sic

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

sic

Mensagempor vitor » quarta ago 22, 2007 10:26 am

Vi ontem na sic uma reportagem sobre "campismo selvagem" entre Aljezur e Lagos e fiquei (mal) impressionado com o que se passa por ali. Recém-chegado da costa Adriática, é sempre chocante/revoltante ver como as coisas vão (mal) na nossa terra...
Velhas carrinhas (pessoal do surf, sobretudo) lado a lado com numerosas e boas ACaravanas, todos aparentemente cagando para o respeito pela natureza.
Porquê?
Não havendo infra-estruturas para despejos (os locais referidos na reportagem não as têm), naturalmente atrás do mato é a solução. E o problema não são sobretudo as centenas de kilos de me... e litros de mijo que emporcalham a paisagem envolvente. O maior problema são os químicos que usamos para que a nossa me..., quando na cassete, não cheire mal...
Digam-me o que disserem, é por estas e por outras que continuo a preferir campings quando os tenho por perto, a estas situações degradantes para os ecossistemas e para a nossa imagem pública. :cry:

Aqui em Viseu acaba de fechar o camping local invocando a orbitur, entre outros motivos, a falta de campistas.
Entretanto vejo várias ACaravanas em pernoita em diversos locais da cidade (alguns perigosos, outros visivelmente desconfortáveis) e pergunto-me: porque é que estes gajos preferem o risco do assalto ou do acidente ao relativo conforto de um camping arborizado e com acesso pedonal privilegiado ao centro?
Tenho constatado nas viagens que faço por esta Europa que não estou só na opção preferencial por campings. Ainda este verão voltei a notar que o nº de ACaravanas, em muitos locais, excede o de tendas...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta ago 22, 2007 11:55 am

Compreendo completamente a revolta do companheiro vitor, pois sendo Odeceixe a minha praia favorita no país, já assisti, sempre que lá fui, a cenas completamente dispensaveis. São cenários que nos fazem pensar se não valeria a pena vedar certas zonas ao público em geral... . De resto nem faço mais comentários, pois acho que já nem vale a pena, estou cansado de "pregar" e ver tudo na mesma. Até porque a solução para o problema descrito não poderá ser resolvido por mim como individual mas sim por todos nós, como colectivo.

Já agora apenas refiro que apesar de me ter de sujeitar a ficar sempre em campings, mesmo quando um dia tenha a capacidade de ficar fora deles, julgo que continuarei a usar campings, desde que tal seja viável em termos de localização claro.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Ricardo76 » quarta ago 22, 2007 12:55 pm

Em Portugal como em muitas áreas existe o deixar andar até chegar a uma situação insuportável.Porque é que tenho a ligeira sensação que agora vão mexer as perninhas e não permitir situações destas! :roll:
Isto é Portugal tudo se faz e nada acontece depois paga sempre o justo pelo pecador.Já estou a ver pessoal apenas parado para almoçar na sua autocaravana\caravana e ser incomodado .
Bem espero estar errado.
Um abraço
Ricardo76
Avatar do Utilizador
Ricardo76
 
Mensagens: 288
Registado: sexta ago 17, 2007 10:44 pm
Localização: Santa Maria da Feira

Mensagempor Paulo » quarta ago 22, 2007 2:28 pm

Boa tarde.

Não estou nada de acordo com o que se está a passar nos locais referenciados pela SIC http://videos.sapo.pt/Tq0hdW5PLs66MHHNnkwe
, no entanto também não estou de acordo que a solução milagrosa e única se chame "criação de campings".

O grande problema disto, e esta minha opinião não é nova, é que temos os autocaravanistas e os utilizadores de autocaravanas ou outros veículos todos no mesmo saco.

Falemos sobre os campings:

Todos conhecemos o modelo francês, italiano, alemão, etc, onde uma rede eficiente de AS - áreas de serviço para ACs - assegura que o equilíbrio ambiental e o ordenamento no estacionamento. Aqui o camping é mais uma opção, mas não única nem talvez a mais eficiente, pois as AS normalmente estão em pontos acessíveis a pé ao centro das localidades e os campings não.

Falemos sobre os veículos e pessoas:

Não se pode confundir uma carrinha com uma autocaravana, pois esta última é um veículo ecológico, com receptáculo de resíduos, com condições de habitabilidade em grande conforto e a outra não! É aqui que residem as grandes diferenças, e estas são fundamentais.

Mas nem tudo isto é linear, se estivermos em presença de utilizadores de ACs e de autocarvanistas. O autocaravanista segue códigos de conduta e tem noção das regras de protecção ambiental. O simples utilizador, por (de)formação, por desconhecimento, por egoísmo, por distracção, por...., usa e abusa, não tendo em mente estas preocupações.

Estes "pormenores" implicam as diferenças entre o "Turismo Selvagem" e o "Turismo Itinerante em Autocaravana". Este último pode conviver em harmonia com a natureza e o outro não.

Outro factor a ter em mente, é que as paragens de uma AC (Turismo Itinerante) devem ser breves. Não é admissível estacionar uma AC numa praia e passar lá 2 ou 3 semanas. Estamos em presença de um veículo para viajar habitado. É este o sentido que devemos dar (e nós autocaravanistas damos!!) aos nossos veículos - veículos para viajar.

Caros companheiros,

O "Saber Viajar em Autocaravana" e a correcta "Política Ambiental", são essenciais para sermos apreciados e não criticados.

É muito importante que não se confundam utilizadores de autocaravanas com autocaravanistas...mas para quem olha de fora é realmente muito difícil e o resultado é o que temos à vista.

É essencial dar a maior atenção aos nossos comportamentos e não facilitar - o nosso comportamento tem que ser irrepreensível para podermos ter poder negocial e de argumentação.

A cultura do toldo, do fogareiro e da sujidade não é a cultura do autocaravanista!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Mensagempor EMAN » quarta ago 22, 2007 4:54 pm

Boas

Paulo

Além de tudo isso, o que concordo, temos o "problema" de sermos metidos todos no mesmo saco, onde estão os que utilizam viaturas de aspecto menos agradável, algumas delas consideradas pseudo AV's. :oops:

Os Autocaravanistas são Autocaravanistas e sabemos que quando querem "estender a tralha" que transportam (fogareiro, cadeiras, mesas, abrir o toldo), vão para os parques de campismo.
Os utilizadores de Autocaravanas, esses normalmente ACAMPAM em qq lado.
Os Autocaravanistas vão circulando o ano inteiro. Os outros que no Verão "dão nas vistas", nas outras estações do ano, onde é que andam?

Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor seco » quarta ago 22, 2007 6:24 pm

Boas

Quer queiramos quer não há muito "boa"gente que identificará a bagunça passada na SIC como autocaravanistas (o Paulo tem carradas de razão,mas...)
A SIC poderia pedir à Tf1 videos comos estes:

http://s.tf1.fr/FluxJt/jt20d25082005/jt ... 005r18.asx
http://s.tf1.fr/FluxJt/jt13d06022007/jt ... 007r16.asx

Apesar de serem em francês julgo que a ideia passou para todos nós.
Para mim há uma explicação: interesses
Cá o nosso autarca quer um parque de campismo porque nas eleições fica bem no retrato.
Lá o autarca percebeu que NÓS somos turistas interessados e que dinamizamos o comércio local. A acrescentar que tambem fabricam AC numa perspectiva nacional!

Será assim tão difícil perceber a diferença entre estas duas realidades?
Se houver Parque de Campismo e a temida Interdição de Estacionamento os surfers virão na mesma (sem dinheiro) mas pagam o parque e mais umas bojecas à noite.
"Granda" turismo!

Um abraço (amargurado)

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor albi » quarta ago 22, 2007 9:44 pm

De facto é uma pena a SIC ou outros só focarem os pontos de problemas e o que esta mal, mas não mostram os bons exemplos para a opinião publica perceber o que se passa.
Sera que nunca ninguém os convidou a irem por exemplo a um dos convívios do CCP? ou a uma área de serviço com excelentes condições como é Abrantes ou Fronteira.
De facto é por imagens destas que eu prefiro fazer férias no estrangeiro.

Saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor vitor » quinta ago 23, 2007 10:48 am

Porque recebi algumas críticas (em privado) à linguagem que utilizei no meu comentário acho que devo aqui "justificar-me".

1. As palavras em questão não pretendem ofender ninguém, porventura ferirão tão-só olhos/ouvidos mais sensíveis.
2. Poderia ter usado fezes, xixi, defecar, fazer cócó ou outras mais anódinas, mas seguramente estava a referir-me à mesma m... e perderia algum efeito provocatório.
3. Assim, o contexto em que foram utilizadas pareceu-me poder justificar algum "excesso linguístico".
4. Todos os dias a TV e os filmes nos brindam com asneiredo qb, em língua inglesa, e ninguém parece incomodar-se...
5. Obviamente, se os administradores deste fórum entenderem que esta linguagem (mesmo que, e desde que, contextualizada) não é aqui admissível, aceitarei a sua decisão e comprometer-me-ei a abster-me de a usar.

Uma boa semana pata tod@s
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor vitor » quinta ago 23, 2007 10:51 am

Uma boa semana para tod@s, e não pata tod@s :lol:
Lá estava eu de novo a asneirar... :lol: :lol:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor António » quinta ago 23, 2007 1:10 pm

Bem eu também vi a reportagem, e para mim " é normal".
Pois eu sou AC á muito pouco tempo e não faço aquilo.
Mas sou condutor á 27 anos ( profissional) e nunca andei contra mão em AE, tive 3 multas de estacinamento 1 de exesso de velocidade, 1 com o tacografo, todos vocês também são condutores e muitos milhares também.
Que quero dizer com isso : Á sempre casos de alcool, contra mão, falta de respeito que levam a acidentes gravissimos, MAS NÂO A MAIORIA DOS CODUTORES felizmente.
Será que nas AC seria diferente?? Seriamos todos exemplares únicos?
Claro que não. Somos pessoas comuns como em tudo, e claro que haverá sempre quem não respeite os outros sem pensar que ao grupo em que estão inseridos se reflete sempre da mesma maneira :
AS BOAS ACÇÕES FICAM GRAVADAS NA AREIA, AS MÁS EM PEDRA.
Por onde ando vejo á muitos anos AC portando-se magnificamente ( a maioria mais de 95%) mas quando vejo na estrada Porto Covo - Sines uma senhora despejar a box da sanita á beira da estrada ...essa não me esqueço, todas as outras foram normais , para quê recorda-las.

Um Abraço
António
Um Abraço
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

cron