Algarve aposta em rede de promoção turística do interior

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Algarve aposta em rede de promoção turística do interior

Mensagempor Paulo » quarta jul 29, 2009 4:17 pm

O autocaravanismo aparece gradualmente conotado com projectos que visam a sustentabilidade. Esta melhoria no tratamente e no encarar desta actividade turística é também influenciada por uma divulgação correcta da mesma, a qual este Portal tenta fazer há vários anos, mas que afinal está nas mãos de nós todos e não só ao nível dos eventos, dos encontros, da Internet ou da comunição social.

Jornal Região Sul (29/Julho/2009)
QREN: Algarve aposta em rede de promoção turística do interior

"Algarve Sustentável" tem coordenação da Almargem, Associação de Defesa do património Cultural e Ambiental do Algarve

Uma rede de equipamentos turísticos que apostem na sustentabilidade ambiental e económico é o grande objectivo do projecto "Algarve Sustentável", uma iniciativa coordenada pela Associação de Defesa do património Cultural e Ambiental do Algarve (Almargem).

O projecto, orçado em 93,6 milhões de euros conta com o apoio do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), e integra uma série de projectos turísticos no interior algarvio, muitos deles em parceria com investidores privados.

Daquele montante total, 5,4 milhões de euros correspondem a 18 projectos âncora e o restante (88 milhões de euros) a 255 projectos complementares, de acordo com dados do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural.

Segundo o dirigente da associação João Ministro, este projecto procura criar valências complementares à rede pedonal da Via Algarviana e inclui uma série de "intenções de eco-turismo", que incluem unidades hoteleiras, acções de valorização ambiental, parques de auto-caravanas ou redes de dinamização de produtos locais, como mel ou medronho.

A grande meta é criar uma "opção de qualidade" ao turismo de massas no litoral, com um "papel mais pragmático que aposte no desenvolvimento do interior algarvio", acrescentou.

Apesar da Almargem ser mais conhecida como associação ambientalista, João Ministro considera que o "Algarve Sustentável" representa também uma aposta numa "nova estratégia de desenvolvimento" para a região em que toda a sociedade civil não se pode alhear.

"Queremos captar toda a uma série de investimentos" numa "estratégia de eficiência colectiva" e de "rentabilização de vários projectos complementares", acrescentou o dirigente.

O ministro do Ambiente participa hoje na cerimónia pública do anúncio das candidaturas aprovadas no PROVERE.

Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes