novo ano, novo clube de autocaravanismo!

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

novo ano, novo clube de autocaravanismo!

Mensagempor decarvalho » segunda dez 31, 2007 9:47 am

ALO ACS...


aqui vai a minha ultima mensagem de 2007...........

esta ai o CAN clube de autocaravanistas do Norte, com sede em Braga

aqui vai o logotipo

Imagem

mas se querem saber mais ( o que aqui não cabe) podem espreitar em...
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... nismo.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
Avatar do Utilizador
decarvalho
 
Mensagens: 1010
Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Paulo » quarta jan 02, 2008 10:38 pm

Após a análise do link fonte desta notícia http://autocaravanismohoy.blogspot.com/ ... te-de.html não posso partilhar as esperanças colocadas na mesma, pois como autocaravanista, sinto que aqui não tenho nada de novo. Temos sim mais um clube, que em linha com a Federação, coloca à frente do Turismo Itinerante os interesses dos Parques de Campismo.

Por um lado, no seu 1º Boletim, estabelece as diferenças entre “caravanismo” e “autocaravanismo” – estamos de acordo que são muitas! Por outro lado é condição expressa nos seus estatutos, para a admissão de sócios, estes terem de ter Carta de Campista.

É com alguma tristeza que não vejo surgirem instituições que agarrem seriamente a temática do Turismo em Autocaravana, assumindo o estacionamento habitado de uma autocaravana. Este pormenor é talvez a maior vantagem dos nossos veículos, a qual por um lado é condenada pelos clubes dos clubes (leia-se federações campistas!) e por outro lado mal aproveitada por alguns dos nossos colegas autocaravanistas que insistem em ter comportamentos campistas fora dos campings (cadeiras, fogareiros, mesas, toldos…etc, na via pública!), o que é totalmente inadmissível e só reverte contra quem defende um Turismo Itinerante sem recurso obrigatório a campings, ou seja, um modelo de Turismo válido, com provas dadas nos países vizinhos, que quase todos bem conhecemos.

Os bons comportamentos ambientais e cívicos, são algo que a vida nos ensina, pelo que não vejo que uma Carta disto ou daquilo venha trazer valor acrescentado nesse sentido. O que traz valor acrescentado é que todas as organizações, sejam elas de que tipo forem, ligadas à promoção do Autocaravanismo, como forma de Turismo Itinerante, insistam entre os seus apoiantes que os bons comportamentos são a chave do sucesso desta nossa actividade turística. Se assim não for, nunca poderemos ter credibilidade quando dialogamos com os autarcas ou outros decisores, no sentido de criarem condições físicas para a nossa breve paragem e/ou permanência.

Na sequência de um dos nossos eventos autocaravanistas, dizia-me com toda a convicção um amigo e destacado dirigente da PACA espanhola:

“Confiem as vossas aspirações autocaravnistas às federações campistas e acabam todos a pernoitar nos campings!”

Esta afirmação faz todo o sentido!

Se houver dúvidas basta passar os olhos pelas duas edições da revista Campismo & Montanhismo: Out/Nov/Dez 2006 e Out/Nov/Dez 2007, a propósito das intervenções da FCMP no Simpósio Internacional de Caravanismo que teve lugar na Feira de Barcelona, ou a posição da FICC sobre este tema.

Abraço!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor João » quarta jan 02, 2008 11:23 pm

É verdade Paulo, já tinha comentado com o Duarte esta obrigatoriedade da carta de campista. Mas depois de ver que o fundador também foi o fundador do clube de campismo e caravanismo de Barcelos.... Acho que está tudo dito.
Confesso que fiquei curioso, ainda por cima aqui de Braga mas "fui aos arames" quando li os estatutos. Acho que começaram muito bem, ao distinguir caravanismo e autocaravanismo indo ao ponto e bem de dizer que a AC não precisa de pernoitar em camping mas a seguir estragam tudo com os estatutos.
Tenho esperança de que revejam os estatutos e cheguem à conclusão de que não faz sentido a carta campista para quem como eles próprios dizem fica muitas vezes fora.
João
AV Citroen Jumper
João
 
Mensagens: 181
Registado: sexta nov 11, 2005 10:58 pm
Localização: Braga

Mensagempor seco » quinta jan 03, 2008 10:37 am

Bom dia e Bom Ano para todos

Apenas gostaria de dizer que subscrevo todas as afirmqações do Paulo porque com elas estou de acordo.
Já é altura de em 2008 tentarmos clarificar as coisas.
A verdade é que tambem não podemos andar armados em campistas onde bem nos apetece pois acabaremos em campings ou em Áreas de Serviço, quais guettos (com condições; diga-se).
Turismo itenerante responsável - cada um que adopte como lema para 2008

Um abraço

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Alexandria » quinta jan 03, 2008 10:47 am

Bom dia

Quem consultar a página da FCMP poderá ver a correr nos destaques "Autocaravanismo na Internet".

Este link conduz-nos para, e cito: "O Blog http://motorcaravanningtoday.blogspot.com, da autoria do companheiro e consultor da E.N.M. (Escola Nacional de Montanhismo) Jose González, é uma fonte de informação vasta, diversificada e completa acerca de todos os assuntos que concernem o Autocaravanismo".
Coincidência, ou talvez não, este consultor espanhol é um dos fundadores no novo clube autocaravanista que exige a carta de campista.
Acredito que todos os que defendemos o autocaravanismo como forma de turismo itinerante e não queremos ficar presos ao interesses dos donos dos parques de campismo e de uma federação que nada faz para o desenvolvimento do autocaravanismo, devemos ficar atentos aos objectivos deste novo clube.

Apenas um desabafo que nada tem a ver com o tópico: Não existem blogs, portais e foruns portugueses com igual informação, vasta, diversificada, completa e em português que também merecessem ser referenciados pela FCMP?????
Sandra Luís
Avatar do Utilizador
Alexandria
 
Mensagens: 7
Registado: segunda jan 30, 2006 2:11 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Mario » quinta jan 03, 2008 2:39 pm

Cartas disto e daquilo, quotas ,federações,clubes,etc...
É caso para perguntar então meus senhores de que tem servido o vosso trabalho,será que está bem direccionado,a mensagem encontra o destinatário,de que valerá a criação de mais um clube ou seja lá o que for,para dizer mais do mesmo e acrescentar a esse rasurado uma quota que obviamente só será paga por quem aderir de livre vontade.

Na minha humilde análise o autocaravanismo não necessita disso.
No fórum do CCP já se fez menção milhares de vezes aos comportamentos correctos,portanto só não os adopta quem não sabe ler,quem não quer,quem não se respeita e acha que os demais devem ser tratados do mesmo modo.

No autocaravanismo há todo o tipo de pessoas como alias em todas as outras áreas de nossa sociedade por esse facto haverá sempre uma maioria de cumpridores, aos quais se juntam alguns distraídos,e são esses distraídos os verdadeiros inimigos do autocaravanismo,a que se junta um sem numero de interesses colaterais prontos a explorarem esse facto e a tirarem daí os devidos proveitos.

Saudo banner "Melhoremos os nossos comportamentos".

Exorto os responsáveis pelo Portal a darem-lhe mais destaque, todo o que seja possível, não se fiquem por uma mensagem diminuta,agarrem nesse propósito e coloquem-no em toda a largura da página pois o mau comportamento de alguns é o inimigo da actividade que desenvolvemos não deixemos que uns quantos acabem com o nosso sonho...
Sonho...os verdadeiros autocaravanistas sabem bem ao que me refiro,que não terá a mínima correspondência com um cercado vedado a rede,q um pedaço de terra enlameada,um espaço mal organizado e mal tratado,por vezes nem uma área de serviço digna desse nome,e se existir estará a maioria das vezes mal cuidada,sem a mínima manutenção...já perceberam que em todas as actividades há bons e maus ,nem o mal está só de um lado nem o bem do outro, todos juntos devemos trabalhar para banir os defeitos que corrompem a boa imagem da actividade a que estão ligados.
No que diz respeito ao autocaravanismo tudo farei para o promover de acordo com as boas regras :!:
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor pressler » quinta jan 03, 2008 3:50 pm

Companheiro Mario !

Adorei a sua mensagem. Se fosse para pontuar dava-lhe 20+.
Escreveu bem e directo!!!

Um muito bom ano para si e os seus
Pressler
pressler
 
Mensagens: 302
Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm
Localização: Arruda dos Vinhos

Mensagempor Foklin » segunda jan 14, 2008 4:59 pm

Companheiros,

Estou plenamente de acordo com os companheiros Mario e Paulo.
So historias de clubes e federações de campismos e parques, enfim ate no lazer tem de haver lobis?

Naaaaaaaa, pra mim não, não sou socio de nenhum clube e nem tenho carta de campista, tenho as inscrições todas, mas ainda não me fiz socio de nada pois acho que nenhum tem defendido os verdadeiros intresses dos Ac's.
Acho ainda que o CCP tem sido um sitio excelente para partilha-mos experiencias e duvidas e a meu ver a maior parte dos participantes tem bem ciente o que é ser Ac e o que é o Turismo itenerante, isto é o que malta gosta, liberdade (a nossa começa onde acaba a dos outros por isso sempre com respeito pelo proximo).

Ps: não tenho nada contra clubes ou orgs e até acho que o principio é bom mas depois, bom depois é mais do mesmo, ou não?

8)
RESPECT!!!
Avatar do Utilizador
Foklin
 
Mensagens: 98
Registado: quarta set 19, 2007 11:55 am
Localização: Alverca

novo ano,novo clube de autocaravanismo

Mensagempor Dematos » domingo jan 27, 2008 2:59 pm

Caros Companheiros
Até ao fim do ano fui caravanista e sempre tive a carta de campista nacional e internacional.Não sem bem para quê,pois por todos os parques por onde andei,numca tive qualquer benefício e em Espanha,nem sequer queriam saber da carta de campista internacional,mas sim do B.I. Agora que virei AC,apenas possuo a carta de Autocaravanista do CPA.

Saudações Autocaravanistas

pastel

São julião
Ericeira
Dematos
 
Mensagens: 91
Registado: segunda Oct 02, 2006 10:34 am


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 68 visitantes

cron