Que Federação temos?

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Que Federação temos?

Mensagempor time_out » terça Oct 10, 2006 10:47 am

Bom dia

Leiam a confusão que vai na cabeça da FCMP.

Artigo publicado na revista Campismo & Montanhismo (Ano 3 - Série I - n.º 11)
Ver em http://www.montanha.net/portal/files/editorial.pdf

Agradeço ao Portal Montanha (http://www.montanha.net) a disponibilização da informação
time out

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Mensagempor Visitante » terça Oct 10, 2006 2:55 pm

:shock: Como diriam os meus filhos... LOL.
Sinceramente, tenho fugido do associativismo por coisas destas.
É um desabafo e espero que ninguém concorde comigo.
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Mensagempor Passeante » terça Oct 10, 2006 2:58 pm

Desculpem mas o desabafo anterior é meu. Não sabia que podia responder como visitante e não reparei. Assumo portanto o desabafo.
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Mensagempor mfortunato » quarta jul 04, 2007 3:53 am

Apesar deste tópico já estar parado á uns tempos, acho que este meu comentário se enquadra aqui, mas os administradores podem sempre move-lo, ou apaga-lo. Reflecte apenas uma opinião já formada á tempos mas apenas agora tive disponibilidade para a expor.

Caros companheiros, depois de quase dois anos a consultar com mais ou menos regularidade e apenas intervindo o que considero necessário, cerca de 4 anos de utilização deste tipo de turismo itinerante e mesmo utilizado a minha AC para deslocações profissionais.
Tenho algumas dúvidas que não consigo esclarecer sozinho, talvez por eu ser um privilegiado dos que pertencem aos 6,5% da população (com tendência a diminuir) que ocupam 80% do território nacional. Talvez este meu orgulhoso provincianismo me tolha a mente e me limite a possibilidade de alcançar tais esclarecimentos.

Este meu sentimento de forma alguma pretende ser pejorativo para quem quer que seja (muito menos para mim, lol), dos frequentadores assíduos deste fórum apenas um conhece estas minhas dúvidas e sabe que esta é a minha forma de estar na vida, quando a grande maioria dos citadinos prefere a tranquilidade do interior, eu prefiro alguma agitação do litoral, afinal eu tenho o privilégio de conseguir sobreviver no interior.

Mas afinal quem e quantos somo nós?

Qual o papel da FCMP?

É efectivamente autocaravanismo tutelado pela FCMP?

Embora pareçam simples, passo a justificar as minhas dúvidas, apenas com base em consultas feitas na Internet;

Numa sociedade em que as actividades estatísticas são cada vez mais úteis, de tal forma que eu quase me atrevo a compara-las a modernas profecias, não percebo porque não temos dados exactos do número de autocaravanas e afins em circulação em Portugal. Pela minha experiência própria, não tenho pejo nenhum em afirmar que me parece haver aqui mão do lobby dos parques de campismo, que em meu entender teimosamente preferem estar do lado errado da história.
As empresas do sector, nossos fornecedores, estão representadas na ACAP. Mesmo que por ironia do destino, no qual Portugal não é diferente do resto da Europa, as nossas querias viaturas representam o sector automóvel com maior crescimento, bastante destacado dos demais.
Será que as empresas do nosso sector já repararam que o nosso sucesso é o sucesso económico deles?
Mesmo assim não conseguimos ter estatísticas cabais de quantos somos.

A FCMP tem uma secção específica para esta actividade, tanto na estrutura do seu site oficial como no organograma da FCMP, que existem 594 associados da FCMP relacionados com a actividade autocaravanismo, que vão da mais humilde associação a clubes de prestígio mundial. Mesmo que apenas um tenha a designação específica de “autocaravanas”.
Pode ler-se no site da FCMP que os seus objectivos são: “A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , constituída em 6 de Janeiro de 1945, reconhecida de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 15 de Junho de 1978, é uma associação multidesportiva de direito privado, sem fins lucrativos, e coordenadora do Movimento Campista em todo o território nacional, assumindo o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva em 6 de Março de 1996, estatuto que entre outras competências, direitos e deveres, lhe confere a representação nacional e internacional das seguintes modalidades:
• Campismo
• Caravanismo
• Autocaravanismo
[…]
Por outro lado, segundo a lei nº 1/90 de 13 de Janeiro (Lei de Bases do Sistema Desportivo) com a clarificação que nos dá o decreto-lei 144/93 (Regime Jurídico das Federações Desportivas), o Estado, através do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva – Despacho 28/96 do Gabinete do Primeiro Ministro de 6/3/96 – atribui a esta Federação a competência para o exercício, dentro do respectivo âmbito, de poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública para as modalidades que representa.”

Eu até concordo com isto, gostava era de ver isto na prática.

Por isso tenho alguma dificuldade em perceber quem é o quê no autocaravanismo nacional.

Reparem, sem um grupo de amigos colabora com uma publicação na realização de uma reportagem sobre o sector, logo vem o outro grupo pura e simplesmente dizer mal daquilo que a maioria considera um bom trabalho e que até despertou o interesse de novos autocaravanistas.
Por outro lado o tal grupo de amigos que contestou a colaboração dada vem com grande apanágio apresentar-se noutros meios de comunicação social, arvorando-se em representantes dos autocaravanistas nacionais, tentar explicar coisas tão simples e de forma tão complicada que no final os destinatários da mensagem já não percebem se a diferença entre caravana e autocaravana está na localização dos eixos ou na localização do motor.

Não obstante, sempre com o tal apanágio andam pelo pais a assinar protocolos em nome de todos nós e, mesmo gravoso em meu entender, certificar áreas de serviço para AC’s.

Por isso a minha dúvida quanto ao papel da FCMP, será que a federação delegou o seu poder num seu associado? Mesmo em termos colectivos qual a democracia de tal representatividade, das mais de 60.000 pessoas que a FCMP representa pode um clube de algumas centenas de sócios substituir-se a estas.
Mesmo que a FCMP o tenha feito, porque não outro qualquer clube, que em meu entender deveria então ser o ACP, por sinal também sócio da FCMP.

Sou uma pessoa que me recuso a ser inerte na sociedade, colaboro na minha região em várias colectividade, e algumas pertencentes a outras federações.
Tenho tentado exercer alguma pressão junto dos meus autarcas com vista á criação de uma área de AC’s na minha terra, convicto que todos os contributos são necessários fiquei perplexo quando um autarca depois de consultar os sites que lhe indiquei vem levantar precisamente as mesmas duvidas que eu tenho.

Quero apenas concluir (e já não era sem tempo) que tais dúvidas na minha pessoa apenas serviram para colocar mais uma:
- A dividir ninguém junta nada, mas então e eu, junto-me a quem?

Boas viagens
Miguel Fortunato
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Mensagempor Paulo » quarta jul 04, 2007 9:02 am

Caro mfortunato,

As tuas dúvidas são comuns entre aqueles que pensam no autocaravanismo de uma forma colectiva e conhecem as potencialidades do mesmo. A grande diferença reside na forma clara e directa como colocas as tuas ideias.

Referindo-me agora exclusivamente ao tema FCMP, não me parece que possamos aí depositar grandes esperanças, pois apenas deverão entender o ACaravanismo como uma actividade campista. Não digo que não o seja, mas eu entendo-o como uma forma de turismo com duas vertentes:

Vertente Campista (com recurso a campings)
Vertente de turismo itinerante (sem recurso a campings)

A vertente campista do autocaravanismo é algo que não me parece preocupante/prioritário, no contexto actual, pois a rede de campings em Portugal faz minimamente face às necessidades. É óbvio que numa percentagem apreciável há condições a melhorar, como por exemplo a criação de AS para abastecimento e despejo das ACs, seguindo as normas de protecção ambiental a que todos deveremos ser obrigados.

A vertente de turismo itinerante (sem recurso a campings) é preocupante, pois a rede de AS estrategicamente colocadas é ainda muito débil, não assegurando minimamente as nossas necessidades. Quando refiro “nossas” (pena que nem todos assim o entendam…), refiro-o em termos abrangentes, isto é, não são só as 5 ou 6 mil ACs que existem em Portugal, mas sim o somatório destas aos muitos milhares que nos visitam durante todo o ano, vindas de toda a Europa.

É óbvio que para uma FCMP, a vertente campista será a de eleição para o seu trabalho, pois a outra vertente, aquela que para nós é a mais importante e que revela as grandes potencialidades e motivações do autocaravanismo, não funciona como fio condutor de lucro directo e elevado para os seus associados.

É óbvio que esta ligação directa entre campismo e autocaravanismo, encaixa como uma luva em vários sectores da nossa sociedade. Não há nada melhor e mais “consensual”, para elaborar directivas municipais limitadoras ao nosso estacionamento, do que incluir o estacionamento das ACs numa actividade campista – ninguém aprova o campismo selvagem.

Não há interesse destas entidades (FCMP e campings) em fazer ouvir a sua voz, esclarecendo que estacionar e acampar são posturas de diferente teor. Mais ainda, enquanto nós Autocaravanistas, temos a preocupação em estabelecer uma diferença na designação do tipo de turismo que praticamos (Turismo Itinerante em Autocaravana), é comum lermos a expressão “campismo/turismo” em textos vindos da entidade em análise.

Será que num mundo em que a divulgação da informação é veloz e eficiente, os respectivos dirigentes desconhecem estes conceitos? Ou será melhor deixar os mesmos num estado cinzento, obrigando-nos a utilizar serviços de que não necessitamos?

Para não alongar mais este post, falarei mais tarde sobre federações de autocaravanismo e representantes de autocaravanistas…
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Mensagempor time_out » quarta jul 04, 2007 10:17 am

Bom dia

O papel da Federação (FCMP) no autocaravanismo é nulo. Aliás ao ler-se os objectivos da Federação (ver em http://www.fcmportugal.com/pt/apresentacao.asp?id=3) fica-se bem com a ideia de que o interesse principal é ter um largo numero de aderentes (que país de subsidios!!!!), não interessa de que dominio pois graças a isso são mais euros a entrar.
Sei que houve tentativas de aproximação para se esclarecer o papel que poderiam ter no autocaravanismo como turimo itinerante mas não esquecer que tal practica não obriga à Carta Campista e logo não serve para contabilizar nos numeros de aderentes......

Quando a uma Federação de Autocaravanismo não há clubes suficientes que justifique a criação até porque alguns dos clubes existentes que agrupam autocaravanistas são membros da Federação pelo seu envolvimento em parques de campismo (Barcelos, etc...)

Está-se em Portugal a dar os primeiros passos, esperemos que os seguintes sejam na boa direcção, senão, como bons portugueses haveremos de desenrascar a situação.
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Federação? qual?

Mensagempor decarvalho » quarta jul 04, 2007 2:29 pm

boas tardes
90% de acordo com o AC PAulo e Time Out....
embora por outras palavras , mas tambem em reacção ao post de Fortunato que igualmente foi enviado para o forum do CPA, onde tambem ficou esta resposta:

Amigos e companheiros Ac,
Carissimos

posso dar a minha achega? os comentarios do grande arrazoado (desafortunatamente) estao de facto enviezados...e partem de uma petiçao de principio errada...que uma vez cometida vicia todo o raciocinio e enferma e infecta as conclusões.

senão...vejamos:

FCMP que os seus objectivos são: “A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal , constituída em 6 de Janeiro de 1945, reconhecida de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública em 15 de Junho de 1978, é uma associação multidesportiva de direito privado, sem fins lucrativos, e coordenadora do Movimento Campista em todo o território nacional, assumindo o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva em 6 de Março de 1996, estatuto que entre outras competências, direitos e deveres, lhe confere a representação nacional e internacional das seguintes modalidades:
• Campismo
• Caravanismo
• Autocaravanismo

Isto é: a Federaçao só tem poderes como coordenadora do movimento campista. e apenas e nessas circunstancias restritas, do autocaravanismo.
portanto, quando o autocaravanismo não é encarado como dentro do movimento campista, nada interessa a federaçao do ponto de vista funcional e estatutário...e portanto legal, regulamentar etc.

o autocaravanismo itinerante, o autocaravanismo de turismo, o autocaravanismo desportivo, o autocaravanismo socio profissional não é pertença do movimento campista, nem faz parte do movimento campista

Pode pois, e bem, o CPA actuar em representaçao daqueles subgrupos de autocaravanistas e continuar com essa tripla de ouro (Rui Figueirdo, Raul Lopes e Nuno Ribeiro) a fazer o bem que tem feito pelo movimento AC...eu sinto-me bem representado, eu delego o meu voto, eu estou com o CPA...

Nota Final: estou tambem com a ideia que é indispensavel criar uma federaçao do autocaravanismo de turismo, itinerante e desportivo, e socio profissional, para de vez se arrumar com falsos problemas.

E para a FEDERAÇAO AC ha duas vias:
1) ou o seu lançamento com o CPA, CPACN (naturistas) e mais um ou outro clube caravanista com forte secção de AUTOCARAVANISMO...

2) ou fundar mais um clube de AC, com o apoio do CPA, do genero clube cybernetico de AC...ou Clube Knauser ( de proprietaros de Ac knaus...) e com tres clubes constituir-se a Federação...

Custos? minimos...local, pode ser o do CPA; ou arranja-se uma sede alternativa (ate pode ser no bar do além...), pessoal minimo...so para as AG...pois nada impede que a nova federação delegue no CPA a actividade de protocolar areas de serviço dentro e fora dos parques de campismo etc (esta uma ideia aproveitavel do infortunato post que iniciou estas reacções)

Eu inscrevo-me ja no CCA -CYBER CLUBE AUTOCRAVANISTA! quem mais adere?


semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
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Mensagempor mfortunato » quinta jul 05, 2007 12:15 am

Boa noite

Antes de tudo quero esclarecer que não esperava tamanha polémica com o meu post, depois de ler atenciosamente os comentários neste fórum e no outro. Em primeiro lugar esclarecer o seguinte: eu só coloquei este post aqui, não coloquei isto em mais fórum nenhum.
Mas uma vez que transferiram o meu texto na íntegra para outro fórum lá terei que responder.
Primeiro vou responder aos assuntos, aos companheiros, que eu efectivamente considero frutíferos e aos quais dou relevância e por conseguinte tenho em conta os seu comentários.

Caro Paulo:
Com o teu comentário passei a ver a FCMP de outra forma que não me tinha apercebido, essa questão de campismo vs turismo itinerante, acho que tem nexo, vendo as coisas de forma lógico-dedutiva, nem todos os autocaravanistas são campistas, mas podem sê-lo.
Quanto á questão das AS’s em meu entender é uma questão politica, a grande maioria dos responsáveis por parques de campismo tem uma relação muito estreita com o poder local, por isso é evidente que qualquer autarca dará mais atenção aos seu munícipes que aos de fora. Daí que nada melhor que um grupo com peso de eleitores a influenciar o poder local, e se esse grupo fossem os comerciantes locais, talvez os autarcas vissem o autocaravanismo de forma diferente.
O importante é que na política nada se faz sem exercer alguma pressão, só que esses grupos de pressão têm que ter capacidade de ser ouvidos, resumidamente têm que ser os eleitores a manifestarem-se na sua autarquia. Penso ser esta a maneira mais rápida de nos aproximar-mos do número de inaugurações de AS’s que verificamos nos restantes países europeus.

Amigo time-out:
Depois de ler os restantes comentários concordo contigo quanto ao papel da FCMP.
Mas nada impede que um qualquer clube esteja federado em mais que uma federação. Ambos conhecemos clubes nessa situação.
Vamos esperar que por vezes o tempo é bom conselheiro, pena é que isso é coisa que o país não tem.

Companheiro decarvalho:

Confesso que eu próprio considero que me alonguei, mas mesmo assim fica sempre algo por escrever.
Discordo da sua opinião quanto aos poderes da FCMP, eu coloque no meu post o texto completo e o final da citação (“Por outro lado, segundo a lei nº 1/90 de 13 de Janeiro (Lei de Bases do Sistema Desportivo) com a clarificação que nos dá o decreto-lei 144/93 (Regime Jurídico das Federações Desportivas), o Estado, através do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva – Despacho 28/96 do Gabinete do Primeiro Ministro de 6/3/96 – atribui a esta Federação a competência para o exercício, dentro do respectivo âmbito, de poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública para as modalidades que representa.”) é bem explicito.
A FCMP não particulariza o tipo de autocaravanismo, logo autocaravanismo de uma forma geral.
Foi o governo que deu à FCMP “poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública para as modalidades que representa.” Por isso, nada mais a acrescentar, de momento.
A minha questão com a certificação é fácil de entender, para quem quiser, tal implica padrões, e tais padrões advêm da utilidade pública, ou não será?
Quanto à segunda parte do seu arrazoado, sabe, a mim podem-me perguntar onde é que eu estava a 25 de Abril de 1974, estava na escola. Por isso aceito o seu ponto de vista quanto ao clube em questão mesmo que o companheiro não aceite o meu.
Como muito bem saberá os clubes são pessoas colectivas, são os sócios que fazem um clube e não o clube que faz os sócios.
Mais uma vez, reforço a minha posição aceito que o companheiro se reveja na direcção de um clube, mesmo que não aceite que eu não me reveja na mesma.
Concordo com a solução de cindir o autocaravanismo da FCMP para uma federação própria, se aparecerem novos clubes tudo bem mas clubes filiados na FCMP não estão proibidos de se filiarem noutra federação.

Concluo, por agora, depois de ler os comentários deste fórum e do outro fórum, onde por sinal o meu arrazoado foi transcrito sem o meu consentimento, uma coisa eu já consegui: a resposta á ultima questão do meu texto.

Boas Viagens
Miguel Fortunato
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federaçao?

Mensagempor decarvalho » quinta jul 05, 2007 8:20 am

alo Fortunato...

grato pelo reply. Vou ver se ainda excedo o seu arrazoado em extensão... e se for com razão..vale a pena.

Compreendo melhor as suas duvidas depois deste seu segundo texto, e sobre ele apenas quero precisar algum entendimento...necessariamente pessoal, porque apenas me represento a mim mesmo.

1) ainda quanto a federação. A modalidade nuclear que compete a federaçao de que falamos, é o MOVIMENTO CAMPISTA. tudo o mais, tecnicas e praticas de sub modalidades, na minha maneira de ver, só são integraveis no âmbito da Federação se forem em Campismo. Ora o autocravanismo pode ser de facto uma forma de campismo, como ser outra forma de turismo, itinerante e auto transportado. Repare que tambem pode fazer campismo em bungalows...e o bungalownismo, as casas prefabricadas, etc, estarão representadas pela Federação? e a actividade empresarial do campismo não esta representada pela AECAMP?
Em conclusao: a Federação nada tem a ver com o autocaravanismo itinerante, o tal turismo auto transportado. Aqui o que pensa a esmagadora maioria do forum CPA e do forum do portal CCP é susbtancialmente coincidente. (ao que me parece) . Quanto ao mais, cindir a Federaçãoa, mante-la como esta ou criar uma nova, tudo é possível. como já não há delito de opinião, nem peias na liberdade de expressão (excepto para os censores reminescentes) eu prefiro uma nova Federação, embora em França não seja assim.

2) quanto às certificações. Das duas umas ou são oficiais tipo cliassificaçao de parques de campismo, hoteis ou restaurantes com estrelas, ou são particulares...e nada impede que haja criterios de qualidade definidos pelos Rotarios, pelo CPA, pelo CCP ou pelo ACP..e nada impede nem viola nenhum principio de deireito, ou da Lei, que entidades particulares certifiquem o que quer que seja...estas distinções/qualificações sao uteis para o circulo de pessoas que nelas acredita e nelas se reve.
Em conclusão, a actividade do CPA a certificar areas de serviço ou a protocolar colaborações com parques de campismo é util. valida e isenta de critica de legalidade, e cabe dentro do principio da liberdade contratual. O mesmo acontecera com o CCP ou com O ACP, ou com qualquer outra entidade, por ex a FPAN (naturismo) tem toda a legitimidade tambem para certificar (nao confundir com legalizar) campings naturistas, ou areas de serviço de AC para naturistas..

3) Quanto aos clubes. Não lhe vou explicar que sei o que é uma pessoa colectiva, uma federação etc. É Evidente que o CPA so representa os seus socios, o benfica tambem etc...mas também é evidente que face aos estatutos o CPA tem o dever e o direito de promover em geral as actividades que dignifiquem e prestigiem o autocaravanismo, o que na minha opinião beneficia todos os autocaravanistas,socios e não socios, e que merece da minha parte o apoio que veiculei. Claro que aceito que quem não seja sócio não concorde com o CPA, e ate havera socios que não concordem com todas as decisões da direcção do CPA...incluindo eu próprio, mas não é isso que se considera democracia, liberdade de pluralismo de opiniões? no benfica e outros clubes concordam todos com a direcção, e nas eleições ha sempre e só uma lista? Nada escrevi em contrario deste entendimento. Em conclusão, o CPA é dos seus sócios mas institucionalemente deve tambem ocupar-se de tudo quanto promova e dignifique o autocaravanismo, e nesse sentido pode e deve ser ouvido pelas autoriaddes públicas (governo, CM etc) mesmo que haja não socios ou até sócios que não se revejam totalmente na sua actividade.

Nota final: não me apercebi que o seu post inicial fora colocado aqui e transcrito no forum do CPA. Mas em textos publicos não protegidos por copy right, isso não me parece nem grave nem dependente de autorização, e muito menos passivel de critica de plagio, porque a autoria esta identificada. Pessoalmente tomei conhecimento dele no forum CPA, e ai respondi, mas tambem aui dou resposta e seguimento e ate uma referencia actualizada se o assunto o justificar sera exportada para o meu blog.

Pode porém estar satisfeito com o facto de ter estimulado uma nova revoada de opiniões sobre o tema da Federação actual que para mim esta obsoleta no que toca ao autocaravanismo não integrado no movimento campista. Pela minha parte, que não procuro polémicas, nem confrontos, considero que a troca de ideias fundamentadas e não sectarias saõ sempre benvindas, sem que tal desmotive a expressão clara de divergências .
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Re: Federação? qual?

Mensagempor time_out » quinta jul 05, 2007 10:34 pm

Boa noite

É verdade que este tema esteve um pouco apagado durante algum tempo, lembro-me de ter sido discutido ainda no CampCar (para quem é mais recente nestas lides o CampCar foi o ponto de partida virtual dos autocaravanistas).

É pois normal que recém chegados ao mundo virtual do autocaravanismo se questionem de papeis que determinadas entidades têm.

Nos comentários das respostas do decarvalho retive algumas passagens que me levam a questionar:

1) Federação - Pois parece que finalmente se chegou à conclusão que o autocaravanismo é uma nova modalidade em franca expansão e que difere em muito do campismo. Será certamente por esse motivo que a Federação que rege os destinos do campismo em Portugal não tenha ainda alterado os seus âmbitos já que para todos o autocaravanismo era uma forma de campismo e por isso com toda a legitimidade que a lei lhe confere tratar dos assuntos respeitantes à modalidade. Certo que depois dos últimos acontecimentos internacionais a Federação rapidamente há-de responder de modo a tomar sob as suas asas o autocaravanismo/turismo itinerante.

2) Certificação – Não entendi porque motivo dá o exemplo que a FPAN (naturismo) tem a legitimidade para certificar áreas de serviço de Ac para naturistas. Para mim ou se tem legitimidade ou não tem, não vejo qual é a diferença entre uma área de serviço para AC para “texteis” ou para “naturistas”. Aceito que hajam conceitos diferentes sobre as áreas de serviço para AC do mesmo modo que aceito que possam ser certificadas por clubes ou movimentos representativos do autocaravanismo.

Já sobre o post anterior e relativamente à passagem que transcrevo:
decarvalho Escreveu:E para a FEDERAÇAO AC ha duas vias:
1) ou o seu lançamento com o CPA, CPACN (naturistas) e mais um ou outro clube caravanista com forte secção de AUTOCARAVANISMO...

2) ou fundar mais um clube de AC, com o apoio do CPA, do genero clube cybernetico de AC...ou Clube Knauser ( de proprietaros de Ac knaus...) e com tres clubes constituir-se a Federação...
[/i]


Há neste momento 2 clubes de autocaravanistas e um movimento de cidadãos. Há também clubes de campismo com um associados autocaravanistas mas, pelo que tenho visto, são mais campistas com autocaravanas que practicantes de turismo itinerante.
O aparecimento de qualquer novo clube não necessita do apoio de nenhum outro clube pois certamente os seus sócios terão ideias diferentes do que já existe e por isso, a juntarem-se numa colectividade será certamente por terem ideias novas e concretas.
Quanto a clubes monomarca (existentes noutros países) sem o apoio dos importadores e as respectivas autorizações das marcas não são viáveis pelo que temo que iremos continuar durante muito tempo com o panorama actual.
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que Federação não temos?

Mensagempor decarvalho » sexta jul 06, 2007 4:18 pm

alô Time Out...

para lhe poupar um passo...aqui tem o link de base para o titulo deste post http://www.fcmportugal.com/images/cgera ... anismo.pdf

1) è de facto pena que a Federaçao Portuguesa não seja como a francesa ou a espanhola e não assuma o sub sector com as suas especificidades do autocaravanismo.

Se a FP fosse identica aquelas não haveria que falar numa federação para o autocaravanismo, autonoma e independende.

2) Se a FP arrepiar caminho, e renovar o seu posicionamento estrategico de modo a contemplar o autocaravanismo nas suas valências de a) campismo e b) de turismo itinerante ...excelente...se isso se traduzir em estatutos adequados, uma equipa gestora renovada e uma praxis a altura, deixa de fazer sentido especular sobre a nova Federaçao.

3) quanto a certificaçao, explico-me melhor: entendo que para cada segmento há que contar com os respectivos especialistas, e assim para areas de serviço para deficientes, devera contar-se com a respectiva associação, para os naturistas idem...pela simples razao que há éticas e regras, e boas praticas que sao proprias a cada segmento. Admito que uma associação de campismo ou mesmo de autocaravanismo, esteja menos preparada ( a menos que englobe a valência naturista) a certificar areas de serviço, que sendo para naturistas terão de ter os requisitos especificos que sirvam a este sector. Do mesmo modo que para os parques de campismo naturistas quem deve ser chamado a proncunciar-se sera a associção deste segmento. ou seja a Cesar o que é de Cesar. Texteis aos texteis, naturismo aos naturistas.

4) Claro que se ha dois clubes de Ac, para fazer uma federação ha que ter três no minimo (na minha perspectiva), e é claro que para um clube nascer não se exige o apoio de outro. Mas também são verdades as sguintes: a) o CPA tem um perfil, e uma função que o caracteriza como entidade federadora, pela sua dimensão nacional, pela sua implantação, e também pela sua gestão, assumindo-se como parceiro social, e aqui não pode nem deve haver despiques ou tricas ou acrimonias pessoais que se sobreponham a actividade de interesse público que o CPA preenche; b) nada impede assim, que o CPA ajude e apoie a formaçao de outros clubes de autocaravanismo, apadrinhando a sua formação e funcionamento, e isso para mim até me parece desjavel. c) Saber se os clubes são monomarcas é um pormenor, em Portugal ja houve o Clube Aventura (será que existe? Onde?) e não me repugna que existam clubes de marcas, com nas motos ha o Clube Vespa, o Clube Harley e nos automoveis o Morgan, o MG etc.etc. Finalmente, não é indispensavel que os novos clubes sejam e tenham ideias diferentes ou mesmo contrarias aos existentes...os clubes de fans...do autocaravanismo podem ser de base regional, pelos projectos, pelas caracteristicas das viaturas...por ex autocaravanas antigas, ou mesmo em função dos seus proprietarios...em Espanha ha um clube de autocaravanistas JUBILADOS, ou seja reformados...

Resta o seu ultimo comentario...iremos continuar por muitos anos com o mesmo panorama? pois não sei, por mim não estou de braços cruzados, nem no forum do CPA, nem neste, nem no Blog que mantenho, nem nos projectos que tenho em mente...e desejo que não haja em lado algum agressividade, papismo, censura, chicoespertismo, coutadas, donos da verdade, etc.
por mim não contam para guerrilhas de alecrim e mangerona.

Boas voltas e reviravoltas, pois o mundo ( o cosmos) continua a mover-se. Ai de nós se não formos também semoventes....

Ou não sera assim?
Editado pela última vez por decarvalho em domingo set 09, 2007 10:57 am, num total de 1 vez.
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Re: que Federação não temos?

Mensagempor time_out » sexta jul 06, 2007 7:18 pm

decarvalho Escreveu:alô Time Out...
para lhe poupar um passo...aqui tem o link de base para o titulo deste post http://www.fcmportugal.com/images/cgera ... anismo.pdf


Em epocas de poupança de energia todas as poupanças são bem vindas.

Mas vamos ao que interessa,

1) Apesar de não concordar com a politica que os clubes com assento na Federação e com interesses no autocaravanismo optaram por tomar nos ultimos anos vejo com bons olhos os resultados que a FICC (com presidência portuguesa) conseguiu reunir após 2 simpósios nos quais se reuniu com outras Federações com interesses no fenómeno.
As Federações que fala são diferentes e olham há bem mais tempo pelo fenómeno do autocaravanismo itinerante do que por cá pela simples razão que esse fenómeno já tem alguns anos de avanço e de milhares de practicantes em relação ao nosso país.
Nestes ultimos anos verificou-se um aumento das saidas desses turistas dos seus países de origem o que fez alargar as zonas do fenómeno.

2) Lamento discordar mas uma area de serviço para autocaravanas será sempre uma area de serviço para autocaravanas quer se encontre preparada para receber naturistas, deficientes ou americanos! Necessita de determinados requisitos que são os mesmos para qualquer que seja o utilizador do veículo pois ela destina-se ao veículo e não ao utilizador.
A grelha e a sua posição não será diferente se for usada por um deficiente, naturista ou textil até porque se estiver em zona publica nunca poderá ser utilizada por um naturista em practica, a não ser que esteja num parque naturista e não é de areas de serviço dentro de parques de campismo que se fala por aqui.

3) Sobre uma nova Federação deixo-lhe aqui uma questão e que tem a haver com as Cartas Campista que são emitidas pela FCMP não havendo nem podendo haver outra entidade emissora.
Quantos dos Autocaravanistas portugueses dispensariam a Carta Campista? Como faria um clube membro da Federação Autocaravanista para ter acesso à Carta Campista para os seus sócios?
3a) Opiniões......
3b) Padrinhos só nos baptizados e casamentos! O tempo da "Cosa Nostra" já terminou!
3c) O Clube Aventura existe e nada tem a haver com marcas. Os clubes de autocaravanistas (monomarca ou não) se vierem a aparecer e espero que sim terão certamente uma personalidade própria mas não creio que seja assim tão cedo!
time out

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ainda a federaçao

Mensagempor decarvalho » sexta jul 06, 2007 7:42 pm

alo time out

estava a ver que estavamos de acordo a 100%...mas afinal os seus esforços de discordancia...foram bem sucedidos, embora com esforço.

rapidamente...
1) ora bem era pressuposto que eu estava a referir-me a areas para naturistas mesmo...se ha parques de campismo, hoteis, praias naturistas, porque nao areas de serviço AS, e parkings de naturistas? ..Claro que resguardados do intrusismo publico......escreveu o obvio...que nao estava no meu pressuposto..."até porque se estiver em zona publica nunca poderá ser utilizada por um naturista"
2) nao percebo a elegante referencia à cosa nostra...deve ter uma subtileza especifica, mas sempre considerei positivamente a palavra apadrinhar, padrinho etc...nunca me senti deturpado por imagens cinefilas...parece-me não ter capacidade para seguir o seu raciocinio que achou por bem deixar espelhado neste forum...
3) para retirar algo positivo do seu post...o tal valor acrescentado...pode indicar-me o link para o clube aventura? e quais as marcas que se não saõ exclusivas, sao todavia maioritarias? e e-mail operacional?
4) a carta de campista nacional e internacional não é um exclusivo da Federaçao Todos sabem que as podem obter se forem socios do ACP, e mesmo os não socios tambem as podem obter se pagarem uma taxa extra...ora, estou certo que uma Federaçao se fosse criada para o autocaravanismo, não deixaria de obter neste aspecto um estatuto equivalente ao ACP...para não dizer à propria Federaçao actual...

Claro...são opiniões, mas de boa vontade...e sem ser apadrinhadas, e sem continuar a perceber essa da cosa costra!
Editado pela última vez por decarvalho em sexta jul 06, 2007 8:22 pm, num total de 4 vezes.
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Re: ainda a federaçao

Mensagempor time_out » sexta jul 06, 2007 8:02 pm

decarvalho Escreveu:alo time out
2) nao percebo a elegante referencia à cosa nostra...deve ter uma subtileza especifica, mas sempre condirei positivamente a palavra apadrinhar, padrinho etc...nunca me senti deturpado por imagens cinefilas...parece-me não ter capacidade para seguir os eu raciocinio que achou por bem deixar espelhado neste forum...


Acredite que tenho capacidade suficiente para seguir os seus e outros raciocínios (nota: sem qualquer valor acrescentado)

decarvalho Escreveu:3) para retirar algo positivo do seu post...o tal valor acrescentado...pode indicar-me o link para o clube aventura?


O Clube Aventura pode ser encontrado pelo Google bastando escrever o nome e onde irá encontrar tudo o que pretende sobre o clube (nota: sem qualquer valor acrescentado)

decarvalho Escreveu:3) ... e quais as marcas que se não são exclusivas, sao todavia maioritarias? e e-mail operacional?


Está-se a falar de quê? Para mim um clube nonomarca é um clube ligado a uma só marca, por exemplo Clube Knauss, ou Clube MG, etc. (nota: mais um comentário sem qualquer valor acrescentado)

e-mail operacional de quê? (nota: pergunta sem qualquer valor acrescentado)

decarvalho Escreveu:4) a carta de campista nacional e internacional não é um exclusivo da Federaçao Todos sabem que as podem obter se forem socios do ACP, e mesmo os não socios tambem as podem obter se pagarem uma taxa extra...ora, estou certo que uma Federaçao se fosse criada para o autocaravanismo, não deixarei de obter neste aspecto um estatuto equivalente ao ACP...para não dizer à propria Federaçao actual...


Lamento discordar mas a Carta de Campismo é emitida pela FPMC através dos seus clubes federados. Nenhum clube não federado na FPMC pode emitir Carta Campista portuguesa. Para a FPMC emitir as Carta Campista tem por sua vez ser membro da FICC que é a entidade supervisora das emissões das Cartas pelos seus membros e da Carta Campista Internacional. O ACP cobra o valor extra aos não sócios unica e exclusivamente para cobrir os custos do serviço de solicitar a Carta Campista à Federação. Em bom rigor a Federação deveria exigir a informação completa de quem solicita a Carta incluindo o comprovativo de sócio do Clube que representa mas como para a federação o que interessa è um maior numero de portadores de Carta Campista pois é por esse instrumento que é reconhecida pelas Entidades Oficiais o numero de aderentes e por conseguinte calculado os respectivos subsidios assim como para o ACP que encaixa a comissão que a FPCM atribui por cada Carta Campista solicitada. (nota: penso que finalmente um comentário com valor acrescentado)

decarvalho Escreveu:Claro...são opiniões, mas de boa vontade...e sem ser apadrinhadas, e sem continuar a perceber essa da cosa costra!


Nunca gostei de padrinhos, qualquer que eles sejam! (nota: mais um comentário sem qualquer valor acrescentado)
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time out..

Mensagempor decarvalho » sexta jul 06, 2007 8:18 pm

pois meu caro time out...

nao consigo acompanhar tanta antipatia, tanta amargura e tanta animosidade em que se deixa espelhar....

fico out desta sua companhia...e quem ler os seus posts tirará as suas conclusoes...

desejo.lhe um bom fim de semana reparador...
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