Partilhas...

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Partilhas...

Mensagempor Luis Agostinho » quinta jul 19, 2007 10:54 pm

Boa noite,

Talvez ficasse melhor nos "Assuntos Gerais", mas se virmos bem este tópico terá mais a ver com o "Autocaravanismo em Portugal", porque talvez esteja aqui o busilis da questão em relação ao tópico anterior. Quando é feita a pergunta "Que Federação...?" a resposta mais elementar será... temos a Federação que merecemos! E passo a explicar porquê.

Não há nada que não partilhemos...partilhamos dicas, partilhamos relatos de viagens, partilhamos truques, experiências de bons encontros e maus encontros, receitas, alertas... seja o que fôr, para o bem comum estamos sempre disponíveis, algumas vezes até partilhamos maus feitios...mas isso já são outras histórias.

Agora há uma coisa que a maioria de nós não partilha, se não quase a totalidade, mesmo aqueles que se conheçem há muito.

Ao longo de 7 anos de Autocaravanismo, nunca ouvi ninguém dizer que uma viagem em grupo com outro(s) autocaravanista(s) tinha corrido em harmonia e na paz do Senhor desde o 1º dia até ao último dia.
A equidistância que juramos manter á primeira tentativa desastrosa de viajar em grupo, muito dificílmente nos voltamos a meter noutra.

Dos relatos que tenho ouvido e por duas experiências pessoais, 100% das pessoas sente-se tentada a experimentar para ver no que dá, e 99% dessas mesmas pessoas garantem que não voltam a cair na asneira.
Tenho um grande amigo meu, que aliás foi a pessoa que mais me ajudou, na altura da minha 1ª aquisição tanto em bricolage como no apetrechamento da AC, no ano 2000, que apesar de toda a confiança que nele depositava...nunca abdicou desse principio de viajar sózinho.

Mantinhamos regularmente conversas sobre todos os assuntos sobre Autocaravanismo, Associativismo e outras coisas acabadas em ...ismo mas companheirismo de viagens era sempre um assunto tabú.

Muito honestamente, no principio e com sangue na guelra de iniciante, achava aquilo um exagero, no fim de contas, achava eu, se a nossa amizade era alicerçada numa base de confiança, e sendo ele o mestre eu o aprendiz, e estando eu disposto a aceitar roteiros, partidas e chegadas...o que é que podia correr mal?

Pensei assim, até á primeira vez (não com ele, porque disso nunca abdicou)...e aconteceu exactamente o que ele previa. Como isso não me tivesse bastado...tentei 2ª vez...e novamente não deu certo.
Não vou aqui deixar o meu testemunho dessas experiências, por razões que só a mim me dizem respeito.
Mas deixo uma pergunta como nos anúncios...

E voçê já experimentou??
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor Pluma Vermelhinho » sexta jul 20, 2007 8:15 am

Por acaso nunca experimentei! Mas não ponho de lado a hipotese. Mas com uma pequena condição: que seja somente com a minha familia mais proxima (no caso de alguem da minha familia um dia adquirir uma AC ou caravana) ou então em grupo, mas só num programa elaborado pelo CCP para um passeio ou encontro. De resto, também dispenso esse tipo de "aventuras", porque varia muito de pessoa pra pessoa o que se quer e gosta de ver, horas de viagem, caminhos, restaurantes, locais a visitar sem falta, onde dormir, bla bla bla... .
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho
 
Mensagens: 972
Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm
Localização: Loures

Mensagempor Teresa » sexta jul 20, 2007 9:34 am

Este tema é um tanto ou quanto delicado.De facto para que as viagens corram 100% é necessário muita harmonia,entre as pessoas que viajem juntas.Cada um tem o seu ritmo e os seus hábitos ,o que acaba sempre por criar alguns "atritos",o fundamental é que os planos de viajem sejam partilhados e que as pessoas estejam preparadas para se adaptarem ao ritmo uns dos outros.
No nosso caso em concreto ,já tivemos essa experiência e não tenho de que me queixar,2 viagens foram feitas ainda de caravana com um casal amigo, eram inexperientes em viagens além fronteiras gostaram muito de nos acompanhar para nós também foi agradável,porque é sempre bom partilhar a companhia de alguém principalmente ao final do dia quando já estamos aparcados. :wink:
Entretanto de à 6 anos a esta parte ,temos tido a companhia muito especial dos meus pais,que também acabaram por adquirir uma AC e nas grandes viagens nem pensam 2 vezes aproveitam logo a boleia e vão a reboque :lol:
Estas são de facto as nossas experiências,gostamos muito de viajar sozinhos,mas também não excluímos totalmente uma viagem acompanhada, sendo fundamental um bom relacionamento entre as partes e desde que inserido num pequeno grupo (2 ou 3) e devidamente planeado ,o que nem sempre é fácil :wink:
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor Mario » sexta jul 20, 2007 10:18 am

Viagens e Companhia Lda pois mas atenção passo a explicar-Regra nº1 gosto de viajar sozinho,regra nº2 e seguintes gosto de viajar sozinho!Excepção á regra os meus Sogros que também viajam de AC que tirando as maleitas próprias da idade não se queixam,mas atenção que somos família e nem sempre estamos de acordo,por exemplo "ó pá paras-te aqui ali é melhor"mas também não há problema porque se me apetecer fico onde estou e eles vão para onde querem,mas atenção somos família e todos sabem que depois de umas centenas de Kms a disposição ás vezes não é a melhor...depois há aquela malta que é para levantar ás 6 e saír ás 7...pois sim ás 7 ainda dormem isso para mim não dá prefiro sozinho se acordar ás 5 da manhã e a minha pendura também se a tirada for longa começa logo ás 5 da manhã prefiro chegar ao meio da tarde que andar pela noite dentro em locais desconhecidos,mas nestas coisas é como em todas as outras cada um come daquilo que gosta :!:
Editado pela última vez por Mario em sexta jul 20, 2007 11:57 am, num total de 1 vez.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 20, 2007 11:33 am

Bom dia,

É óbvio que nem tudo se faz com os amigos e eventualmente nem com a família. Mas é estranho como criamos fortes amizades ao longo de 11 meses do ano (por exemplo) mas não abdicamos das nossas férias sózinhos.

Passar um mês de férias no estrangeiro cria-nos uma nostalgia do nosso país, e que só nós Portugueses temos a palavra adequada para esse grato sentimento que é a saudade. Por isso quando no meio de nenhures e após muitos dias de viagem e longe do nosso país, ficamos eufóricos quando ouvimos um "tuga" mesmo ao nosso lado a falar a nossa lingua.
Ficamos inchados de orgulho porque afinal não estamos sózinhos. Quantos de nós, lá longe, não ficámos eufóricos com uma buzinadela de cumprimento de um carro "tuga" ou até de um imigrante que nos cumprimenta.

Partimos á conquista dessa Europa...mas sózinhos e no entanto quantas vezes não gostariamos de partilhar com alguém amigo essas experiências e ás vezes esses temores de ficar sózinho nalgum sitio.
Apesar disso todos os anos pela mesma altura fechamos o nosso circulo e mais ninguém entra.

Ás vezes o risco que corremos de estragar as férias porque num momento de fraqueza abrimos esse mesmo circulo ao convivio de alguém que nós julgamos conhecer muito bem...
Mesmo com a família não é sinónimo de tranquilidade... normalmente só funciona até ao dia que...
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor nelson » sexta jul 20, 2007 6:09 pm

boa tarde

andar de ferias em conjunto com outros autocaravanistas , para o estranjeiro penso que e bom , com um percurso bem establecido a partida . mesmo para os muidos sempre que vou para o estrangueiro como so sabem o portugues e dificil a comvivencia com outros muidos.
os problemas : encontrar lugar para todos , avarias em viagem que poderam causar algum incomodo a todos .
como dizia pluma talvez com a familia mais proxima , e com amigos caravanistas de forte amizade ,tambem.
quem sabe que um destes dias se faça uma viagem a marrocos , todos juntos e que a moda pege para portugal .
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor Aleluia » sexta jul 20, 2007 6:32 pm

Boa tarde, companheiros:

Ora bem, em relação a este tema, começo por dizer que prefiro sair c/ alguem do que sozinho.

Já acompanhei a maior parte dos encontros do CCP e, não me disiludiram.

Note-se, que existe sempre um programa bem definido, ou estamos de acordo ou contra.

Para quem já teve experiências negativas ou nunca teve opertunidade de sair em grupo (organizádo), penso que talvez não seja má ideia experimentarem, o encontro do CCP que está programado para 4 a 7 de Outubro, intitulado "Misterios do Monte da Lua".

Pode ser, que mudem de opinião.

Cumprimentos:
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Avatar do Utilizador
Aleluia
 
Mensagens: 1132
Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm
Localização: Faro - ALGARVE

Mensagempor Luis Agostinho » sexta jul 20, 2007 10:14 pm

Boa noite a todos,

Vamos lá esclarecer aqui um pormenor, que talvez eu não me tenha explicado bem.
Nunca me quiz referir aos encontros organizados tanto pelo Campingcar, como por outros "organismos". Nesses encontros, óbviamente, por questões de logistica como funcionalidade nunca serão encontros além de 3 dias, o que não chega para criar situações passiveis de correr mal. Sendo um programa definido á partida pela organização, só resta aos participantes, perdoem-me a expressão, deixarem-se conduzir. E só participam aqueles que se identificam minimamente com o programa.

Eventualmente nunca serão postos á prova por situações inesperadas e dificíl resolução, já que para isso estará a organização para assegurar um desfecho satisfatório. Aliás a participação dessas pessoas nesses encontros (Campingcar) parte sempre de uma base de confiança nos organizadores, por terem ouvido elogios ou porque até hoje ninguém se ter queixado.

Concretamente e abreviando, refiro-me áqueles casos em que a organização é bi-partida ou tri-partida, e nalguns casos as decisões bloqueiam por opiniões opostas. Nos locais de paragem, nas horas de partida nas horas de chegada...etc,etc

Talvez a resposta mais consentânea á minha questão tenha sido do Mário. No fim de contas e apesar de serem os Pais da Teresa, não significa que estejam sempre de acordo em todas as decisões que tenham de tomar em conjunto.
É esta linha imaginária muito ténue que desde o inicio da viagem, ambos os lados tentam não pisar para que tudo corra ás mil maravilhas.







PS: Agora percebo porque é que o Mário :lol: :lol: deixa a Teresa conduzir...dentro do parque de campismo... :roll: com os sogros mesmo ali ao lado!!! :roll:
Luis Agostinho
Ex-A748-2
 
Mensagens: 3471
Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm
Localização: Parede,Cascais

Mensagempor António » sexta jul 20, 2007 11:00 pm

Pois bem eu de AC nunca foi acompanhado ( nem sozinho ainda só fiz a Viagem Alemanha/Portugal nela) mas tenho experiencia em férias acompanhadas com um grande AMIGO ( mesmo amigo) e foram 15 dias chatos uma mulher queria isto a outra aquilo os putos sempre em guerra, passou-se e nunca mais fomos todos juntos ( cada um no seu carro ).

Depois dessa experiencia já fizemos férias mais 2 vezes juntos e é uma maravilha quando saimos temos combinado vamos dormir em Y e cada um segue por onde quer e demora o tempo que quer e á noite como dizia o membro A748-2 temos a legria de nos encontrar falamos sobre o dia passado por cada um e combinamos onde será a dormida no dia seguinte se ainda não está programada ou amanhã não te vejo só depois nos vamos encontrar em KKK.

Assim não tem puto problema foi sempre uma maravilha, se eu gostar disso das AC a primeira coisa que farei é confence-lo a comprar uma

UM ABRAÇO
António
Avatar do Utilizador
António
 
Mensagens: 78
Registado: segunda jul 09, 2007 4:19 pm
Localização: Alverca

Mensagempor vitor » segunda jul 23, 2007 11:41 pm

Ir só ou acompanhado não é o problema.
O problema é a flexibilidade que temos, ou não temos.
Há gaj@s chat@s que estragam uma viagem logo ao fim do primeiro dia. E há pessoal fixe que o faz logo à hora do almoço.
Onde é que eu quero chegar com esta lenga-lenga?
As relações que as pessoas estabelecem em novas situações não dependem só dos outros. Dependem sobretudo de nós próprios e da capacidade que temos, ou não, de aceitar o outro tal qual ele é.
Tenho imensos exemplos de viagens cujo sucesso/prazer não dependeu do número de intervenientes nem da sua maior ou menor proximidade afectiva, mas sobretudo da atitude que se tem para com @s noss@s companheir@s.
Dito isto, exemplifico com viagens de 33 dias, 6 pessoas em (na mesma) AC, que correram bem e outras de menos dias, em viaturas separadas e maior autonomia, que correram menos bem.
Termino dizendo que não temo os grupos grandes como também não ponho as mãos no fogo por viagens apenas a dois. Estas últimas são fantásticas quando se está numa de love, e uma seca quando a paixão já era... :roll:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor albi » terça jul 31, 2007 10:31 pm

Numa de viajar acompanhado é mesmo necessário cada um saber respeitar os outros e não tentar impor os seus pontos de vista.
Numa viagem pelo estrangeiro é bom ao fim do dia falar um pouco português com outros elementos que não viajaram dentro da mesma AC.
Acho que é preferível viajar em AC's separadas que dentro da mesma AC.
Se se tiver mais ao menos os mesmos horários de andamento a coisa funciona.

saudações
Avatar do Utilizador
albi
 
Mensagens: 390
Registado: quinta jul 06, 2006 10:40 pm
Localização: castelo branco

Mensagempor Spider » quinta ago 02, 2007 1:18 am

Um tema muito interessante...

Gostaria de saber o que tem as Senhoras a dizer sobre o assunto.
Em minha opinião,repito, em minha opinião o grande sentimento de posse e territorial " de Madames " é o foco gerador de muitas discórdias...
Mas, como disse, é apenas a minha opinião.
Spider
 
Mensagens: 35
Registado: sexta ago 18, 2006 6:29 pm
Localização: Suevilandia


Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes