CPA, Setembro de 2010

A Direcção
Projecto CampingCar Portugal

http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
CampingCar Portugal
Projecto CCPortugal - Administração
 
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 10, 2008 12:01 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 78 visitantes