" O Sistema " contra os Autocaravanistas-Resistênc

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

" O Sistema " contra os Autocaravanistas-Resistênc

Mensagempor jorge santos » sexta jan 11, 2008 6:30 pm

Tratamento Igual a Veículo Ligeiro.
Estes são os meus critérios e das acções que advogo, tomo inteira
responsabilidade.
-------------------------------------------------------------
Ponte de Lima, juntando-se a Coimbra, Nazaré, Ericeira, Mafra, Algarve
e outros locais, consideram a nossa presença indesejável.
Nem sempre foi assim, De 1995 a 2005/6 a S.A.C do Clube de
Campismo de Lisboa, o Clube Português de Autocaravanas e particulares,
receberam das C.Municipais, Juntas de Freguesias e individuais, apoios, em
transportes, refeições, estadia, simbólicos presentes e divertimento.
Alguns, chamaram-nos de volta, afirmaram-nos "são sempre bemvindos".
E o que fizémos, a quantos nos tinham recebido de braços abertos ? Pura
e simplesmente não demos continuidade à amizade que despontava.
Vieram as "vacas magras" o "crescendo municipal" desafiante de
Governos, de leis, regras, principios de cidadania, interesses, impondo
particularmente no nosso caso limitações, de que a falta de
representatividade, aliada a comportamentos censuráveis, nos barra,
entrada, estacionamento ou permanência condicionante.
Não é eficaz confrontarmos o Presidente da Câmara Municipal de
Coimbra ou outra qualquer Edilidade, escudados que são pelos seus
municipes e o " aqui mando eu "!!! Pregar no deserto é superflúo.
Só os estamos a antagonizar e a enfraquecer as nossas prerrogativas
(quando bem exercidas) note-se.
Devemos ir, sim e encorajar outros companheiros a visitar locais onde
existem restrições. Mesmo assim, é um milésimo do que fez Gandhi e o
povo indiano ao Império Britânico, sem falar das Provincias Ultramarinas
Portuguesas fizeram a Portugal.
As conquistas de D.Afonso Henriques, o nosso 1640 e Tróia (citando
apenas êstes) não foram obtidas por arautos anunciando - chega para
lá, que eu quero estacionar, dormir e amanhã, ir à praia ou ver a cidade.
Todos êles combateram e destruíram, quer os castelos quer a
resistência humana.
Desiludam-se, nós não os podemos igualar.
É temporal, estamos no século XXI, falta-nos espirito, coesão, queremos
o "creme", estamos sós e sem comandantes à altura.
Mas, quanto a mim, resta-nos um caminho e como soi dizer-se- é fácil
é barato e não dá milhões...
Como preâmbulo apenas informo, que a carta de Campista Nacional,
pode ser obtida junto do ACP, Inatel, Clubes de Futebol com secção
campista (Belenenses, etc).

Vamos exigir, do C.P.A, do C.C.L, do CCCBarcelos, do Porto, onde
quer que sejamos filiados, que nos secundem ou deixaremos de ser
associados, não pagando Desde Já, as respectivas quotas

Vamos pedir, por favor, a cooperação de todos os Portais, Fóruns,
Bloggs, de campismo e autocaravanismo.

Vamos solicitar a todos, Construtores, Representantes, Vendedores,
Reparadores, de autocaravanas, a sua contribuíção, que é directamente
relacionada, com a nossa luta.

O OBJECTIVO
Uma carta "padrão" em que cada interveniente citado,
foque, pelos seus interêsses, a necessidade de discus-
são a nível nacional o tratamento discricionário entre
veículo ligeiro e autocaravana

AOS AUTOCARAVANISTAS
Cumpre tirar copias da carta "padrão" e enviá-las para :
A D.G.C.I - Quando pagarem (por cheque,preferencialmente) o I.U.C.,
avisando que no próximo ano deduzirão Euro 1,00 devido
às restrições de circulação impostas.
Presidência da República
Assembleia Nacional
Bancadas Parlamentares
Partidos Politicos
Governadores Civis
Procuradoria Geral da República
Associações de Municipios
Associações de Comércio
Movimentos de Defesa do Cidadão
Meios Informáticos do país
Assinem protesto on-line

Será bom frisar que somos mais de 6.000 e com familiares e amigos,
fácilmente ultrapassaremos cem mil, dando-nos oportunidades de
decisão nacional.

Democráticamente, qualquer companheiro, concordará ou não com o
que foi escrito. Sinta-se livre para contestar.
Sinta-se ainda mais livre para viajar e dormir só (mais fácil, em especial
em locais ermos, sem intervenção das autoridades) entretanto, outras
portas se fecharão a adicionar às de Mafra, Coimbra, Ponte de Lima,
mas não se esqueçam dos que vierem a "dar a cara por si".
Cumprimentos,
Jorge Santos
Cascais
Julio Jorge Santos Pereira
e-mail:j.j.s.pereira37@Gmail.com
Tel. 21 483 1933
Tm 96 286 3236
Sócio nº.28879 do Clube de Campismo de Lisboa
Sócio nº 926 do Clube Português de Autocaravanas
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

nunor

Mensagempor decarvalho » sexta jan 11, 2008 7:33 pm

Pois é Nunor
(em tempo, e por lapso, deveria estar escrito Jorge Santos)

Nao se pode contar apenas com quixotismos individuais....
Tem de haver intervenção estrutural e institucional !
Deveria haver uma FEDERAÇAO DO AUTOCARAVANISMO
Ate lá deviam multiplicar-se a transformaçao de centros de interesse de autocaravanistas em pessoas colectivas institucionais...

Tem de haver ( senão ficamos todos a ver navios) plataformas de entendimento entre TODOS os que tem uma visao institucional do autocaravanismo, e não apenas das autocaravanas...

Para isso é preciso gente, pessoas concretas que ponham de lado tricas do passado, e divisões do presente, e constituam uma frente de libertação do autocaravanismo...do ghetto em que se encontra e da menoridade com que é tratado pela FPMC, e algumas autoridades...

se puder ajudar...estou on line!
Mas Abrantes não é o unico local, nem a unica oportunidade de fazer crescer estes objectivos. No meu BLOG encontra la um MANIFESTO a este proposito tambem....

e boa sorte nas voltas e reviravoltas de AC, dentro ou fora de parques de campismo!
Editado pela última vez por decarvalho em domingo jan 13, 2008 10:07 am, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

ORA AQUI ESTÁ, O TEMA DO MOMENTO

Mensagempor jbmendes » sexta jan 11, 2008 10:51 pm

SAUDAÇÕES (http://www.autocaravanista.blogspot.com)

Considero isto como a terraplanagem do terreno, para que num futuro próximo se possa alicerçar a primeira pedra da F.P.A.

Nada como uma alfinetada da moribunda secção de Autocaravanismo, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, (FCMP) "com a criação do CAN" para pôr aqui os neurónios Autocaravanistas mais adormecidos todos em sobressalto. Porque: Companheiros, isto é um ataque á ideia de se criar uma Federação Independente exclusiva para o
Autocaravanismo (F.P.A.) Desengane-se quem julgar que esta ação foi inocente. Infelizmente este é um assunto com pouca opinião, não que não desperte o interesse dos companheiros, até porque seguramente todos teriamos muito mais a ganhar com esta independencia, mas porque acima de tudo, são precisos meios humanos de qualidade SUPERIOR para subtrairem substancia, ao problema instituido a esta causa. Será muito dificil de arranjar matéria humana com disponibilidade de tempo, e muita carolice para dar visibilidade a esta causa. Como para tudo, antes de se avançar, tem que se debater, e isso leva o seu tempo até que apareça o primeiro fruto, nada como um pouco da contribuição de todos, para que no final com alguma filtração, se arranque com ideias válidas para a concretização deste sonho. O tópico da DECAS está também inserido nesta matéria, pelo que se poderá fundir para recolha eventual de mais informação e debate. Finalmente começa-se a falar de coisas que interessam realmente discutir em PROL DO AUTOCARAVANISMO.
Avatar do Utilizador
jbmendes
 
Mensagens: 131
Registado: domingo nov 13, 2005 9:47 pm
Localização: Norte de Portugal

Mensagempor Luis Almeida » sábado jan 12, 2008 10:21 am

Companheiro deCarvalho,

Talvez seja eu que esteja um pouco fora do contexto deste tópico mas a sua resposta ao companheiro NunoR aparece na sequência de quê?! :?:

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor Mario » sábado jan 12, 2008 10:50 am

Muito me apraz verificar,a descoberta do supra sumo Federativo como panaceia para a resolução de todas as questões relativas ao autocaravanismo.
Na minha humilde opinião de autocaravanista que tem por especial encanto a liberdade responsável inerente á prática da actividade, federada ou não ,não será crucial.
Vejamos uma federação,terá como objectivo a junção de diversas entidades que tenham como objectivo principal a defesa e promoção do autocaravanismo.
Não me parece que a abundância desse tipo de entidades seja a suficiente para a criação de uma federação,caso contrário estaremos a pretender federar cada autocaravanista individualmente o que não me parece viável.

Além disso a minha opinião por exemplo em relação á FCMP que conforme é do conhecimento publico é ou tenta ser detentora dos direitos inerentes ao desenvolvimento da prática do autocaravanismo nada irá acrescentar á prática que não sejam obrigações ou proibições institucionalizadas,pretorianos não é o que necessita o autocaravanismo.

Maus exemplos também não, a ausencia de condições que a maioria dos parques de campismo oferecem são prova disso,já aqui referi que não há ninguém que me obrigue a entrar num cercado enlameado só porque me movimento numa autocaravana será por aí que a ou as Federações devem começar.

Neste momento parece-me de importância relevante todas as mensagens que se trocam em Portais blogs etc. pois para já são a forma mas simples de tentar-mos mudar a postura de alguns, autocampistas esses sim os verdadeiros inimigos do autocaravanismo.

Por muito que nos custe a resposta anacrónica de algumas entidades baseia-se nesse tipo de atitude e claro tomam o todo pela parte,aplicam á risca a mais pura regra economicista,que passa pela colocação de uma qualquer placa bem mais barato que criar as condições necessárias para acolher quem com dignidade ,consciente dos seus deveres os visita.

Todos já foram confrontados com ajuntamentos de autocaravanas,em espaço publico,praças jardins,parques de estacionamento,orla maritima etc,cadeiras toldos fogareiros e despejos selvagens não estou a dar novos mundos a ninguém, mas uma coisa todos sabem é que isto não é autocaravanismo.
Está nas nossas mãos mudar este comportamento,para que possamos lutar contra as imposições abusivas que nos impõem por exemplo quando apenas pretende-mos estacionar.

Se uma Federação é o caminho certo para mudar este estado comportamental não sei ,para já apenas lhe dou o beneficio da dúvida :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

"O sistema"etc. -Resistência Passiva

Mensagempor jorge santos » sábado jan 12, 2008 11:30 am

Companheiro de Carvalho ( Seu 11/1/08) 10.51PM)

Li os seus comentários para "Nunor".
Visitei a sua página e tomei conhecimento do Manifesto.
Aprendi muito, Devemos aproveitar o mérito das ideas, quando as lê-mos.
Falaremos no futuro.
Não vem ao caso, mas quantos nos conhecem, a minha mulher e eu,
sabem que "somos pessoas de parques de campismo". - O que está
em causa e eu pugno, é a livre circulação ou estacionamento,
equiparados, face à lei, a um automóvel.

Tal como fiz com o C.P.A., peço-lhe autorização para publicação no
seu "sitio" de "O sistema" contra os Autocaravanistas-Resistência
Passiva, publicado no Fórum do CCPortugal.
Devido a problemas técnicos, insanáveis por falta de conhecimentos
informáticos, ficar-lhe-ei grato pela transmissão integral do mesmo
para o seu portal, podendo ser consultado, por quantos o visitam.
Cumprimentos autocaravanistas
Jorge Santos
Cascais
Sócio do C.C. de Abrantes
Rossio ao sul do Tejo
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

" O sistema " contra os A/C's-Resistência Passiva

Mensagempor jorge santos » sábado jan 12, 2008 11:45 am

Companheiro jbmendes, (seu 10.51PM-11/1/08)

Tomei boa nota dos seus proveitosos comentários e agradeço.

Semelhante ao meu procedimento com o CPA, peço-lhe a sua
autorização para que "O sistema" contra os Autocaravanistas-
Resistência Passiva, exposto no Fórum Campingcarportugal.com,
possa fazer parte da sua página e estar disponível para os muitos
companheiros que a visitam.

Problemas técnicos, ainda não me permitem transpor, na integra, o
teor publicado no CCP.

Fico antecipadamente reconhecido pela sua assistência.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

ora vivam

Mensagempor decarvalho » sábado jan 12, 2008 1:20 pm

Vivam...Luis de Almeida, Mario, Nunor, jbMendes, e Jorge Santos (inter alia)

1) para Luis de Almeida, o meu post para NUNOR, de resposta insere-se no contexto do inicio deste tema exposto por Jorge Santos. Assim o entenderam tambem pelos vistos o Nunor, o Mario, o JBmendes e o Jorge Santos (entre os que se pronunciaram aqui, por escrito).

2) Para Mário, concordo com as suas dúvidas sobre a Federaçao quer a actual, quer uma hipotética futura. Claro que não é panaceia...nem indispensavel...como um clube juridicamente cosntituido não é indispensavel para defender e promover o autocaravanismo, como se desmonstra por este portal do camping car portugal...todavia, por deformaçao profissional e cultural, talvez, sou pela via institucional e pela representatividade estrutural quando se trate de movimentos, ideias e projectos que aspirem a ter reconhecimento isntitucional tambem, legal, administrativo etc...

3) para Jorge Santos Ok, de acordo com a sua sugestão, apesar de não concordar a com todas as suas afirmações, vou inserir o seu comunicado também na newsletter...esta, é uma forma independente de comunicação, que esta ao serviço do autocaravanismo e dos autocaravanistas, e que sem preconceitos, nem apriorismos, e com a possivel isenção, inclui referencia as iniciativas do sector...desde as recentes atitudes da FPMC (criticando abertamente) até às posições e aos encontros de autocaravanistas promovidos pelo CPA, e pelo CCP, e à propria constituição do CAN, de que foi a primeira a faze-lo, importando essa noticia de Espanha...

A todos...boas voltas e reviravoltas...
Editado pela última vez por decarvalho em sábado jan 12, 2008 5:45 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

" O sistema " contra a/c's- Resistência Passiva

Mensagempor jorge santos » sábado jan 12, 2008 3:32 pm

Companheiro deCarvalho,

Reeitero os meus agradecimentos.

Melhores homens do que eu, moldarão uma ideia incipiente.

A sua salutar discordância, virá também, auxiliar a que a

"obra" acabe quase perfeita.

Cumprimentos,

Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor Decas » sábado jan 12, 2008 11:03 pm

Mario Escreveu:Muito me apraz verificar,a descoberta do supra sumo Federativo como panaceia para a resolução de todas as questões relativas ao autocaravanismo.
Neste momento parece-me de importância relevante todas as mensagens que se trocam em Portais blogs etc. pois para já são a forma mas simples de tentar-mos mudar a postura de alguns, autocampistas esses sim os verdadeiros inimigos do autocaravanismo.
Por muito que nos custe a resposta anacrónica de algumas entidades baseia-se nesse tipo de atitude e claro tomam o todo pela parte,a
Todos já foram confrontados com ajuntamentos de autocaravanas,em espaço publico,praças jardins,parques de estacionamento,orla maritima etc,cadeiras toldos fogareiros e despejos selvagens não estou a dar novos mundos a ninguém, mas uma coisa todos sabem é que isto não é autocaravanismo.
Se uma Federação é o caminho certo para mudar este estado comportamental não sei ,para já apenas lhe dou o beneficio da dúvida :!:


Permita-me discordar aqui nalguns pontos.
O Mário nunca viu proibir-se os automobilistas de circularem, pelo facto de existirem tantos condutores selvagens, pois não? O que vê nalguns casos é a aplicação de multas.
Também nunca viu as pessoas serem impedidas de ir à praia ou ao jardim, porque lá deixam toda a "porcaria" - latas, garrafas, sacos com comida, etc. Pois não? O que vê são campanhas de sensibilização e caixotes para os resíduos.
Também não vê as pessoas serem proibidas de andar no passeio, pelo facto de lá deixarem os sacos do lixo, em vez de os colocarem nos contentores. E por aí fora, um cem número de situações selvagens com que nos deparamos todos os dias, e que não levam a nenhuma proibição.
Então porque é que se está a justificar o não deixar estacionar uma autocaravana, baseado no facto de alguns Acs, não terem um comportamento civilizado? Parece-me que estamos a falar a linguagem daqueles que a utilizam como escudo, das suas proibições, e até parece que vivemos num país, em que tudo mais é o supra sumo civilizacional,à excepção dos autocaravanistas.Ou não será?
Por outro lado só entidades institucionalizadas podem lutar, em termos legais pelo que quer que seja. Por muita vontade que tenhamos individualmente, não nos faremos ouvir, se não tivermos um organismo que nos apoie.
Ora nunca será uma Federação que reune associações de campistas, que vai lutar pelo que quer que seja, para se institucionalizar o Autocaravanismo, como forma de Turismo Itinerante, fora de Campings, que nada tem a ver com campismo, por vezes até é mais urbanismo. Dado os autocaravnistas, gostarem de visitar meios urbanos.
Que lhe parece?
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor fluis » sábado jan 12, 2008 11:10 pm

Luis Almeida Escreveu:Companheiro deCarvalho,

Talvez seja eu que esteja um pouco fora do contexto deste tópico mas a sua resposta ao companheiro NunoR aparece na sequência de quê?! :?:

Saudações a todos. :wink:


Boa noite,

Confesso que estou como o Luís Almeida também não percebo onde entra o NunoR aqui nesta interessante troca de opiniões.

decarvalho Escreveu:Vivam...Luis de Almeida, Mario, Nunor, jbMendes, e Jorge Santos (inter alia)

1) para Luis de Almeida, o meu post para NUNOR, de resposta insere-se no contexto do inicio deste tema exposto por Jorge Santos. Assim o entenderam tambem pelos vistos o Nunor ...


E aqui fiquei mais confuso, pois não consigo ver, neste tópico, uma única linha escrita pelo NunoR.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Onde está o Nunor???

Mensagempor Decas » domingo jan 13, 2008 12:10 am

Para satisfazer os mais curiosos, fui em busca do Nunor.

Segui o raciocínio do DeCarvalho, e segui-lhe as passadas.

Isto da Internet, faz mal aos neurónios :cry: , são muitas as snipases que se fazem para se relacionar, tópicos, mensagens e fóruns.

Ora bem, o DeCarvalho, veio responder aqui a uma mensagem, que estava noutro fórum, mas que tinha um link para uma mensagem colocada neste fórum.

Algo falhou na comunicação cerebral, e saiu a resposta neste. :wink:

Bom, pelo menos a conclusão a que cheguei, não é tão grave como o diagnóstico que se estava a fazer.

Pura e simplesmente cruzamento de linhas, nada mais.

Penso eu de que :)
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor fluis » domingo jan 13, 2008 12:14 am

Decas Escreveu:

Ora bem, o DeCarvalho, veio responder aqui a uma mensagem, que estava noutro fórum, mas que tinha um link para uma mensagem colocada neste fórum.



Boa noite Decas,

Acabei de ir ao fórum do CPA e não encontrei lá nenhum link para este fórum, bem isto pelo menos nas zonas que estão acessíveis aos visitantes. Se estão lá referências em partes reservadas, quer-me parecer então que não será o mais correcto.

Decas Escreveu:

Bom, pelo menos a conclusão a que cheguei, não é tão grave como o diagnóstico que se estava a fazer.



Amiga Decas o diagnóstico não era grave nem ligeiro, simplesmente é e continua a ser confuso.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Decas » domingo jan 13, 2008 12:22 am

Boa noite Fluis,

Efectivamente o link estava numa mensagem na parte de acesso aos sócios. Penso que não estarei a quebrar nenhum sigilo, ao publicar a mensagem na integra, se quebrar, que me expulsem do Clube.
Para os vários companheiros que nas últimas semanas aqui procuravam um sinal de uma candidatura à direcção do CPA, têm finalmente a resposta a pouco mais de 19 horas da Assembleia Geral a realizar em Abrantes:

http://www.campingcarportugal.com/forum ... php?t=1428

Falta agora conhecer os restantes companheiros integrantes da hipotética lista.


Quando falei no diagnóstico, estava simplesmente a brincar, pensei que desse para entender, mas pelos vistos não. :( , peço por isso desculpa.
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor fluis » domingo jan 13, 2008 12:58 am

Boa noite Decas,

Obrigado por publicares o que não podemos ver.

Ora essa, não precisas de pedir desculpa. Foi apenas uma questão de modos diferentes de interpretação, em suma situações normais no dia-a-dia de qualquer fórum. :D

Agora eu li o post do Jorge Santos, e percebi o que ele quiz dizer. Penso que todos percebemos, podemos é concordar ou não com a totalidade do que ele escreve. Ele fala que devíamos fazer operações de charme perante as autarquias, e por outro lado diz que cada um de nós devia exigir dos clubes ligados ao Autocaravanismo, dos quais somos sócios, uma defesa mais eficaz dos nossos direitos. Opina ainda sobre mais algumas formas de manifestar o descontentamento pelo incremento de proibições e descriminações que o autocaravanismo cada vez mais sofre no nosso país.

Agora acho espantoso, é como alguém concluiu com isso estar perante um candidato a uma hipotética lista concorrente nas eleições de um clube? :?: :?
Editado pela última vez por fluis em domingo jan 13, 2008 1:35 pm, num total de 1 vez.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Próximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 86 visitantes