Quem explica melhor?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Quem explica melhor?

Mensagempor decarvalho » sexta Oct 20, 2006 9:16 am

Quem explica melhor?

À data de 20 de Novembro resolvi tentar entender a comunidade de AC auto caravanistas portugueses através dos dois sites mais activos, ou seja o fórum do CPA e o fórum do CCP. Isto permitiria se as análises forem objectivas…e a partir de dados objectivos melhor compreender quem somos, de onde vimos e para onde vamos.

O que poderá ter interesse para os decisores e responsáveis por este sector a nível da estrutura organizativa, programas de actividade, atitude institucional perante terceiros e, naturalmente perante os associados directos.

A primeira questão prévia (para quem não tem formação economicista, nem matemática, nem informática) consiste m saber qual o universo envolvido, e qual a representatividade do segmento que se manifesta. Neste contexto a prioridade das preocupações e propostas do segmento que se manifesta é em si mesmo sintomática?

À data encontrei referência a 175 utilizadores no fórum CPA e 157 no fórum CCP, que respectivamente colocaram 2327 posts e 1760 posts. Aqui nenhuma ilação se pode tirar: falta o desde quando? Qual o período de tempo destes registos? Quantos utilizadores são comuns? E ainda a natureza das mensagens (formais ou substanciais) e a extensão (curtas ou longas)? Falta recensear os visitantes não contabilizados como utilizadores registados e que até podem por posts no Fórum CCP, e no CPA desde que convidados.

Outra questão esta nas visualizações. Sem resposta às questões anteriores, como entender as 5938 vistas ao tópico fim-de-semana na Serra do fórum CCP? São de visitantes maioritariamente? Há lapso de escrita?

Procurando identificar quais os temas preferidos pelos AC encontrei os seguintes: CPA tem como top a questão das áreas de serviço com 974 visitas, e que é também o tema mais participado, com 64 intervenções. Segue-se em importância o tema Federação/associativismo, repartido por dois tópicos com 562 e 554 vistas. E com mais de 600 vistas temos encontros, alarmes, gps, restaurantes, campismo e Boletim. Ficam de fora desta mini contabilidade os posts e vistas do Fórum anterior do CPA (desconheço o período de tempo).

Relativamente ao CCP para além do caso supra mencionado da Serra, o tópico como tiveram conhecimento do portal teve 2293 vistas, Nauticampo 1676 e também mais 628,
Números extremamente elevados quando comparados com outros tópicos do mesmo fórum, como por exemplo acima das 600 visitas o caso de conversores de corrente com 798 vistas, gps (disperso por vários tópicos mas um deles com 2171 vistas e os demais com 763, 848, 513 e 345. São Pedro do Sul apresenta 1041 vistas, e um tópico CPA, o do 32º encontro tem 694 vistas, quase tantas como o mesmo tópico no Foro do CPA com 763 vistas. Note.se ainda que tópicos com títulos incaracterísticos como que se passa? 1139 vistas e de para quedas 1093 vistas, atingem valores muito significativos.

Conclusões a tirar? Por enquanto apenas muito subjectivas…
1) que há efectivo interesse de uma comunidade cibernética de auto caravanistas
2) 2) que o tema associativismo é comum e pesado… 964 visitas no Fórum CCP e 562+554 nos dois tópicos sobre a Federação no Fórum CPA
3) Que o tema passeios, encontros, e áreas de serviço é muito procurado nos dois Fórum,
4) Que o Fórum CCP tem mais temas de carácter técnico que o Fórum CPA, por ex. pressão dos pneus com 777 vistas, seguros 562 visitas, aluguer da AC 445 visitas, fora o tema GPS e similares.
5) Que o Fórum CPA tem mais temas de tipo organizativo, encontros, estatutos 560 vistas, quotas 469, campismo, cartilha dos AC 407, projecto de Lei na AR 326, sem prejuízo também do tema gps com 621 vistas.

Conclusão: Está no título…Quem explica melhor? A melhor maneira de dar respostas muitas vezes é fazer perguntas. A título muito pessoal, muito subjectivo, e como “aprendiz” diria que há alguma lógica nos números. Descontando todas as reservas pelos tecnicistas, o pragmatismo indicia que há complementaridade entre os dois Fórum, que não se sobrepõem nem se excluem, um o CPA, é mais institucional, organizativo, administrativo e quiçá, político (isto é institucional e estratégico), o outro o CCP, é mais espontâneo, mais técnico, mais utilitário (isto é prático e táctico).

Por mim não dispenso os dois.
Quem explica melhor?
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor time_out » domingo Oct 22, 2006 8:57 pm

No meu entender as explicações não são fáceis pois será normal cada um puxar a "brasa à sua sardinha".
No meu entender está a querer comparar o incomparável até porque cada um é como cada qual e somos todos iguais mas diferentes.

Neste forum de pessoas prácticas é bom receber informações venham de onde vierem e desde que tenham a ver com o principio do forum....
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Almeida » domingo Oct 22, 2006 10:34 pm

Caro companheiro DeCarvalho,

Receio que não chegue a grandes conclusões ao "tentar entender a comunidade de AC auto caravanistas portugueses através dos dois sites mais activos".

A meu ver, está na realidade a tentar comparar o incomparável. :?

Não estamos aqui a lutar por nenhum ranking no que diz respeito ao número de acessos ao portal do CampingCar Portugal ou a este forum.
(Que fácil sería manipular os números a nosso favor.)

Lamentavelmente, essa tem sido a doentia preocupação de alguns.

Que bom que era se todo esse esforço fosse canalizado para aquilo que realmente importa: a promoção e divulgação do autocaravanismo como forma de turismo itinerante.

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor albi » domingo Oct 22, 2006 10:35 pm

Penso que os dois foruns são essenciais, e complementares, o CCP para aqueles autocaravanistas mais despreocupados e aventureiros ( é neste forum que se encontra toda a ajuda necessária e sem hipocrisias de se tentar ser o dono da verdade, só porque se tem uma AC há mais anos), o CPA mais formal e reformador (porque é um clube com associados) tendo por isso uma responsabilidade acrescida na vida dos autocaravanistas.
Deixemos seguir os dois cada um por seu caminho, mas lutando pelo mesmo objectivo, a dignificação do AUTOCARAVANISMO.
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

quem me explica melhor?

Mensagempor decarvalho » segunda Oct 23, 2006 8:38 am

Bom dia...

Por mim concordo a 100% com Albi. O objectivo do meu post era tão somente os comportamentos cyberneticos dos AC...

Claro que a minha conclusao ate aponta para as diferenças substanciais entre os dois foruns o que não se pretendeu comparar[b].

Quanto aos comentarios de time out e luis almeida, registo-os também com o agrado de receber um feed back aliás muito semelhantes (embora de sinal contrário) aos que recebi no forum do CPA. Estas duas reacções convergentes na sua discordância, até me levam a concluir que a análise feita, em si mesmo, foi objectiva, realista e isenta.

Por mim não vou alimentar nenhum despique, pelo contrário, vou continuar a ler, acompanhar e colaborar, enquanto for julgado útil com os dois foruns, o que em nada é incompatível com a minha qualidade de membro do CPA, entretanto aquiridia.

Boas estradas para todos![/b]
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor João » segunda Oct 23, 2006 10:33 pm

Boa noite

Outra diferença substancial entre os dois fóruns embora aqui a estatística não funcione é que aqui o acesso é livre enquanto no CPA é condicionado.
Tentei por curiosidade ver o que lá se dizia sobre este mesmo tópico mas sem sucesso.
Como disse o Luís Almeida não é objectivo deste fórum trabalhar para as estatísticas.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

FORUNS

Mensagempor decarvalho » domingo Oct 29, 2006 8:55 am

Alo...Joao, Albi e Luis de Almeida,

a propósito do Forum CPA, só uma parte é acessivel ao público...mas tudo, esta disponivel a quem se queira registar devidamente, mesmo nao sendo sócio do CPA. E foi esse o caminho que percorri quando encontrei esse forum...onde tenho o mesmo nic do que neste forum.

Já gora...100% de acordo com a ultima frase do post de Luis de Almeida, seremos tantos assim que possamos desprezar as hipoteses de colaboraçao plural em favor do autocaravanismo como actividade de lazer e turismo itinerante? Seremos tantos e tão diferentes que não se possam analisar problemas comuns por ex legislação, sinalização, AS etc em conjunto?

Sendo a participação efectiva em Portugal tão baixa (devemos mesmo ser um País de espreitas- o Blog que mantenho teve mais de 7.000 visitas e um comentário) não se deveria fomentar essa participação em vez de a dividir e anatgonizar?

Boas viagens...para todos
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Luis Almeida » domingo Oct 29, 2006 7:11 pm

Perfeitamente de acordo, companheiro DeCarvalho.

Todos, nunca seremos demais na promoção e defesa dos direitos e deveres dos autocaravanistas.

É esse o nosso ponto de vista. E quer melhor prova disso do que a nossa aceitação para integrar a lista candidata à direcção do CPA, quando para isso fomos convidados pelo seu presidente?

Com a mesma disposição, espírito e força de vontade com que integrámos a lista candidata, saímos (fomos forçados a sair!) e retomámos o projecto «CampingCar Portugal».

Continuamos e continuaremos sempre disponíveis para colaborar com quem quer seja, em acções e intervenções que se integrem na linha de acção e pensamento que o CampingCar Portugal partilha.

A promoção e divulgação do autocaravanismo como forma de turismo itinerante são o nosso único objectivo.

Saudações. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 28 visitantes