Mensagem para alguns Presidentes de Camara

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Mensagem para alguns Presidentes de Camara

Mensagempor jbmendes » quarta mai 17, 2006 2:11 pm

Caros companheiros,
Vamos entrar na época balnear, em que práticamente aflui toda a gente ao litoral. Sabemos bem, que cada vez mais é dificil arranjar estacionamento nestes locais nesta altura do ano. Sabemos também que em certos locais onde existiam placas de estacionamento proibido a Acaravanas desapareceram no fim do verão. Sabemos também que elas provavelmente vão voltar agora que o mesmo se inicia. Sabemos também que existem muitos interesses, "em arrumarem-nos" exactamente porque nesses locais existem parques de campismo, que diga-se de passagem não oferecem nenhuma segurança em caso de incendio, e ficam a abarrotar nesta alturas por outro tipo de turismo que não o Acaravanismo (por mim nunca lá punha os pés). Por tudo isto e muito mais, vou só transcrever uma adenda de um texto extenso que retrata um episódio passado por mim e outros companheiros em monte Gordo á cerca de 3 anos. Resumindo Este Sr. presidente de Câmara na altura mandou 3 carros da patrulha sacudirem-nos de um parque em terra, que não interferia em nada, nem com ninguém, até porque ficava retirado da cidade, e não tinha sinal algum de proibição. E como isso não chegasse veio ele próprio já fora de horas, insultar-nos com a cabeça fora da janela do carro dizendo que o parque de campismo não era ali. Isto porque estava já na reentré da 2ª quinzena de Agosto, e muitos dos utentes já tinham ido embora do parque de campismo, o qual viemos a saber este senhor era um dos sócios. De ressalvar que passado +- uma semana de ter publicado este manuscrito no blog da Região do Algarve em que participam todas as camaras algarvias, veio este senhor ao teleregiões dizer que nós Acaravanista faziamos porcaria por todo o lado. Transcrevo isto porque muitos dos nossos presidentes de Câmara não sabem do que estão a falar, e por vezes cedem a pressões externas para nos "enxotarem" sem saberem ao certo o que estão a fazer. Este é apenas um exemplo para muitos desses ditos senhores presidentes.
De salientar que monte gordo está pejado de sinais de proibição a Acaravanas.
-Então aqui vai...

ADENDA:
Outro aparte em relação a este local (Monte Gordo) é a falta de instalações de higiene pública e balneários em locais onde fazem realmente falta. Como se sabe as Autocaravanas estão equipadas com W.C. e existe uma prática ecológica e de higiene na mentalidade da maioria destes turistas . No entanto são aqueles que se deslocam no tal carrinho comum (automóvel ligeiro de passageiros) tal qual como o senhor Murta, que na falta de instalações sanitárias cagam em tudo quanto é sitio, nas dunas ou locais mais recôndidos. Já agora senhor presidente, porque não colocar também umas tabuletas com a inscrição:
«PROIBIDO CAGAR». Pelos vistos anda muita gente a cagar em cima das suas iluminadas e iletradas ideias.
-SR. PRESIDENTE DE CAMARA...
-ESTOU-ME CAGANDO PARA V.ª EX.ª.
-COM TODO O RESPEITO.
jbmendes
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor vitor » quarta mai 17, 2006 11:05 pm

Perante a "invasão" do Acaravanismo por cidadãos q não passaram pela genuina prática campista, não me espanta q muitos despejem as sanitas atrás das dunas. E como já se disse aqui n vezes, pagam todos, pela falta de civismo de alguns.
A insultar o presidente pacóvio, qq q ele seja, tb não vamos lá...
:roll:
É preciso ter calma, não dar a me... pela alma... :lol:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Decas » quarta mai 17, 2006 11:37 pm

Boa noite,
Para inverter o nível do discurso permitam-me dizer o seguinte:

O problema não diz respeito ao civismo dos autocaravanistas, pois já vi muitos automobilistas pararem as suas viaturas onde quer que seja até nas auto estradas e nas áreas de serviço e fazerem as suas necessidades fisiológicas onde lhes é mais apetecivel. Penso que também nada tem a ver com presidentes pacóvios. Segundo a minha opinião o problema reside na definição de Autocaravana, senão leiam o seguinte:

Regulamento Municipal para Licenciamento da Actividades
de Campismo Ocasional e Caravanismo no Concelho
de Vila Real de Santo António.
Nota justificativa
O concelho de Vila Real de Santo António tem sido alvo, nas
últimas décadas, de um aumento considerável de actividades associadas
ao campismo, certamente pela presença inquestionável de
valores naturais, culturais e urbanos, aliada à busca de uma melhor
qualidade de vida. Contudo, esta prática é muitas vezes realizada
nos moldes mais indesejáveis e por vezes degradantes. A utilização
abusiva dos referidos espaços naturais coloca inevitavelmente em
risco o seu equilíbrio e a sua continuidade futura, bem como a integridade
e segurança das populações locais.
A prática do caravanismo constitui igualmente um problema
generalizado por todo o País, devido à insuficiência de legislação
sobre esta matéria. Nestas circunstâncias, o estacionamento
e aparcamento destes veículos são alvo de infindáveis proibições.
O Decreto-Lei n.º 310/02, de 18 de Dezembro, atribui às câmaras
municipais competência em matéria de licenciamento relativo
à concorrência de acampamentos ocasionais. Procedeu-se assim à
elaboração do presente Regulamento, onde são previstas não só
situações de acampamentos ocasionais mas também associadas ao
caravanismo.
Nestas circunstâncias, ao abrigo do disposto no artigo 241.º
da Constituição da República Portuguesa, e no uso das competências
previstas na alínea a) do n.º 2 do artigo 53.º da Lei n.º
169/99, de 18 de Setembro, submete-se o presente Regulamento
à apreciação da Assembleia Municipal, sob a proposta da Câmara
Municipal.
CAPÍTULO I
Disposições gerais
Artigo 1.º
Lei habilitante
O presente Regulamento, elaborado ao abrigo do artigo 6.º do
Decreto-Lei n.º 55/2002, de 11 de Março, e do artigo 18.º do
Decreto-Lei n.º 310/2002, regula o regime de actividades de
caravanismo e campismo ocasional, fora das áreas adequadas para
o efeito, no concelho de Vila Real de Santo António.
Artigo 2.º
Competência
O regime de licenciamentos de acampamentos ocasionais no
concelho de Vila Real de Santo António, fora dos locais adequados
à prática do campismo e caravanismo, é da competência da
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, conforme disposto
no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 310/2002, de 18 de
Dezembro.

Artigo 3.º
Definições
Para efeitos do presente Regulamento, consideram-se as seguintes
condições:
a) Campismo — actividade que consiste em acampar ao ar
livre, em tendas, caravanas, autocaravanas ou em qualquer
viatura automóvel
;
b) Caravana — veículo sem motor, atrelado a um automóvel,
concebido e apetrechado para servir de alojamento,
podendo ou não existir confecção de refeições;
c) Autocaravana — veículo automóvel concebido e apetrechado
para servir de habitação com tracção própria ou
reboques adaptados à prática do caravanismo;

d) Caravanismo — modalidade de campismo através da utilização
de caravana ou autocaravana;

e) Estacionamento — paragem temporária em determinado
local;
f) Aparcamento — arrumar uma caravana, autocaravana ou
automóvel, com intenção de realizar qualquer das acções
previstas no artigo 14.º do presente Regulamento;
g) Acampamentos ocasionais — concentrações temporárias
de um ou mais campistas, fora de parques de campismo,
realizadas em locais devidamente autorizados para
o efeito;
h) Campismo selvagem ou ilegal — acampamento ocasional
realizado sem autorização das autoridades competentes;
i) Campismo livre ou pontual — prática de campismo e
caravanismo, fora dos parques de campismo e dos locais
autorizados, não enquadráveis em linhas anteriores.

CAPÍTULO II
Licenciamento
Artigo 4.º
Emissão de licenças
1 — Estão sujeitos a licenciamento os acampamentos ocasionais.
2 — A licença é concebida pelo prazo solicitado, prazo esse que
não pode ser superior ao período de tempo expressamente definido
pelo artigo 16.º
Artigo 5.º
Revogação de licenças
Em casos de manifesto interesse público, designadamente para
protecção da saúde ou bens dos campistas ou caravanistas, ou em
situações em que estejam em causa a ordem e tranquilidade pública,
a Câmara Municipal poderá, a qualquer momento, revogar a
licença concebida.

Dado que a Autocaravana está relacionada com o acto de campismo ou acampar, ela em qualquer situação será sempre vista dessa forma, mesmo que não se entorne o "peniquinho" :lol:

Os autocaravanistas nacionais, deveriam a meu ver criar um movimento
1º Fazendo um levantamento de todos os Acs que existem
2º Fazer-se um abaixo assinado ou uma Carta Aberta ao 1º Ministro, Presidente da Republica e Director Geral de Viação e Conservatórias do Registo Automóvel, para que esta designação fosse alterada, pois inclusé a minha VW Westefalia apesar de ser considerada um veiculo 365dias, como estava averbada no livrete como Autocaravana, sofria das mesmas restrições e para mim era o meu veiculo diário.

Será que tenho razão ou estou a ver mal a :roll: coisa???
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor jbmendes » quinta mai 18, 2006 9:25 pm

Caros companheiros:
Começo por citar a DECAS (acho que a posso tratar assim)
(cito)-Para inverter o nível do discurso permitam-me dizer o seguinte: Devo-lhe dizer que as palavras ficam sempre com quem as diz, e que na altura dos acontecimentos, a situação criada e gerada por este senhor presidente de camara (perdedor nas eleições autarquicas que se seguiram) exigiu pelas circunstancias muito mais violencia verbal, até porque foi ele o principal fomentador desta guerra de palavras. E não satisfeito com a expulsão, foi este senhor que veio com a proteção da policia incitar á violencia verbal e até fisica, porque ninguém conhecia o fulano como presidente de camara de VRSS. Mesmo que ele viesse com uma faixa na frente do carro a identificá-lo, não era de todo aceitável que ele nos viesse desafiar com aquela arrogancia, depois de estar já tudo defenido com a policia (Esses sim impecáveis e solidários connosco).
Quanto ao texto camarário que transcreve, só tenho de lamentar a qualidade politica do nosso país que enferma de ignorancia e provincianismo, ao colocar reboques e tendas no mesmo cesto das acaravanas. Que eu saiba as tendas e os reboques não pagam os impostos que pagam as ACs, que por acaso até dão mais verba aos municipios e ao próprio estado que os ligeiros utilitários. E já agora, a descriminação das AC,s aos estacionamentos públicos relativamente aos automóveis da mesma classe é inconstitucional. E SUBLINHO ESTACIONAMENTO Apenas quando o estado de campismo é evidente se pode aplicar os principios referidos no texto.
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor jbmendes » quinta mai 18, 2006 9:44 pm

Citação:

Perante a "invasão" do Acaravanismo por cidadãos q não passaram pela genuina prática campista, não me espanta q muitos despejem as sanitas atrás das dunas. E como já se disse aqui n vezes, pagam todos, pela falta de civismo de alguns.
A insultar o presidente pacóvio, qq q ele seja, tb não vamos lá...

É preciso ter calma, não dar a me... pela alma...

Caro Victor, fiquei com a impressão que interpretou tudo ao contrário!
-Ou será só impressão?

-Devo-lhe dizer que em relação á porcaria que abundava pelas dunas, não era proveniente das cassetes mas sim"POIAS" :oops: dos automobilistas dos veiculos utilitários tal qual o do Sr. presidente. Depois salientou no TeleRegiões como sendo dos autocaravanistas.
O que não é verdade. Devo também referir que existia entulho diverso, que incluia frigorificos e outros objectos de grande porte, que também não acho provável ser dos ACs. Colocar tudo no mesmo pote é que provavelmente dará me....
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor Decas » quinta mai 18, 2006 10:03 pm

Boa noite jbmendes,

Quando referi "inverter o nível do discurso " não estava de forma alguma a nivelá-lo por baixo, mas sim a tentar levá-lo para instâncias superiores.
Como bem diz as Acs deveriam ser comparadas a veiculos automóveis. ÉE eu que o diga pois tinha uma VW Westfalia que era um automóvel 365 diasigual a tantas VW Transporter e só porque estava no livrete a designação de autocaravana, via-me impossibilitada de a estacionar onde os veiculos automóveis estacionam.
Pelo meu post o que eu queria dizer e penso que não entendeu, é que esse Sr. Presidente de Câmara, como tantos outros têm a lei do seu lado, uma vez que por DL uma autocaravana é nivelada pelo material de campismo.

Penso por isso, que para além dos insultos que possa haver, pois também eu fui incomodada às 4h da manhã em Donostia (San Sebastian),como se eu fosse uma ETARRA, que tinha cometido um crime, que não tinha sido mais do que pagar o estacionamento até às 9 h da manhã, e tive de sair dali, mais do que isso, será um abaixo assinado de todos os ACS / AVS de Portugal, para Assembleia da Republica, 1º Ministro, Presidente da Republica, Director Geral de Viação e Trânsito, para assim se tentar mudar uma designação que não faz jus à utilização da autocaravana e só porque existe, dá azo a situações tão desagradaveis, como a que o companheiro referiu.

ERA ESTA A INVERSÂO DO NÌVEL DO DISCURSO, pois como deve calcular, com a minha idade já assisti a muita porcaria, e não me ofendo com o nível das palavras, apenas me ofendo com os actos, e o acto de correr com os autocaravanistas, como se de criminosos se tratásse, ou andar a dormir na clandestinidade é coisa que não me agrada e me trás más recordações. Espero que assim fique esclarecido.

Por último no referido diploma considera estacionamento, uma paragem temporária, não definindo o tempo, e campismo ocasional uma concentração de uma ou várias Acs.
Editado pela última vez por Decas em quinta mai 18, 2006 10:10 pm, num total de 1 vez.
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Nova réplica...

Mensagempor jbmendes » quinta mai 18, 2006 10:06 pm

Aproveitem para lêr mais esta boa nova já com uns anitos de atraso, vinda directamente de VRSS.
http://www.fpcampismo.pt/Revistas/revista-2001-3/aconteceu-comigo.htm
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor jbmendes » quinta mai 18, 2006 10:34 pm

Boa Noite DECAS
já que estou embalado, cá vai mais uma experiencia.

Vou-lhe relatar um breve episódio passado com um companheiro que tem uma AV de livrete. Na prática a situação entre uma AC e uma AV para efeito de estacionamento é exactamente a mesma:
-Colocaram em determinado zona do litoral nortenho umas placas de proibição de estacionar que rezavam assim:

ZONA - AUTOCARAVANAS - CARAVANAS (Roullotes)
Não especificava Autovivendas.
Perante isto, o amigo em questão, perguntou ás autoridades no local, que o sinal não fazia referencia a AV, e se podia estacionar no local.
Resposta do Agente.
-Lá dizer não diz, mas se o senhor lá colocar o veículo nós vamos multá-lo. Portanto! O melhor mesmo é não arriscar.

É o país que temos.
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor Decas » quinta mai 18, 2006 10:55 pm

Boa Noite jbmendes,

Isso que aconteceu com o seu amigo, foi o que me aconteceu com a Vw.

Discordo consigo quando diz " É O PAÌS QUE TEMOS", permita-me que lhe diga é o PAÌS QUE SOMOS. nós falamos e falamos mas quando toca a fazer, lá vêm os brandos costumes e calamos. Como quem cala consente, nada melhor para definir o PAÍS que temos senão o reflexo do POVO QUE SOMOS.

Está bom tempo,vamos à praia, bebe-se uma cervejinha, discutesse a bola :P e para fazer... estão lá os políticos, para isso lhes pagamos. Mas há assuntos que temos de ser nós a tratar, pois só são por nós sentidos.

Quando os nossos ministros forem ACs talvez isto mude, mas com a falta de tempo que os moços têm para fazer férias e à velocidade a que se deslocam nos seus veiculos, temo que esse dia não chegue, pois não os vejo com perfil para Acs :wink:
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor jbmendes » sexta mai 19, 2006 10:53 am

RESUMINDO: É o país que somos - É o país que temos - é o país que seremos e que teremos, se não protestamos e reinvindicamos em únissono junto de quem de direito.
Na minha opinião, e é só uma ideia, poder-se-ia fazer um abaixo assinado, promovido pelo CPA - campingcarportugal - campcar - entre outros, junto de um texto bem elaborado, (Penso que temos entre nós gente com boa capacidade de expressão e comunicação) e enviar ao Presidente dos Municipios, para que faça eco junto dos seus munícipes das pretenções e das razões pelas quais nos deveriam apoiar, ou no minimo não nos descriminarem. Arranjar assinaturas não seria dificil! Basta convocar uma concentração geral de Acaravanas com tempo suficiente para a mensagem chegar a toda a gente. Penso que se a proposta for para beneficiar no futuro as condições gerais de utilização dos Acaravanistas, ninguém ficará de fora.
Mas...isto sou só eu a imaginar! :roll:
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes