Um fim-de-semana na Serra...

Assuntos relacionados com os encontros organizados pelo Portal CampingCar Portugal

Um fim-de-semana na Serra...

Mensagempor Luis Almeida » segunda jan 16, 2006 3:40 pm

Há duas ou três semanas atrás um companheiro nosso desafiou-me para um fim-de-semana na Serra da Estrela.

Conversa puxa conversa, telefonema puxa telefonema e parece-me que já somos 14 autocaravanas ( :shock: ) serra acima no fim-de-semana de 3 a 5 de Fevereiro! (até que já parece um Encontro - neste caso espontâneo! - do CampingCar Portugal... :lol: :D

Mais alguém se quer juntar neste passeio?
O convite aqui fica.
As "inscrições" podem ser enviadas para o endereço eventos@campingcarportugal.com

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor time_out » segunda jan 16, 2006 4:00 pm

Boa tarde

Não esquecer que estamos em plena época de inverno e há que se prevenir para qualquer eventualidade. Não esquecer de ir com a (as) garrafas de gás cheias e porque não correntes para a neve!
http://www.fulda.com/fulda_pt_pt/test_and_tips/driving_tips/snowchains/index.jsp

Não se esqueçam também de verificar o nível de anticongelante no radiador do carro.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor Luis Almeida » quarta jan 18, 2006 4:46 pm

O que eu "temia"... aconteceu! :!:

A adesão ao fim-de-semana na Serra foi tão grande que tivémos de "transformar" aquilo se sería um passeio de meia dúzia de companheiros no I Encontro do CCPortugal - Serra da Estrela. :D

Oportunamente publicaremos o programa do mesmo.

Entretanto relembro que as "inscrições" podem ser enviadas para o endereço eventos@campingcarportugal.com

A lista de inscrições pode ser consultada em http://www.campingcarportugal.com/encontros/serradaestrela2006/serradaestrela2006.htm

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Avatar do Utilizador
Luis Almeida
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm
Localização: Charneca de Caparica

Mensagempor rui_martins » quarta jan 18, 2006 6:15 pm

Olá,

Apesar do convite para o Passeio à Serra da Estrela ser bastante apelativo, nesse fim de semana já tinhamos outras coisas combinadas (um "encontro gastronómico" com uns amigos para "atacar" um cozido em Moscoso, na zona de Cabeceiras de Basto) e não teremos possibilidade de nos juntarmos ao grupo.

Aproveito, de qualquer modo, para desejar que corra tudo da melhor maneira e que este Passeio seja um sucesso !

Gostaria de relembrar os cuidados acrescidos habitualmente necessários para circular com segurança na Serra da Estrela nesta época do ano...
Apesar de a minha experiência de condução com neve/gelo não ser muito grande, é já suficiente para saber que a condução tem de ser diferente da habitual e bastante mais cuidadosa.

Uma boa viagem para todos e divirtam-se o máximo que puderem !

Um abraço amigo,

Rui Martins
Braga
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins
 
Mensagens: 38
Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm
Localização: Braga

Mensagempor time_out » quarta jan 18, 2006 6:57 pm

Olá rui-martins

Essa também é uma boa zona para um outro encontro...... e com um programa semelhante...
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor rui_martins » quinta jan 19, 2006 9:27 am

Olá,

No seguimento do "post" do "Time-Out" imediatamente anterior, gostaria de dizer o seguinte:

1 - Realmente a Região de Basto é bastante interessante e julgo que justifica bem uma visita.
Um próximo Encontro naquela região será uma possibilidade que talvez mereça ser estudada...
Pela minha parte, sem pôr de lado a hipótese de ser eu próprio a avançar no futuro com uma proposta concreta nesse sentido, manifesto desde já a minha total disponibilidade para, se houver outro(s) companheiro(s) que queira(m) avançar com a ideia, colaborar activamente na preparação.
Sem pretender de modo nenhum estar a "armar-me" em conhecedor profundo da região, a verdade é que a conhecemos razoavelmente, fruto do facto de a Luz ( a minha mulher ) ser natural de uma freguesia do concelho de Cabeceiras de Basto e esta região ser igualmente bastante utilizada nos nossos Passeios Todo-Terreno.

2 - Relativamente à parte gastronómica, há vários restaurantes que merecem uma visita !
No caso concreto em que falei, trata-se do restaurante "Nariz do Mundo", em Moscoso, que fica a poucos Km's de Cabeceiras de Basto.
O acesso ao restaurante é bastante aceitável (estrada asfaltada, ainda que estreita e com algumas curvas) e o maior problema que se poderá colocar será o estacionamento para um número razoavelmente grande de AC's.
O restaurante fica numa pequena povoção, quase sem espaço para estacionamento, e mesmo sendo verdade que o próprio restaurante tem um Parque privativo, ele tem uma capacidade limitada...
É claro que com boa vontade, tudo se arranja... Poderá ser uma questão de estacionar um pouco mais longe e "aceitar" fazer umas centenas de metros a pé...

Nota: Quando falamos de "cozido", isso condiciona à partida a época do ano. De um modo geral significa que a data escolhida deverá estar compreendida entre Janeiro e Março, que é a altura em que se pode ter os "ingredientes" necessários no seu máximo de qualidade.

3 - Gostaria também de alertar para o facto de, nesta região, uma parte considerável das estradas serem estreitas, com curvas e, por vezes, com desníveis acentuados, mas julgo que isso não deverá ser motivo para "assustar" a maioria dos eventuais interessados em dar um passeio pela zona...


Um abraço amigo,


Rui Martins

Braga
Rui Martins
Braga
Bürstner T615
rui_martins
 
Mensagens: 38
Registado: terça nov 15, 2005 6:46 pm
Localização: Braga

Mensagempor EMAN » quinta jan 19, 2006 12:22 pm

Boas

E a igreja de Cabeceiras de Basto, tem uma arquitectura que é um espectáculo. :wink:

Bela zona.
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor vitor » quinta jan 19, 2006 11:33 pm

Companheiros, se não chover e a temperatura se mantiver baixa, haverá muita neve neste encontro onde não sei ainda se poderei ir... :cry:
Daqui de ondo moro, vejo a serra toda branca... 8)
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Mensagempor time_out » quinta jan 19, 2006 11:36 pm

Olá Vitor

Graças à proximidade da serra e contacto mais frequente com a neve (suponho bem?) que tal umas dicas sobre onde encontrar correntes e qual a melhor solução?
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor AnaF » sexta jan 20, 2006 12:07 pm

Vivam!

A Companheira Decas (para além de bem-vinda) foi desafiada no "post" das férias para se juntar a nós no fim de semana da Serra... E está um pouco assustada com a perspectiva da Serra cheia de neve.

Então para si, quero dizer-lhe que não se atormente com isso, porque o grupo é integrado por gente responsável. Os passeios do CampingCar Portugal têm sido fantásticos e ninguém vai fazer "tontarias" - se a Serra estiver cheia de neve ou se estiver mesmo a nevar há voltas alternativas, porque o interesse é passear, é conviver e não estragar os passeios.

Decas anime-se e junte-se a nós!

Com o devido respeito "vai ficar viciada neste grupo"!

Saudações.
AnaF
 
Mensagens: 140
Registado: quarta nov 09, 2005 10:03 am

Fim de semana na serra

Mensagempor Decas » sexta jan 20, 2006 1:39 pm

Olá Anaf,

Muito obrigada pela resposta e em simultaneo pelo convite. Com tanto entusiasmo fiquei mesmo entusiasmada :P .

Normalmente até sou aventureira, e nada me assusta (ex: o que deixei no fórum do CPA sobre condução em Espanha), mas condizir com neve devo confessar que fico receosa. Mas sendo assim vou-me aventurar e inscrever, e já agora pergunto se alguém sai de Lisboa, para fazer a viagem com companhia ? :roll:
Já agora é preciso comprar correntes? Como e onde se compram?

Um abração
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor EMAN » sexta jan 20, 2006 11:15 pm

Boas

Sim, penso que é preciso correntes e também grilhetas :D :D .

Pode-se comprar numa casa da especialidade :D .

Ó Decas, não confias na VW? ou será na condutora?.
Olha que ninguém te vai levar por rotas difíceis, e além disso independentemente da configuração anatómica dos participantes, :lol: normalmente todos são bem tratados, e de tal modo que a vontade de voltar cresce à medida que o tempo diminui.












Esquece as correntes :D


Saudações rolantes
EMAN
Challenger

Setúbal
Avatar do Utilizador
EMAN
 
Mensagens: 547
Registado: quarta nov 09, 2005 12:32 pm
Localização: CIDADE DO RIO AZUL

Mensagempor fluis » sexta jan 20, 2006 11:42 pm

Boa noite, Decas

Nós saíremos de Mem Martins, nunca antes das 19:30h.

Se estiveres interessada na companhia, podemos combinar qualquer coisa...
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Fim de Semana na Serra

Mensagempor Decas » sexta jan 20, 2006 11:53 pm

Olá Companheiros,

Não é nada disso. Confio plenamente na minha Vestinha, em mim também tenho muita confiança ( 30 anos de muitos Km e 0 aciodentes até hoje felizmente), é que como sou friorenta nunca estive em sítios com neve, daí que nunca tenha conduzido com neve, só isso e não sei os procedimentos, mas já me rendi, com a resposta da AnaF. Quanto muito vou de reboque :lol:

Essa de ir acompanhada é bom 19h 30m tudo bem depois combinamos detalhes da saída.

Não sei o que são grilhetas :cry: Estou quase a chorar :oops:


Um abraço
Decas
 
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 05, 2005 7:29 pm

Mensagempor vitor » domingo jan 22, 2006 12:34 am

Não vejo necessidade de levar correntes porque qd as estradas têm neve e sobretudo gelo, o centro de limpeza da serra simplesmente encerra-as. :cry:
Naturalmente sendo residente próximo, rodeio essas proibições, mas em carro, não ainda em AC. :lol:
Correntes em AC só usei uma vez numas férias de natal a norte de Madrid. E se as não tivesse garanto-vos q teria podido perceber a fragilidade de construção das células das nossas ACs. :wink:
Tratou-se de um nevão que nos acompanhou desde Viseu até próximo de Madrid. As correntes só precisámos delas a partir de Ávila - e acreditem companheiros q sem elas não teríamos chegado ao destino naquela noite...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Próximo

Voltar para Encontros CCPortugal

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes