Visita à Adega Viúva Gomes, em Almoçageme

Este espaço destina-se à colocação de propostas para encontros dos participantes deste forum, bem como de outros convidados que pretendam trazer ao convívio.

Visita à Adega Viúva Gomes, em Almoçageme

Mensagempor fluis » sexta jun 27, 2008 11:48 pm

Boa noite,

Chegou-nos esta informação sobre a Adega Viúva Gomes, em Almoçageme, quem tiver possibilidade de se deslocar tem em perspectiva um excelente programa, num enquadramento paisagístico entre a Serra e o Mar, que vale realmente a pena.

Cristina Oliveira/Adega Viúva Gomes Escreveu:Visita à Adega Viúva Gomes, em Almoçageme e Prova de Vinhos da Região de Colares
  • Exposição Itinerante do Projecto Museu da Vinha, do Vinho e da Cultura da Região Demarcada de Colares
Dia 6 de Julho de 2008, Domingo às 15 horas

Visite também a Feira de Artesanato no Largo de Almoçageme ( 1º Domingo de cada mês )

As inscrições deverão ser feitas através do seguinte contacto:
anacristinaoliveiras@gmail.com

A riqueza do trabalho das crianças

O Projecto do Museu da Vinha, do Vinho e da Cultura da Região Demarcada de Colares surgiu em 1995, no âmbito do Projecto Escolas Rurais, promovido pelo Instituto das Comunidades Educativas- ICE, através do Projecto TEIAS, consequente de uma dinâmica de animação das comunidades rurais induzida e promovida pelas crianças e pelas escolas na Região de Sintra Litoral.


Na impossibilidade imediata, por questões orçamentais, do Museu funcionar num local idealizado e permanente, surgiu a estratégia de se desenvolver o Museu através de um processo de itinerância.


Deu-se início à implementação do Projecto do Museu da Vinha, do Vinho e da Cultura da Região Demarcada de Colares como Museu Itinerante nas instalações do Centro Educativo, Desportivo, Cultural e Recreativo das Azenhas do Mar - CEDCRAM, de Abril a Julho de 2007.

Seguiu-se o funcionamento do Museu Itinerante na Adega Viúva Gomes, em Almoçageme, desde o dia 19 de Janeiro de 2008, congregando-se uma rede de parceiros institucionais, e muitas pessoas: adultos, crianças, jovens e idosos, todos com um objectivo comum, participar com os seus saberes, cada um com a sua especificidade, cada um com o seu contributo e entrega num projecto comunitário que é o do Museu da Vinha, do Vinho e da Cultura da Região Demarcada de Colares, tal como, a Associação de Pensionistas, Reformados e Idosos de Almoçageme – APRIA, que só devido à colaboração dos seus associados, nomeadamente, o Sr. Fernando Rilhas, Presidente da Associação, é que torna possível, através do seu trabalho de voluntariado, a abertura do Museu às 3ª e 5ª Feiras das 14 às 17 horas.

Museu- Processo

O Museu da Vinha, do Vinho e da Cultura da Região Demarcada de Colares, materializou-,se, assim, através do Museu Itinerante num Museu-processo, que expressa a vontade colectiva de salvar a memória local e que permite antever o que poderá vir a ser o Museu-produto, enquanto espaço não só de recolha de um imenso acervo patrimonial existente e a reunir sobre a actividade como de polarização de dinâmicas culturais, estimulando a participação da comunidade local.

Visitas guiadas para grupos nacionais e estrangeiros com marcação prévia ( Workshops de Enologia, Cestaria, Olaria, Apicultura e Provas de Vinhos da Região Demarcada de Colares )

Visitas guiadas e actividades lúdico-pedagógicas com marcação prévia ( para grupos escolares).

Terças e Quintas das 14h00-17h00 ( para o público em geral)

Museu da Vinha, do Vinho e da Cultura da Região Demarcada de Colares

Largo Comendador Gomes da Silva nº 2,3

Almoçageme

2705-001 Colares

anacristinaoliveiras@gmail.com


Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Voltar para Calendarização de Eventos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes